google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Ferruccio Lamborghini chegando em um Lamborghini 350 GT para andar em sua Riva Aquarama Lamborghini. Era, então, “o” cara

Quem se mete a restaurar qualquer veículo antigo, não reconhecido trabalho de mecenas para a sociedade, seja ele qual for, conhece verdade inexorável: a facilidade e o custo serão diretamente proporcionais à quantidade produzida. Restaurar, por exemplo, um Fusca de milhões de exemplares, será muito mais simples e barato que a mesma empreita para um Tucker, em suas 51 unidades produzidas. Ou para o Willys Capeta, exemplar único. Idem, no caso presente, da lancha Riva Aquarama Lamborghini, encomenda especial de Don Ferruccio Lamborghini, titular, maior acionista e capo da famosa marca italiana de automóveis superesportivos.

Muito trabalho de pesquisa, muitas viagens, muitos euros, serviço complexo, caro, mas o resultado final valeu: a Aquarama feita pela Riva seguindo as instruções de Ferruccio Lamborghini é peça única, um mito, atraente, reverenciada, como ficou claro na estréia de sua nova fase. Vinda de verdadeira exumação, após três anos se expôs, com garbo, traçando um risco branco na superfície do italiano Lago Iseo, empurrada por 700 cv. Figurativamente uma listra separadora do tempo de escuridão, sob uma lona, ao novo período de luminosas exibições do pico da qualidade em suas partes náutica e mecânica.


De uns anos para cá começou a aparecer no comércio uma moda importada dos Estados Unidos, a Black Friday (sexta-feira negra, em tradução livre). A origem do termo é controversa e não será aqui que discutiremos isso. Nos EUA, a Black Friday é a sexta-feira logo após o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que sempre ocorre na quarta quinta-feira de novembro. A Black Friday marca o início da temporada de compras de Natal.

Por conta disso, os comerciantes aproveitam a data para fazerem uma “limpa” no estoque. Tudo das linhas antigas, tudo de mostruário, tudo que está encalhado tem seu preço generosamente reduzido para “ir embora”. Isso abre espaço nas prateleiras para a nova linha de produtos, que será vendida nesta época de compras de Natal que se segue à Black Friday. Por causa disso, filas de consumidores aguardando pelas ofertas se formam na frente das lojas.

A brasileirada que vai pra lá viu isso e se animou com as ofertas, com muitos itens saindo “quase de graça”. Só que quando chegam aqui só se lembram das ofertas malucas, não prestaram atenção no resto. O primeiro detalhe é que não é tudo que está sendo vendido “quase de graça”. Apenas itens fora de linha, de mostruário, abertos (open-box, itens que o cliente não gostou e devolveu). É uma limpa do que tem de velho no estoque, certo? Então por que venderiam com enormes descontos os itens da linha atual, que podem continuar a serem vendidos para o Natal?

Todo mundo atrás de "um bom negócio"

Fotos: divulgação



Assurance

Com investimento de US$ 240 milhões e planejamento iniciado em 2011, a Goodyear lançou três produtos e nova campanha de comunicação.

Uma extensa pesquisa de mercado e pesados investimentos em sua fábrica de Americana (SP) são as principais armas para destinar a produção desta que é a principal fábrica brasileira da Goodyear. Os primeiros rebentos de uma família que deverá crescer com intensidade até meados de 2015 foram apresentados nesta 4ª feira (27/11) e são destinados aos segmentos de veículos médios, utilitários esporte e usuários que buscam modelos com características esportivas e de desempenho, pelos critérios da marca. O primeiro nicho será atendido agora pela linha Assurance, que substitui o modelo GPS3, e os demais por novos produtos das linhas Wrangler e Eagle Sport.

Wrangler

XK 120 (foto impressionista: Paulo Keller)

Vou falar aqui de algumas coisas que gosto e de outras que não gosto a respeito de carros. Não pretendo justificar meus gostos e também não vejo razão para mudá-los. Se o caro leitor compartilhá-los comigo, ótimo. Se não, melhor ainda, pois assim, para satisfazer a todos, fabricam maior variedade de carros e isso gera emprego pra esse monte de gente que trança por aí. 

Antes, porém, cabe esclarecer um traço de minha personalidade, já que isso define para onde tende o meu gosto. Sou um cara prático e objetivo, de gostos simples, porém tenho lá minhas frescuras. Por exemplo, adoro arroz, feijão, bife e batata frita. Para mim, nada melhor que esse prato, desde que preparado com esmero por quem sabe. Resumindo, gosto do simples requintado, o que, por vezes, é o mais difícil de ser feito, já que não tem subterfúgios que mascarem sua essência, tipo um bom molho sobre um mau bife. Mal comparando, é como mulher bonita. Mulher bonita de verdade tem que ser bonita de cara lavada.

Ao volante de um Testarossa (foto: Car and Driver Brasil)