Essa ótima foto, obtida do Best Cars Web Site, ótimo também, me leva a pensar como somos direcionados pelas empresas. Trata-se de um Honda Civic Type-R, carroceria de dois volumes, hatch, apresentado em uma cor decente.
Por que no Brasil a Honda nos empurra uma versão esportiva sedã e não temos a cor amarela? Não apenas esse fabricante, mas a maioria deles se acomoda nas cores mais neutras, mais facilmente comercializáveis, e o resultado está nas ruas.
Ao menos em São Paulo, as vias estão tomadas por cores não-coloridas, já que a maioria dos carros são prata e preto. Quanto ao prata, tem inúmeras vantagens na conservação e mostra com perfeição as linhas de um carros, pois não as disfarça. Imagine como metal polido e entenderá o que quero dizer.
A cor preta, mais conhecida como ausência de cor, pois preto não é cor, mas sim a falta dela (aulas de Física do primário), me enoja. Possuo um carro velhinho nessa pintura e o detesto nesse aspecto. Sempre sujo e riscado, quente debaixo do sol, de difícil visualização dentro do cofre do motor, sempre com cantos escuros onde as porcas e parafusos se perdem, em suma, uma grande porcaria. Mas não tive opção, pois o carro é raríssimo e não dava para escolher.
A única explicação para ter um carro preto, quando se pode escolher outra coisa, deve ser a vontade que o brasileiro possui de ser importante, autoridade, celebridade ou coisa parecida. Uma bobeira coletiva que atinge muitas pessoas e causa outros problemas que não irei descrever aqui, pois minha esposa poderá comentar que eu só reclamo e não quero defender nenhuma tese de Antropologia.
Conclusão: queridos fabricantes de automóveis: mais cores coloridas e mais esportivos hatch, por favor. Vamos acordar!
JJ
Totalmente de acordo! Só tenho um preto porque comprei usado e não havia opções.
ResponderExcluirMas os outros são, um laranja, um vermelho e um grená.
Este amarelo élindo!
Olha, eu não curto carro japones, mas um desses assim, 2 portas, amarelo seria dificil de recusar... acho que teria que fazer o sacrificio de ter um.
ResponderExcluir