google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: garimppo.com.br




E lá se vai 2012! Passou rápido. Foi um ano bom? Acho que sim.

Foi um  bom convívio virtual com algumas centenas de milhares de leitores, trocando informações – sim, aqui os dois lados aprendem – sobre tudo o que está relacionado com o centro das atenções e a razão de ser do AUTOentusiastas: o automóvel. Sem essa troca constante e intensa não teria a menor graça.

Todavia, tiivemos, infelizmente, que adotar, agora em dezembro, uma medida que vínhamos relutando, mas o fato é que os comentários livres, que tanto prezamos (e o dissemos incontáveis vezes), começaram a sair do controle devido a muitos não entenderem o que é liberdade. E note-se que essa relutância ia de encontro ao que inúmeros leitores nos pediam.

Foi assim que, a partir do dia 12 de dezembro, às 22h00, introduzimos a moderação dos comentários, porém respeitando o desejo dos leitores que fazem questão de postar como anônimos. Junto com a medida veio a necessidade de digitar as letras para a certeza de que é uma pessoa e não um programa que está postando, procedimento que nós mesmos achamos não ser dos mais simpáticos, mas que também é necessário.

Da lenda de Teseu e o Minotauro: Rei Egeu de Atenas e então futuro pai do herói, consulta a pitonisa no Oráculo de Delfos
Há poucos dias o mundo passou pelo fiasco de seu anunciado fim por uma dita profecia do calendário maia. Daqui mais alguns dias estaremos entrando no ano novo, e faremos todo tipo de ritual para termos um ano próspero e buscamos sempre saber quais as previsões para o ano que está por se iniciar.

Não tem jeito. Tentar adivinhar o futuro faz parte da humanidade desde tempos imemoriais. Está em nossa essência, e muitos de nós não consegue evitar essa curiosidade, e várias crendices se espalham pela nossa cultura em função dessa necessidade arraigada. Muitos chegam a emparelhar estas crendices a ciências verdadeiras. Astrologia é um bom exemplo.



                                              

Há carros que por um motivo ou outro nos deixam saudade, nos cativam. Uns pelo conjunto e outros por características específicas. Selecionei alguns dos que dirigi neste ano de 2012 e escrevi o que primeiro me veio à memória, as características mais marcantes de cada um, o que associo ao modelo quando sua figura me aparece. E há também uma motocicleta, pois ela me cativou.




O Tio explica: você já pode ter visto esta matéria em outras publicações, como MotorShow, Full Power, Folha de S. Paulo, O Tempo de Belô.... Porém, esta é a versão completa, sem cortes e sem censura, a menos que o Bob esteja de mau humor. Depois que interrompemos a revista Oficina Mecânica, alguns coleguinhas alegam que eu virei uma prostiputa. Mentira. Apenas assumi uma velha vocação.

Na hora de encarar 640 cv numa pista de competição não tem jeito. Por mais “meretriz idosa” que seja o piloto, sempre aparece um frio na barriga e o coração dispara. O ronco do motor bem na sua orelha (são 10 cilindros em "V" com dois escapes bem nas portas, descarregando cinco cilindros de cada lado) provoca uma mistura estranha de receio e vontade de acelerar.