

Coluna 1913
8.maio.2013
Prefeitos, corram
És prefeito de cidade no Sudeste, Sul? Tens interesse em
implantar fábrica de automóveis em seu município? Acha que será bom para
todos, incluindo para as próximas eleições? Então, prezado alcaide, corra.
A Mercedes-Benz iniciou
tabular dados para escolher local para sua próxima usina, e produzir a nova
família Classe A. Foca na região Sudeste e Sul considerando logística,
facilidades de transporte, rapidez para instalação – mas, naturalmente,
considera incentivos.
Rio de Janeiro não quer
perder a vez de ampliar o pólo automobilístico de Resende e Porto Real e acena,
sugerindo se instale ao lado da fábrica da Nissan, em implantação. O governo de
Minas, onde em Juiz de Fora está a antiga fábrica do Classe A e agora de
caminhões, idem, sugerindo Montes Claros. Mas a Mercedes não quer ir para o
norte, preferindo menor distância de portos.
Fosse eu prefeito de
Joinville, SC, exumaria a proposta feita há década e meia, quando a cidade
estava cotadíssima para receber a fábrica, perdendo-a, na mesa de decisão, para
os mineiros. Alemães da Mercedes estão cismadíssimos com a decisão da BMW, seu
competidor frontal em automóveis, em instalar-se em Araquari, onde o governo
federal prometeu fazer aeroporto intermodal, para passageiros e carga, e
estrada direta ao porto de São Francisco do Sul.
Não será apenas uma
fábrica, mas a fábrica de automóveis
Mercedes na América Latina. Considere-se o presidente mundial, de mandato
renovado para retomar a liderança em vendas de automóveis, e o novo presidente
local, um homem de automóveis, ex-diretor mundial de marketing do setor. Não
virá a passeio, nem para encerrar carreira.
Assim, prefeitos,
aviem-se, pois decisão é em máximos três meses.
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Mercedes Classe A procura local para fábrica |
maio 10, 2013
Bastante chamativo para um Volvo |
Eu tive a oportunidade de dirigir o
novo Volvo V40 por alguns dias, e como o carro está sendo lançado no mundo inteiro
agora, eu gostaria de entender mais sobre ele, principalmente por que ele é
cheio desse tipo de equipamento.
Veja a lista abaixo, com certeza muito maior
do que os equipamentos que se pode ter num Fiat Mille agora em 2013. Daqui
a alguns anos, eu acho que vamos ter mais e mais coisas assim nos carros comuns.
Por aqui já dá para perceber que o carro tem muita eletrônica |
maio 09, 2013
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Cardã típico (www.jefflilly.com) |
Hoje, com a esmagadora maioria dos carros utilizando tração
dianteira, o velho cardã, ou árvore de transmissão, ficou meio esquecido. Mas quem tem algum carro antigo
na garagem provavelmente conhece esse componente da transmissão, já que no
passado o comum era as rodas de trás tracionarem.
O que muita gente não lembra é que a árvores de transmissão, por trabalhar em rotação elevada, também necessita de balanceamento. Lembrei disso no fim de semana passado ao viajar com um amigo em seu Mustang, equipado com um 302 stroker, cilindrada aumentada para 347 polegadas cúbicas (5,7 litros) e um bocado de veneno, com estimados 400 cv, acoplado a uma caixa Tremec T-5 com 5ª marcha bem longa para compensar o diferencial curto, que quando engatada, à menor pressão do pedal do prazer levava o Mustang a 140 km/h. E nessa velocidade surgia bastante vibração, que parecia vir do cardã.
maio 08, 2013