google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Plano da mais nova ladroeira da CET

Primeiro foi o DER-SP falando nessa história de autuar por excesso de velocidade pela média, não pelo pico, mas o assunto esfriou. Agora é a vez da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, empresa de economia mista (?), que efetivamente exerce o controle do trânsito na capital paulista em nome do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) da Secretaria Municipal de Transportes, arquitetando a mais nova versão de caixa registradora — ou seja, assalto ao bolso do cidadão à mão armada com equipamento eletrônico em vez de arma de fogo —, a autuação pela média, conforme noticiado pela mídia, como a Folha de S. Paulo online neste domingo (2/6), de onde tiramos o gráfico que abre este post e agradecemos.

O roubo de prefeitura é realmente suprapartidário. O rodízio que o diga: começou com o vivaldino do Celso Pitta (PTN), continuou com a prefeita que diz que é sexóloga (PT), depois José Serra (PSDB), Gilberto Kassab (DEM, depois trocou para o PSB) e Fernando Haddad (PT). É como o antigo mote do Banco Bamerindus, "O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa", bastando substituir Bamerindus por rodízio em São Paulo. Continua numa boa há 16 anos ferrando a vida de todo mundo para nada resolver.


O Porsche 911 completa 50 anos este ano, desde sua apresentação no Salão de Frankfurt  em setembro de 1963. De lá para cá, mais 820.000 foram produzidos e dois terços destes continuam rodando. Depois de meio século, mesmo nesse nosso tempo de rápidas e grandes mudanças, nada indica que esteja “datado”, em declínio, pelo contrário, continua a surpreender e a empolgar, especialmente aqueles que apreciam carros esporte e, mais especialmente ainda, os que fazem questão de usá-lo no dia a dia. Em 2012 foram vendidas 26.203 unidades no mundo inteiro.

Na eleição, pelos leitores, dos “Melhores Carros” do Best Cars, já na sua 15ª edição, a categoria “Carro dos Meus Sonhos” é dominada pelo 911 desde a primeira eleição, o que evidencia um fascínio incomum por um modelo de automóvel.


O 911 e a Porsche atravessaram momentos difíceis, como as crises do petróleo de 1973 e 1979 e a grave crise financeira mundial iniciada em setembro de 2008 e continua a assolar o mundo, particularmente a Europa. O 911, especificamente, com seu motor lá atrás, “de popa”, continua mais firme do que nunca desafiando a lógica do comportamento dinâmico e não dá a menor bola para seus detratores, que teimam em dizer que esta configuração “já era”.



Quem é leitor do blog já sabe: a Carreata da Solidariedade de Moema, em São Paulo, é uma deliciosa tradição que abre o inverno para os paulistanos que gostam de carros, já há mais de dez anos.

Todo ano o AE participa de alguma forma, e desta vez o MAO vai com o amigo Erico em seu Dodge Charger R/T que esteve recentemente nas páginas do AE. O leitor está convidado a bater um papo com ele e o Erico na concentração, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Esperança, de Moema, antes da saída da carreata, ao redor das 11 horas da manhã.

Para quem não sabe: a Carreta da Solidariedade de Moema é um evento beneficente no qual carros antigos percorrem as ruas do bairro de Moema, em São Paulo, recolhendo doações de agasalhos, roupas e alimentos não perecíveis, que são doados ao fim do passeio à paróquia de Nossa Senhora da Esperança, de onde partem e chegam os comboios. A igreja depois repassa as doações a várias entidades assistenciais. 

A concentração é na Al. Jauaperi, esquina com a Av. dos Eucaliptos, em frente à Igreja Nossa Senhora da Esperança, de onde os carros partem para duas carreatas distintas pelo bairro, uma seguindo pelo lado conhecido como "Pássaros", a outra, pelo lado conhecido como "Índios", tomando a Av. Ibirapuera como divisor. É bastante divertido!


O clima de camaradagem envolve todos e há muito que ver, vale a pena
Não é necessário inscrição nem reserva prévia; basta encostar seu antigo na concentração e participar. É totalmente democrático. O evento, organizado pelo Dr Alexandre Murad e família, já é uma tradição do bairro, que este ano está na sua 12ª edição.

Se você tem um carro antigo, ou simplesmente quer ajudar, encoste na concentração, a partir das 9h da manhã do domingo dia 9 de junho, o próximo depois de o de amanhã. Se quiser fazer sua doação de roupas ou de alimentos não perecíveis, vá à concentração, ou nos aguarde pelas ruas do bairro. As entidades ajudadas agradecem.
Esperamos vocês lá!

Os participantes vão só recolhendo, a colaboração dos moradores de Moema é enorme


AE
Charge publicada no Diário de Pernambuco

A frase do título é de autoria desconhecida, mas no assunto trânsito tem sua validade mais uma vez confirmada.

Quem já não se sentiu injustiçado por uma multa que aparenta ser absurda, ou indignado com alterações feitas pelos departamentos de trânsito Brasil afora que contribuem para piorar o fluxo de veículos ?

Como será que a horrenda situação atual, onde somos filmados e fotografados a todo instante surgiu e se desenvolveu? Por que será que há muita tecnologia empregada para fazer valer limites de velocidade e comportamentos dentro das leis de boa conduta do trânsito?

Essas poucas perguntas e muitas outras me atormentam, e acredito que incomodem o amigo que gosta de dirigir seu veículo nas ruas, avenidas e estradas, seja em duas, três, quatro ou mais rodas.