google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: moparstyle.com

Donald Glenn Garlits, nascido em 1932 em Tampa, Florida, é alguém especial. Sua contribuição para o mundo das competições de arrancada está marcada para sempre.

Visitamos seu museu, de fato uma aula sobre carros de arrancada, na cidade de Ocala, na Flórida.


Zora Arkus-Duntov foi um dos grandes gênios da engenharia automobilística, e um dos mais avançados de sua época e local. Famoso pelo Corvette, Zora era quem comandava os desenvolvimentos de alto desempenho e sofisticação.

CERV-1 é o nome de um de seus conceitos mais interessantes, a sigla representava abreviadamente Chevrolet Engineering Research Vehicle, ou veículo Chevrolet de Pesquisa de Engenharia, e o "1" era devido a ser o primeiro da família, nascido em 1960.


Tive esse Palio Weekend 1,5 a álcool 2004 por quatro anos e, se não me engano, foi o último carro lançado com motor somente a esse combustível. O motor Fiasa de 1,5 litro não é de concepção moderna, e apesar de funcionar somente com álcool, a taxa de compressão não era das mais altas, 11,5:1, o que resultava em 77 cv, apenas 1 cv mais do que a versão a gasolina.

Foto: www2.uol.com.br

Já que o assunto câmbio está na ordem do dia no AE, vamos falar um pouco de seu comando, no caso de  câmbio manual, precisamente. Não vamos dar aula de mecânica aqui, não é o caso, mas de entender determinados aspectos que interessam ao motorista preocupado em usar corretamente o câmbio do seu carro.

Há que levar os movimentos da alavanca até o câmbio propriamente dito. Nele, um algo intricado sistema de hastes e garfos movimentam engrenagens ou luvas de engate para o engate efetivo das marchas.  Mas no interior do câmbio não há problema, até pode ser considerado uma zona de tranquilidade, mas levar o movimento da alavanca até ele representa algum tipo de dificuldade.