google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Imagem:www.zazzle.de



E lá se vai 2013! Bem-vindo, 2014!

Foi um ano como outros, teve coisas boas, teve coisas ruins. A melhor, em termos mundiais, acreditamos ter sido a escolha do novo Papa, Francisco, não apenas pelo lado da Igreja Católica, mas, principalmente, pelo que ele trouxe de renovação e compreensão acerca dos problemas do mundo, com uma clareza de raciocínio admirável. Em assuntos nacionais, a atuação do Ministro Joaquim Barbosa, no comando do Supremo Tribunal Federal desde 22 de novembro — no órgão desde 25 de junho de 2003 — cujos resultados são amplamente conhecidos e comemorados por quem não perdeu a esperança de ver um Brasil decente.

Na esfera municipal, a posse — pelo voto, o que é lamentável e mostra como a democracia é suicida — de Fernando Haddad como prefeito de São Paulo,  dono de uma administração abaixo da crítica em vários aspectos, como no anúncio da elevação dos preços das passagens de ônibus, em junho, ter mostrado desprezo pelos que o elegeram ao aparecer nas telas dos televisores dizendo que era isso mesmo e ponto final. Depois veio a demonização do automóvel particular — "as pessoas vão pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem", disse — para mais para o final do ano propor aumento abusivo e imoral do IPTU — mantido sem efeito pelo STF de Joaquim Barbosa — e que havia até sido aprovado pela Câmara Municipal, num ato irresponsável do bando que vive às nossas custas, os vereadores.

No automóvel, vimos a chegada do primeiro motor de 3 cilindros (Fox BlueMotion), em junho, e em setembro, a chegada do primeiro motor de injeção direta, o Focus, embora fabricado na Argentina. No parque industrial, anúncio e construção de novas fábricas: Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP),  BMW em Araquari (SC), Audi em São José dos Pinhais (PR). Prossegue a construção da fábrica da Fiat em Goiana (PE), da Nissan em Resende (RJ) e da JAC, em Camaçari (BA).

O ano marcou também o fim da linha — por decreto, algo totalmente insano e sobretudo triste — de dois veículos icônicos do nosso mercado, o Fiat Uno e a Volkswagen Kombi, sem substitutos, a não ser o derivado do Uno, o Fiorino, cujo novo modelo foi lançado recentemente.

Tristeza também com o passamento de pessoas ligadas de uma forma ou de outra ao autoentusiasmo. No começo do ano em 15/2, Júlio Ott, pioneiro da Escola Mecânica Ford; em 29/4, Wolfgang Sauer, tanto anos à frente da Volkswagen do Brasil; em 15/6, José Froilán Gonzalez, piloto F-1,  argentino,  e Roberto Scaringella, nome fortemente ligado a assuntos de trânsito no Brasil; também em junho, Werner Lang, o engenheiro pai do Trabant; em 2/8, Mihaly Hidasi, húngaro de coração brasileiro atuante na Confederação Brasileira de Automobilismo e por vários anos diretor do GP do Brasil de F-1; em 30/7, Uwe Bahnsen, estlista da Ford criador das linhas Kinectic (Cinética); em 30/11, Paul Walker, o astro principal de série de filmes "Velozes e furiosos".

Na área da imprensa automobilística, nos deixaram os jornalistas Eduardo Hiroshi (6/5, prematuramente, uma decisão sem explicação até hoje), Marcus Zamponi (15/7) e Wilson Libório de Medeiros (15/8), os três do relacionamento pessoal do editor-chefe do AE.

O AUTOentusiastas deseja aos leitores e leitoras e às suas famílias e amigos um 2014 repleto de realizações, felicidade e saúde.

Com o nosso abraço,

André Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Carlos Maurício Farjoun, Felipe Madeira, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Milton Belli, Paulo Keller, Portuga Tavares, Roberto Agresti, Roberto Nasser e Wagner Gonzalez





Todos nós já ouvimos falar em indústria da multa. Sempre prontamente negado pelas autoridades de plantão, o termo foi criado para designar uma atitude do poder público de usar a multa de trânsito como meio de arrecadação, em vez de um instrumento de segurança no trânsito, de educação e de desestímulo ao cometimento de infrações. Quanto mais disciplinado o trânsito, menos multas precisariam ser lavradas. E todos poderíamos desfrutar de um trânsito civilizado, cortês e fluindo da melhor maneira possível. Porém, em vez de ser o sonho, um quadro desses seria o pesadelo dos governantes. Por que? Porque estes passaram a incluir multas como forma de aumentar a arrecadação.

Esta intenção fica clara quando se colocam radares de forma não a promover a redução de velocidade em trechos perigosos, mas sim em pontos onde é mais provável o motorista se distrair e ultrapassar o limite, exatamente por estar em uma condição que oferece menos risco e por isso ele se sente confortável com a maior velocidade.

A arrecadação de um município advém basicamente dos tributos arrecadados e dos repasses dos governos federal e estadual. Porém, não é incomum que um município gaste mais do que arrecada e pelos mais variados motivos, alguns nobres, mas a maioria deles infelizmente nada nobres. A arrecadação de tributos é difícil de ser aumentada, pois esbarra em limites constitucionais, é a Constituição Federal que determina quais são os tributos de competência municipal. Sendo assim, a arrecadação tributária é eminentemente rígida, variando ao sabor da temperatura da atividade econômica. Os repasses federais e estaduais também não podem ser mexidos com facilidade. Resta ao município buscar outras formas de fechar as contas — e muitas vezes é mais fácil buscar mais arrecadação do que cortar as despesas.




Outro dia encontrei esta caminhonete Chevy vermelha da foto acima, já cansada pelo peso dos anos mas ainda em muito boa forma, estacionada a 100 metros da porta da minha casa. Resolvi então fazer uma foto e contar uma história.
Vamos navegar um pouco pelos primeiros 40 anos desta linha de veículos da Chevrolet e observar como ocorreu sua interferência no modo de vida americano da primeira metade do século 20.
Embora a denominação Modelo T tenha conquistado renome em outra família, criado por uma casa automobilística concorrente, a General Motors, através de sua marca Chevrolet, teve a ousadia de copiar aquele nome de sucesso em um dos seus veículos.
Anúncio do Chevrolet Modelo T

O Chevrolet Modelo T nasceu em 1917 para ser o patriarca de uma série de veículos comerciais da marca, que desenrolariam uma longa história de serviços prestados, desde o trabalho pesado, passando por transporte de carga em cidades e no campo e, finalmente, transformando-se num dos produtos preferidos dos consumidores americanos, tendo registrado sua glória também em outros lugares do mundo.
Versátil e com simplicidade de construção, o segmento de trucks, na denominação americana, os quais chamamos aqui de pickups mas que também podem receber nomes variados como camionetes, caminhonetes, picapes, oficialmente, segundo definição do Código de Trânsito Brasileiro, é caminhonete, veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até 3.500 kg com compartimento de carga separado do de passageiros.
Sempre que penso em picapes, lembro de sua versatilidade e múltiplas aplicações, mais ou menos como diz a música do Kid Abelha, “Na rua, na chuva, na fazenda...”.
O patriarca de uma geração

Belo "presente" que o governo deu aos brasileiros nesse final de ano, com cidadãos de viagem ao exterior marcada: elevar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras no exterior com cartão de débito de 0,38% para 6,38%, conforme publicado no Diário Oficial da União de hoje. A justificativa do Ministério da Fazenda para este aumento abusivo da alíquota é "conferir isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira realizadas por meio de cartões de crédito internacionais", também tributadas com IOF de 6,38%, desde 2011. Haja cara de pau, haja ultraje: é como se a taxação nas operações com cartão de crédito fosse "normal", "correta".

Cara de pau governamental também chamar compra de alguma coisa de "operação financeira", total deturpação do termo e que não é de hoje. Ainda está na nossa lembrança a famigerada CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) — aquela mesma que o presidente Luiz Inácio da Silva queria porque queria que fosse prorrogada após seu término marcado para o final de dezembro de 2007 e que o Congresso, num rasgo de lucidez e patriotismo, negou. Luiz Inácio, desesperado ao ver a teta secar, chegou a bradar nos meios de comunicação que quem era contra a CPMF era sonegador.

Por que deturpação do termo "movimentação financeira"? Elementar: se a pessoa retirasse dinheiro da sua conta num terminal eletrônico e por qualquer motivo, como desistir de uma viagem, depositasse a quantia em seguida na própria conta, pagaria CPMF, pois teria havido uma "movimentação financeira". Imoral..

É a velha história da hipocrisia que virou moda no país. O Ministério da Saúde adverte que cigarro causa várias doenças, mas a indústria  e comercialização do fumo são legais, permitidas; carro sem bolsas infláveis e freios com ABS não pode mais se vendido por ser "perigoso", mas milhões de carros sem esses itens continuam a poder rodar livremente. Agora essa de se comprar qualquer coisa no exterior pagando com cartão de crédito ou débito, ato perfeitamente legal, e ter de se dar 6,38% do valor da compra de mãos beijadas para o governo. Nauseante.

AE