google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Fácil lembrar qual a primeira vez que um carro me fez gastar um tempo em volta dele. Foi quando meu pai colocou, em 1971, um kit de aparência de GT no Corcel 1969 que tínhamos como único transporte.
Sim, era um tempo em que poucas mães dirigiam, e a maioria das famílias tinha só um carro em casa, enquanto não haviam filhos com mais de 18 anos.

O Corcel ficou chamativo. Faixas laterais, teto de vinil , capô preto-fosco com um scoop (tomada de ar falsa, não entrava ar) de plástico reforçado com fibra de vidro, que era fabricado pela Puma e fornecido à Ford , e mais alguns detalhes que não me lembro. A decoração de esportivos nesse período seguia a mesma onda dos muscle cars americanos. Época de ouro, diga-se de passagem.
Depois desse, os Dodge Dart e Charger foram os que me moveram para esse mundo que eu pouco entendia, mas que me fascinava. Ficava sentado no degrau na porta do prédio onde morava, olhando para o quarteirão anterior ao meu, uma baita descida, esperando aparecer um Dodge só para vê-lo passar. E escutar aquela música dos escapamentos, claro. Não eram tão raros, mas havia dias em que não via nenhum, nesse meu mundinho pequeno de menino com 5 ou 6 anos.

Por ser o meio de transporte mais popular na vontade das pessoas, os automóveis geram todo tipo de desejos e ações. Para a maioria, porém, trata-se apenas de um símbolo de poder, de situação social e econômica, um atestado de exibição do que o proprietário conseguiu comprar com o suor do seu trabalho. Ou com o esforço de umas tramóias excusas.

Entusiastas, porém, são seres estranhos a essa maioria. Quase todos estão pouco se importando para as aparências diante do não-entusiasta (que chamarei de normal daqui para frente).
Os normais acham um absurdo gastar dinheiro em carros velhos e ruins, para mantê-los funcionando, quando se poderia comprar um zero-km, "último tipo", como se falava há umas três décadas. Consideram uma bobagem ficar trocando peças caras em carros ultrapassados, em vez de aproveitar o sol do domingo para ir naquele feirão de fábrica e torrar uma nota naquele carro prata ou preto, novinho.

Como explicar aos normais a importância daquele carro esquisito? Será que há uma maneira racional de dizer que um jogo de amortecedores de um Gordini é mais importante que um aparelho de som com MP3 adquirido como opcional no carro novo das pessoas normais? Ou que um coletor de escapamento feito de tubos curvados e soldados a mão é muito mais belo e importante que aqueles apliques de plástico pintado de prata dentro do carro?

Não, não há, e vou ser claro com vocês, amigos entusiastas: não tentem explicar esse tipo de fato. Os normais não irão entender. Vocês serão alvo de chacotas, de risos estranhos, serão o assunto da família no final de semana. Ignorem. Façam o que tem que ser feito com seu antigo/velho/quase antigo / clássico, seja lá qual categoria em que o seu carro-amigo se classificar.

Mantenha-o da melhor forma possível. Faça tudo o que você mesmo puder fazer. Aprenda com ele. Use-o.

E não tente explicar nada aos adultos que lhe consideram um anormal. Estes mal sabem onde fica a trava secundária do capô, aquela que é aberta por fora do carro, lá perto do motor, uma máquina quase totalmente misteriosa para os normais, que só tem contato com ela através do pedal do acelerador.

Explique porque você é assim somente às crianças. Estas sim, merecem toda nossa dedicação na tarefa de perpetuar a espécie entusiasta por automóveis. E manter vivo o fato de que um carro não é apenas um carro.

JJ

Todo homem tem seus sonhos. É isso que nos move.

Um dos meus é algum dia fazer um "handling day" como o da revista Autocar, só que pelo AUTOentusiastas. E convidaria os leitores mais assíduos.

Nesse ano o novíssimo 2+2 Lotus Evora levou o título de "best handling car" do Nissan GT-R, vencedor do ano passado e terceiro nesse ano.
Caros leitores e leitoras,

Em agosto estamos completando 1 ano de AUTOentusiastas.

Para aqueles que não sabem, vamos contar como surgiu este blog.

Em 2000 havia um pequeno grupo de discussão e troca de e-mails entre entusiastas.

Em 2003 esse grupo cresceu um pouco e recebeu alguns jornalistas e outros membros do meio automotivo como participantes assíduos. As discussões eram empolgantes e de altíssimo nível. Em alguns dias eram trocados mais de 200 e-mail.

Mais ou mesmo no mesmo ano, esse grupo de troca de e-mails se transformou num restrito fórum de discussão na internet, o que facilitou muito a nossa comunicação.

Novos membros entusiastas se juntaram, sempre partindo da indicação de algum membro e sujeito à aprovação do grupo após um período de experiência.

De 2003 a 2008 tivemos uma atividade intensa com altos e baixos, houve uma dissensão e a divisão em dois grupos, com posterior reunificação.

Em julho de 2008 percebemos que o conteúdo de nossas discussões poderia ser muito interessante para todos os entusiastas. E, mais que isso, a opinião de outros entusiastas poderia contribuir muito para o enriquecimento delas.

Então em agosto de 2008, aproveitando as facilidades da internet, decidimos criar um blog. Nasceu o AUTOentusiastas.

Este é um blog onde se fala de carros e assuntos relacionados com seriedade, critério, senso crítico, opiniões embasadas e organização, feito por colunistas, ou blogueiros, com conhecimento e experiência em diversas áreas relacionadas. Um blog simples mas comunicativo, onde a participação dos leitores é bem-vinda e só ajuda a aumentar o nosso entusiasmo.

Ao completarmos um ano de vida podemos destacar alguns pontos interessantes.

Primeiro, podemos dizer que não foi fácil. Como todos os colunistas têm outras atividades principais, esse blog é feito no escasso tempo livre. Em conversas entre os colunistas descobrimos que posts simples podem levar horas ou até dias de preparo, na busca por informações precisas e argumento com forte embasamento.
Para trazermos mais informação convidamos novos colunistas ao longo do ano, incluindo um americano e recentemente um suéco, o Rex e o Hans, além do local Felipe Bitu.

Logo no começo percebemos que tínhamos muitos leitores assíduos e assim nos esforçamos para manter um nível de atividade constante, com posts diários e interessantes. Algumas vezes chegamos a falhar por pura falta de braço, motivada pela ocupação profissional de cada um.

Entendemos que os leitores são parte essencial de nossa dedicação, ou este blog não teria razão de ser. Assim como queremos dividir nosso entusiasmo, nos alimentamos do entusiasmo de vocês. Fizemos um esquema onde todos os colunistas recebem todos os comentários por e-mail. Portanto, podem ter certeza que lemos praticamente tudo e respondemos o máximo que podemos.

A participação dos leitores com comentários e opiniões gera ideias para outros posts e assim a roda vai girando. Gostamos muito, mas muito mesmo, de ler seus comentários.

Em contrapartida, temos certeza de estar contribuindo para aumentar o conhecimento dos leitores, entusiastas ou não, de alguma forma ajudando-lhes a ter uma vida melhor.

E para comemorar esse ano de vida pensamos em algo para despertar e manter ainda mais o entusiasmo de todos nós. Como quase todos os colunistas oficiais já contaram suas histórias de entusiasmo, convidamos seis personalidades e um de nossos leitores para nos falar sobre entusiasmo por automóveis.

Do dia 24 ao dia 30 teremos um texto de um de nossos convidados por dia. São eles:

José Luiz Vieira, o decano dos jornalistas especializados em veículos;

Fernando Calmon, uma autoridade no jornalismo do setor automobilístico;

Jason Vogel, outro grande jornalista, editor do caderno de automóveis Carro Etc., do jornal O Globo;

Fabrício Samahá; proprietário e editor do site Best Cars, o mais completo do segmento, existente há praticamente 12 anos;

Alexander Gromow, o maior conhecedor de Volkswagen no Brasil, autor de dois livros sobre o besouro;

José Rezende “Mahar”, um profundo conhecedor de automóvel e dono de uma cultura automobilística invejável;

e o leitor Carlos Fernando Scheidecker Antunes, um entusiasta nato e proprietário de 3 Corvettes.

Obrigado pela participação e entusiasmo!

AUTOentusiastas

Divulgada hoje a primeira foto oficial do Agile sem camuflagem.
Extremamente simpático.

O conceito GPix apresentado no Salão do Automóvel de 2008 já nos dizia como seria o Agile.
Porém o GPix parace mais um crossover.