Um dia desses, depois de ver algumas de minhas fotos, o Bob Sharp me disse o seguinte: "Sabe o que você consegue? Dar alma aos carros. Eles deixam de ser apenas um amontoado de ferro e plástico para se tornarem seres vivos."
Eu respondi que realmente acredito que carros tenham alma. E também que só algumas pessoas conseguem senti-las. E se você está aqui lendo esse texto, possivelmente você é uma dessas pessoas.
Fiquei pensando sobre o assunto por mais alguns dias e me perguntei de onde será que vem a alma dos carros. Desde os primórdios da existência do automóvel, no final do século 19, a concepção de um carro depende do sonho de algumas pessoas. Lá no começo, o sonho com a mobilidade. Depois o sonho com o mercado. Então o sonho com a velocidade. Mais tarde o sonho com o desejo. Mas não importando que tipo de sonho o idealizador de algum modelo tivesse tido,o fato é que esse sonho é que dá alma aos carros. Foram sonhos de Carl Benz, Henry Ford, Ferdinand Porsche, Enzo Ferrari, Colin Chapman e Harley Earl, entre tantos outros nomes importantes que deram alma aos veículos que eles projetaram, desenharam e construíram.
Hoje em dia, com a massificação do automóvel, fica mais difícil de ver a alma de um carro e de conhecer o sonhador por trás dela. Mas com certeza eles estão por aí, caso contrário não existiriam carros como o Honda Civic Si, por exemplo.
Que bela alma!
ResponderExcluirEu concordo com o Bob Sharp, Paulo. Estou aprendendo bastante com as composições dos ensaios que você têm feito para a C&D. As fotografias ficam com uma mensagem mais complexa que apenas a exposição do automóvel.
ResponderExcluirSobre a alma dos antigos, concordo novamente, não precisaria nem dizer, mas deixo reforçado!
[]s!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirJuliano,
ResponderExcluirQue bom que pensa como o Bob.
Abraço.
Lógico que carro tem alma! Sob um outro ponto de vista, menos técnico e mais, diríamos, humano, o carro é muito importante para o homem! Eu choro ao volante, falo sozinho, canto a plenos pulmões, mando o chefe para aquele lugar em voz alta, dou gargalhadas de repente, apenas sob o efeito da imaginação. Daria para fazer isso no ônibus sem ser preso ou internado?
ResponderExcluirTive pessoas que se riram de mim ao dizer que os carros realmente tem alma. Mas é completamente verdade que um carro tem alma quando tentamos fazer um com o nosso design e com as curvas que nós queremos. Isso é um carro com alma. Com a nossa alma.É por isso que só algumas pessoas sentem isso.
ResponderExcluirdids_rgt
ResponderExcluirVocê realmente captou a mensagem!!
Abraço.