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14.agosto.2013
Quem quer o novo Citroën C4 agora chamado Lounge?
Com abertura de pré-vendas dia 20 de agosto e vendas
com entregas aos 22 de setembro – a data pode ser mudada pois coincide com o Dia Mundial Sem Carro –, o substituto do C4 Pallas quer concorrer
com os japoneses Toyota Corolla, Honda Civic, Mitsubishi Lancer; coreano
Elantra; alemão VW; com argentino e próximo Ford Focus; GM Cruze; e primo
Peugeot 408, todos frequentadores da fatia dos sedãs médios no mercado
nacional. Francesco Abbruzesi, italiano, diretor geral da marca no
Brasil, não apresenta números, mas aposta que duas dentre as três versões de
decoração serão as mais demandadas. Tendance, intermediária, motor 2,0, câmbio
manual – R$ 62.500 – ou automático, de R$ 67.000, e Exclusive, com motor 1,6
com turbo, automático, a R$ 72.500. Versão de entrada a R$ 60 mil e de topo a
R$ 78 mil. Argumenta entre novidades, formulação, conteúdo e preço. Como
enfatiza, é o turbo mais
barato do Brasil. Afirmativa coerente, não apenas pela palavra Turbo e seu
fetiche, mas pelo bom resultado oferecido pelo motor que o recebe, o THP –
publicitariamente iniciais do equivalente termo inglês de Turbo de Alta
Pressão. Mesma a quem não saiba especificamente do que se trata, se é turbo é
bom e se a pressão é alta, melhor ainda.
Como é
Considerado a partir de suas linhas, harmônicas,
frente bem assinalada pela logo que separa capô de pára-choque, é peculiar,
dando forma concreta à filosofia do grupo PSA, francês, controlador das marcas
Citroën e Peugeot. Com quedas de vendas e problemas de caixa na Europa, a PSA
decidiu apostar em mercados externos. Vem conseguindo bons resultados, com mais
vendas mundiais que européias. Tal mudança despadronizou os veículos, pela
criação de linhas paralelas – para europeus um tipo de modelo; para mercados
emergentes, especialmente Rússia, China e Brasil, outros.
O C4 chamado Lounge exclusivamente no Brasil – nos outros
países C4 L – e há pequenas diferenças entre eles, traçada entre entendimentos
e divergências com as equipes de design
da empresa, incluindo palpites dos 15 profissionais deste ramo do PSA Latin America Tech
Center.