google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Minha mãe queria trocar de carro e finalmente ela seguiu o meu conselho. Digo finalmente porque, como todos sabem, santo de casa não faz milagre, e em casa pouco dão bola para o que entendo de carros. Em casa sou um trouxa como outro qualquer e boa.

E vai daqui, e vai dali, consulto meus amigos autoentusiastas e cada um fala uma coisa. Claro! Temos boas opções no mercado e hoje praticamente não há mais carro ruim. Todos são bonzinhos, apesar de no Brasil não fabricarem nenhum bonzão. Mas eu é que sei das necessidades, modo de guiar e vontades da minha mãezinha. Ela carrega tralhas volumosas, então, tem que ser uma perua ou um hatch médio. Ela encantou-se com o Fit, mas a convenci que o Fit tem suspensão dura pro gosto dela, mas no fundo não gosto de como esse carro se porta nas curvas – sai muito de frente. Aí caímos nos médios e consegui que ela guiasse o Focus com câmbio automático, e ela adorou. Perguntei pros amigos e eles aprovaram o carro. Ela comprou um automático, motor 2-litros, GLX.


Bom, e neste Carnaval ela foi para a fazenda com o Focus e voltei guiando pra ela. Mas antes, lá o guiei na minha “pista de testes particular” que serve de comparativo entre os carros, e ele se portou de maneira esplêndida. Digo esplêndida porque é esplêndida mesmo.

Em uma cobertura amadora mas exclusiva, em breve, minha visita ao Salão do Automóvel do Canadá 2010.


Carros como o Mercedes SLS AMG, uma enorme área em homenagem a Carroll Shelby (com inúmeros carros antigos e também os novos e superpotentes Mustangs em versões que levam seu nome), os queridinhos dos entusiastas praticamente lado a lado (Ford Mustang, Dodge Challenger e Chevrolet Camaro), picapes e SUVs (não, a crise mudou muito pouco os hábitos de consumo deles), muitos híbridos e umas esquisitices...


Espero ter tudo pronto para o final de semana. Até lá!

MM
No post sobre a Av. Europa eu mencionei brevemente o fim do Lamborghini Murciélago. Na verdade ele será reencarnado em um touro totalmente novo, e V-12! Talvez um LP700-4, longitudinale posteriore, ou seja, longitudinal traseiro de 700 hp. O "4" representa tração nas quatro rodas.

Um LP640 mais normalzinho perto do que vem abaixo

O Murciélago, que não é um morcego (murciélago em espanhol), e sim um touro que sobreviveu a 28 golpes de espada em seu dorso, foi o primeiro Lambo feito depois que a VW comprou a marca e a colocou sob a engenharia da  Audi.

Ele substituiu o demoníaco Diablo que ficou 11 anos em produção. Foram feitas apenas 2.900 unidades do Diablo, ou seja, pouco mais que 260 unidades por ano ou aproximadamente 20 por mês. Isso o torna algo raro de se ver nas ruas. Eu mesmo só me lembro de ter visto um, e roxo, no Guarujá. Me lembro bem que ele ocupava quase que totalmente a largura da faixa.

Apesar do sucesso do Murciélago, ele continua sendo raro. De 2001 até fevereiro de 2010 foram fabricados apenas 4.000 unidades. A unidade de número 4.000 foi comemorada como um importante marco. O modelo produzido foi um LP-670 SuperVeloce para um dos sete concessionários da China. Lembrando que no Brasil só existe um concessionário, que foi inaugurado no final de 2009.

Incrível ver um LP670-4 SV na Platinuss da Av. Europa

O SuperVeloce é uma série especial de 350 unidades. Teve a potência do V-12 de 6,5 litros elevada de 640 para 670 hp (daí o LP670-4), quase 680 cv! Seu peso foi reduzido em 100 kg para atingir 1.565 kg. Ele atinge a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e velocidade máxima de 342 km/h, segundo a Lamborghini. Também recebeu retoques no desenho com clara inspiração no conceito Reventón.

LP670-4 SV em ação (foto: divulgação - pena que não é minha!)

Com o fim da produção do Murciélago programado para 2011, o seu substituto já pode ser visto em testes. Especula-se que se chamará Jota e terá estrutura espacial de alumínio como no Audi R8 com painéis de  compósito de fibra de carbono.

"Jota" já em testes (foto: Winding Road)

Mas enquanto o Jota não chega, dá para nos divertirmos bastante com o SuperVeloce. Abaixo está o vídeo do extinto 5th Gear..

foto: Paulo Keller
Há certos carros que não saem de minha cabeça.
O 190E é um deles. O carro que mudou para sempre a categoria dos médios. Do tempo em que a Mercedes-Benz dava pouca bola para a concorrência, e ditava tendências.
Parece que foi ontem.
JJ