google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Wikipedia

O título deste post é paródia de antigo anúncio da Vemag, fabricante do DKW de 1956 a 1967, quando lançou o dosificador de óleo Lubrimat em 1964, "Lubri...o que da Vemag?" O "over"de quero falar é o overdrive, pois tenho notado que seu significado não é compreendido o suficiente. A foto acima é de um conjunto overdrive Laycock de Normanville, inglês, um dos mais conhecidos.

"Drive" [drái-v] em inglês, quando se trata de construção de caixas de mudanças, quer dizer acionamento, tomada de movimento. Nas caixas típicas de três marchas, a terceira não é constituída por um par de engrenagens como a primeira e a segunda, mas por um arranjo em que o movimento do motor passa pela caixa sem qualquer alteração e se conecta dirtamente à árvore de transmissão, o nosso conhecido cardã. (esta palavra parece originar-se de Geronimo Cardano, matemático italiano do século 16, que teria criado esse tipo de peça para os mecanismos das máquinas).


Em setembro de 2010 a Só Veículos, de São Paulo, nos enviou uma lista de carros que poderíamos avaliar. Como somos democráticos fizemos uma enquete para escolher qual avaliar primeiro e a picape Ford F-150  SVT Raptor obteve a maioria dos votos. Mas não conseguimos avaliá-la naquela época porque a unidade disponível fora vendida. Isso não foi ruim, pois o Arnaldo Keller avaliou o segundo mais votado, o Porsche 911 Turbo.

Desde então todas as unidades que chegavam na Só Veículos foram vendidas de imediato. Até que na semana passada conseguimos andar em uma delas antes que fosse vendida. Infelizmente, como se trata de um carro zero-quilômetro não conseguimos rodar em estradas de terra como as de Baja no México, de acordo com a proposta da Raptor. Mas mesmo assim ao autoentusiastas Bob Sharp, Felipe Bitu e Juvenal Jorge conseguiram ter uma boa ideia de como ela anda.



Estive almoçando hoje com o amigo Renato, aquele do Ferrari 308 GTB da subida de serra, e conversávamos sobre o problema que o Focus Ghia dele, com aproximadamente 50 mil km rodados e pouco menos de dois anos, apresentou recentemente e o atendimento dado pelo concessionário, já que o carro ainda goza de garantia de fábrica.

O carro começou a apresentar um forte barulho na parte da frente, que ele acreditava ser algum componente da suspensão, talvez uma bieleta. Assim que pôde, levou o carro ao serviço autorizado e o deixou para que fosse examinado. Dias depois, o diagnóstico deles: amortecedor estragado.


Lembrado pelo post do Bob Sharp sobre o motor do Omega, vale a pena dar uma olhada no que um dia foi um dos carros mais rápidos do mundo, e manteve o honroso título de sedã mais veloz do planeta por algum tempo.

O Omega Lotus, ou Lotus Carlton, foi fabricado de 1990 até 1992 nas antigas instalações da DeLorean em Norfolk, tempos difíceis de economias instáveis e duvidosas. Nosso amigo Juvenal já havia contado a história do Vauxhall Carlton, o nosso conhecido Omega de primeira geração com o motor 3-litros de mais de 200 cv que o Bob comentou que poderia ter vindo para o Brasil. Este já seria muito interessante, mas ainda não era o extremo.