Fotos: Toyota/Malagrine Estúdio
A Toyota está no Brasil há muito tempo. A filial daqui da
fabricante japonesa foi fundada em janeiro de 1958 e durante 41 anos, de maio
de 1959 a
janeiro de 2000, produziu o utilitário Bandeirante. Mas oito anos antes, em
1992, o Corolla chegava ao Brasil, importado. Era a sétima geração, com motor
1,8-litro de 16 válvulas. Compacto nos EUA, aqui ganhou status de médio.
Em 1999 inaugurava-se nova fábrica Toyota, em Indaiatuba, SP,
vizinha de muro com o Campo de Provas da Cruz Alta, da GM, e com ela aparecia o
primeiro automóvel Corolla nacional, correspondente à oitava geração do modelo.
Três anos depois passou por grande mudança como nona geração, com a décima
chegando em março de 2008. Em 2011, também em março, o modelo passava por
ligeira reestilização.
Mas a fabricante japonesa tinha de desde novembro de 1988 uma
nova marca, concebida para significar luxo e sofisticação dos melhores carros
americanos e europeus: Lexus, modelo LS400 (LS de luxury sedan) e o ES250 (elegant
sedan). O programa deu certo e logo o Lexus disputava, com sucesso, espaço
com Mercedes-Benz e BMW. Em pouco tempo chegava a mais de oitenta países.
Desde 1998
a Toyota brasileira importa o Lexus, mas em volume
ínfimo, chegando a coisa de 1.300 unidades aproximadamente nesses catorze anos.
E sempre meio que à sombra Corolla, vendido e atendido na rede de
concessionárias Toyota. Mas agora é diferente.
A Toyota, de olho no mercado brasileiro de carros de luxo,
resolveu atacá-lo com o Lexus, em operação separada. As armas são produto, como
era de esperar, e atendimento, neste caso empregando toda a filosofia que tem
funcionado bem lá fora, em que ao cliente Lexus é dispensado um tratamento todo
especial. É recebido na concessionária como um hóspede, em vez de
apenas cliente. Mas, em quais concessionárias?




