google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: C&D e GMC


“Quando os freios da caminhonete são soltos, uma enxurrada de torque é despejada em todas as quatro rodas. Elas quase não fazem barulho, apenas um pequeno “chirp”. A aceleração começa com um impulso tão grande, que o motorista sente o café da manhã indo parar na caçamba. Num piscar de olhos, o Ferrari está olhando para a tampa da tal caçamba. E a tampa está ficando cada vez menor. Meio carro de distância, um carro, dois carros de distância separa os dois antes do Ferrari sair da primeira marcha. A corrida apenas começou, mas já parece um massacre...” – Pat Bedard

Parece incrível que já se passaram 20 anos, mas o texto acima, publicado no primeiro teste da picape, na Car and Driver americana de setembro de 1991, não deixa dúvidas disso. Mas mesmo 20 anos depois, a GMC Syclone ainda está firme no posto da melhor caminhonete esportiva já criada.

Banda marcial não falta em Indianápolis


O post de ontem falando de música me lembrou da questão música-ambiente no cenário das corridas. Durante boa parte da minha adolescência nos anos 1950 e inÍcio dos 1960 Predominavam as marchas militares nas corridas. Um dos melhores exemplos foi o idealizador da Mil Milhas Brasileiras, Wilson Fittipaldi, pai de Wilson Jr. e Emerson, junto com o presidente do Centauro Motor Clube, a entidade que organizou a prova, terem mandado compor o "Hino das Mil Milhas Brasileiras", que ecoava por todo o autódromo de Interlagos, dos espaços para o público - espaços mesmo, uma espécie de baias, sem ter onde sentar, não havia arquibancadas - ao paddock, a parte de trás dos boxes.

A taça das Mil Milhas Brasileiras, oferecida pela Bardhal

Esse post é totalmente fora do padrão do habitual. Só resolvi colocá-lo porque acho que merece ser compartilhado, por considerá-lo belíssimo. Um amigo, Antônio Ferreira, um dos primeiros engenheiros da Volkswagen do Brasil, hoje aposentado, me mandou.

Alte Kameraden (assistir adiante) é uma marcha militar composta na Prússia em 1889, cujo título traduzido significa Velhos Camaradas. A marcha é executada tradicionalmente no juramento à bandeira de muitos países e é também comum ouvi-la nas universidades européias e americanas, e também sul-americanas, na conclusão dos cursos. É interpretada também nas academias militares, entre elas a de West Point, nos Estados Unidos. É uma peça verdadeiramente internacional.

Saturn V, o mais potente veículo da história.

Lendo o livro que narra a história de Wernher von Braun, me deparei com uma passagem interessante e totalmente fora dos padrões atuais.

Esse alemão naturalizado americano foi o principal líder da Nasa durante a época mais rica da corrida espacial. Engenheiro com grandes habilidades administrativas, era, antes de tudo, uma pessoa que sabia lidar com outras pessoas.

Como líder de verdade, era capaz de tomar decisões de bom senso, algo que hoje, no mundo das empresas privadas,  públicas e governos, está cada vez mais raro.

Imaginem a cena.

Uma reunião técnica com seus engenheiros. O assunto discutido é a quantidade de motores no primeiro estágio do foguete Saturn V, que levaria os 3 primeiros humanos para a Lua em 1969.