google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Resolvi juntar várias coisas interessantes, curiosas ou esquisitas que vi no Salão do Canadá, sem nenhuma ordem em especial.
Notem o inesperado porta-malas do Tesla atrás do motor/baterias. Lembra o nicho dianteiro dos Porsches 911. O volume até que é bom, mas é fundo e meio complicado de usar.
Esta é a versão Super Sport, que bate Porsche Boxster até 160 km/h. Mas é duas vezes mais caro, 130.000 dólares.

Um supercarro canadense (Phetore) com banco do motorista central, como no McLaren F1.
V-8 6,2 litros, 750 cv, 395.000 dólares canadenses!
Quase quatro Corvettes ZR1... sinceramente, não, obrigado!
Eu não sabia o que era isto, o leitor Adalberto me ajudou. Um Gemballa Mirage GT, baseado no Porsche GT.
A parte tuning que comentei. Se bem que não foi aquele abuso de mau gosto e exageros que vemos aqui. Esse R8 com pintura fosca agrada demais o amigo Vic Rodriguez...
Um simulador de tráfego. Seria tão mais útil se fosse de pista... e com o SLS AMG!

Dois exemplos de quanto eles valorizam as iniciativas de treinamento. Driver Training, Driving Academy ou suas variações. Porsche também tem opções semelhantes. Melhora o motorista/piloto e ajuda a fidelizar junto à marca.

O Camaro do AG. Nada mais a comentar.
Opções para entreter a criançada. Difícil era ver quem conseguia fazer uma volta limpa, mesmo sendo um simples oval (não é autorama, é controle remoto, sem fenda).
Nunca imaginei ver isto. É o espelho DIREITO do Fiesta novo, recém-chegado ao mercado norte-americano. Deve ser o temor de não se enxergar um SUV enorme se aproximando (reparem no 1/4 de espelho com regulagem em separado).

A ideia é boa, pra picapes enormes. Mas passou da conta quando incluiu o bastão de apoio. Aí ficou claro que o proprietário típico certamente não está em boa forma física!
Abraços,
MM
Preto ou prata? Essa costuma ser a única pergunta relevante ao se comprar um carro no Brasil. Bom, as opções de "acessórios de fábrica" que vi no Canadá são bem legais:


BMW


Audi


Mini

E de cores! É pra ficar chocado:


Chrysler e ligadas


BMW


Hyundai

Provando que cores fortes prodem produzir resultados interessantes:


Uma moto que gosto muito, a BMW S1000RR


A fantástica F 150 SVT Raptor com o motor Triton V8 5.4 (li que está vendendo mais do que o esperado. Muito bom!)


O novo Mustang 5.0


Esse RT eu deixo pra quem tem um gosto mais arrojado que o meu. Plum Crazy é demais! (não é Fucsia, que é mais arrojado ainda)

Abraços,

MM
Americanos tem um jeito muito particular de escrever sua história. Colocar motores enormes em carros de rua parece uma tática que dá certo quase sempre pra eles. Seja no caso do famosíssimo Shelby Cobra (ou AC Cobra), seja em uma versão mais recente dessa tática nos Dodge Vipers. De qualquer forma, este é o primeiro carro que todos associam a Carroll Shelby quando ouvem o nome do corredor.

É um carro copiadíssimo por empresas de kit cars e, recentemente, Carroll perdeu uma ação contra talvez a mais famosa dessas empresas (Factory Five). Carroll, a vida é muito curta pra perder tempo e energia com isso, volte-se às versões especiais de Mustangs, por favor! Todos sabem quem você é e cada cópia é uma homenagem!

Na foto abaixo, a versão conceito atualizada do carro, feita com participação de Carroll (tem até um programa da Discovery Channel sobre isso). Sinceramente, não tem metade no charme do original.

Seguindo a história, um Daytona antigo e, novamente, o carro-conceito Ford Shelby GR-1 (de 2005), todo cromado:


A parceria com a Ford (na verdade com Lee Iacocca) levou a várias séries especias de Mustangs, que eu já publiquei no post sobre esse carro, dias atrás.

Sobraram outros Fords de corrida e versões igualmente interessantes:


Até chegar neste, talvez o carro mais interessante. Um raro exemplar barn find, unrestored (encontrado em algum celeiro de uma fazenda, em sua condição original). Muito legal mesmo:




Viajo sempre com meus amigos. Entrei no estande da RAM e logo o AG se fazia presente. Passei pela Ford e JJ estava lá apreciando o Focus. Um Jag antigo parecia ter o Arnaldo ao volante. A seção de corrida transpirava Bob Sharp. O Audi R8 me lembrou o post do MAO reclamando da perfeição germânica do carro. As motos BMW me lembram que tenho o compromisso de uma viagem ao Alaska com o amigo RP.

O PK está em cada foto boa que sai (sou um fotógrafo persistente, mas sei que é sorte mesmo). Mas essas fotos acima tinham o olhar de admiração do sumido Bill Egan, louco por essas raridades não restauradas, testemunhas de época. E, claro, imaginei meu amigo Rodolpho e seu pai, que juntos construíram uma réplica de Cobra DO ZERO (chassi inclusive), babando nesses carros, entendendo muito mais do que eu de cada detalhe. Espero que curtam as fotos.

Nenhum estava fisicamente lá, mas todos me acompanham nas viagens.




Porta-luvas com assinatura de Carroll . Já é o culto a fama, não o original.

Abraços,

MM
Mercedes-Benz é uma marca que, para mim, sempre remeteu a luxo, não tinha necessariamente uma veia entusiástica, mas durava pra sempre, era over-engineered. Depois foi se tornando menos careta com tantas versões AMG e superesportivos lançados em sequência. Mas ainda são os táxis preferidos em inúmeras cidades do mundo (invariavelmente diesel, mas a popularidade entre os motoristas de praça demonstra robustez).
Brincando um pouco com a marca, esse Maybach com pintura especial (deve ser "cab edition" ou algo assim), me remeteu à última parte, quando deveria remeter à primeira. Nunca entendi essa empreitada tanto da Mercedes quando da VW com seu Phaeton, que só queimaram dinheiro bom das duas empresas. Mas segue a foto:
Vai uma corrida aí, moço?
Voltemos à parte da Mercedes que interessa aos entusiastas. Estavam lá os sedãs grandes, tetos de vidro e conversíveis de cinco lugares, mas as letras mágicas AMG é que cativam.
Letras e números que não saem da cabeça...
Estranhei que o superesportivo SLR McLaren ainda dá as caras, mesmo agora que sabemos da empreitada solo da McLaren com seu carro próprio. O mesmo podemos dizer da divisão AMG, que apresentou a novidade SLS AMG, evidente sucessor desse carro abaixo. OK, era a versão especial 722S, mas me pareceu fora do tempo. Ainda assim, foi muito bom ver uma de perto.
Nessa mesma linha de carros menos caretas, a Mercedes tem muita coisa para mostrar. Apesar de eu achar que a linha AMG está ficando um pouco empetecada demais. Muitas entradas e saídas de ar, barbatanas, enfim, detalhes demais. Mas o fantástico som do V-8 6,3 compensa quaisquer desses excessos.
O destaque, como não poderia deixar de ser, era o mais novo superesportivo da marca, o SLS AMG. Quando vi os últimos desenhos, fotos e até vídeo (como a brincadeira de computação gráfica do Schumacher fazendo um tonneau completo dentro de um túnel), confesso que torci o nariz. O carro não me pareceu belo nem marcante. Ao vivo, mudei de opinião. Não é um carro grande como o SLR, é mais proporcional, elegante, discreto até, se visto de trás. Pelas imagens recentemente divulgadas do sucessor do CLS, essa será a cara da Mercedes por muitos anos. O SLS remete ao carro homenageado, que usou asas de gaivota como solução técnica sem saber que, décadas depois, portas de abertura não tradicional virariam fetiche de fabricantes de supercarros (e consumidores do segmento tuning).
Mercedes parece que pede pra ser em prata, como os famosos carros de competição apelidados de Silver Arrows (flechas de prata) do passado. Mas o vermelho ficou muito bom, também:



Não gastei bytes com fotos de SUVs de qualquer tamanho, mas eles estavam lá, o mercado exige. Como comentei no começo, é uma cobertura amadora, só tirei foto do que achei interessante...
Abraços,
MM