Desenho: justanswer.com
Este post é uma colaboração de leitor. Ela assina "Sabidão" e nos proporcionou uma dica que serve para os que põem a mão na massa de seus carros ou de outros, caso seja um profissional da reparação automobilística.
O conjunto de instruções, como o "Sabidão" mesmo diz, é para aquele momento de montar o motor em que estamos perdidos quanto à sincronização do ou dos comandos de válvulas. O que ele conta faz todo sentido.
O AE agradece ao "Sabidão".
Bob Sharp
Editor-chefe
________________________________________________________________________
Método prático para acertar o ponto do comando de
válvulas de um motor ciclo Otto ou Diesel
Por Sabidão
De repente, deparamo-nos com um motor de ciclo Otto ou Diesel
de procedência desconhecida e desmontado e não temos como identificar as marcas
de sincronização do comando de válvulas. E agora? Ao montá-lo, como fazer? Não
se apavore, siga as instruções abaixo e comece a “descascar o abacaxi”.
1) Coloque o primeiro cilindro no PMS (ponto-morto superior),
faça uma marca e retorne 90 graus o virabrequim para evitar o encontro do
pistão com as válvulas.