google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)



Em países como o Brasil, grandioso em território, os grandes centros urbanos parecem ser sempre o principal destino dos aventureiros em busca de melhores oportunidades, emprego e condições de vida. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte são grandes receptores de migrantes das suas zonas periféricas, ou mesmo de outros estados.

É bem comum ver o choque destes migrantes de pequenas cidades quando se deparam com cidades como São Paulo. É outra realidade, outros costumes, outro rítmo de vida. Mas, entretanto, dificilmente vemos o lado inverso, a diferença dos hábitos de quem sai de um grande centro para uma cidade pequena do interior do estado.

Uma parcela curiosa destas diferenças de costume, e por que não dizer culturais, é o trânsito urbano. Quem sai de uma pequena cidade e chega em São Paulo se assusta com o caótico trânsito e congestionamentos. Estão por todos os lados, buzinas e semáforos, lei da selva e cada um por sí. Mas raramente pensamos no contrário, como é que uma pessoa acostumada com o caos da cidade grande vê as diferenças para uma cidade menor.
Fotos: autor
Tauá Grande Hotel e Termas - Araxá, MG

O hotel-sede do Encontro Nacional de Carros Antigos de Araxá é o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, antigo Grande Hotel e Termas de Araxá, de construção iniciada em 1938 com inauguração em 1944. Pertence hoje à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, mas desde 2010 administrado pelo Grupo Hoteleiro Tauá, com contrato até 2025.

Como o Hotel Quitandinha, em Petrópolis, foi construído para servir tanto de hotel de lazer quanto para ter um cassino. Seus amplos salões ainda parecem reverberar o som da roleta, das pessoas nervosas apostando, das fichas sendo manuseadas, da bolinha da roleta pulando até cair no número vencedor, que pode ser preto ou vermelho.

Hotel e Cassino Quitandinha - Petrópolis, RJ  (Google Images)

Fotos: autor


O Mercedes-Benz C180 CGI (charged gasoline injection, superalimentado de injeção direta de gasolina) é uma prova do quanto as corridas podem ajudar no desenvolvimento dos carros de passeio. A fábrica sempre competiu na categoria DTM (antes Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, até 1995, agora, desde 2000, Deutsche Tourenwagen Masters – Campeonato Alemão de Carros de Turismo, Série Alemã de Carros de Turismo, respectivamente) e nela a briga é feia entre Mercedes, Audi e BMW.  No DTM as fábricas investem todo o seu potencial para vencer e assim desenvolvem tecnologia para seus carros de rua.

Um dos resultados de todo esse esforço é o sedã C180, um automóvel que fornece um conforto ímpar aos passageiros e uma dinâmica muito prazerosa e segura ao condutor. A direção, de assistência hidráulica, tem boa calibração indexada à velocidade, é firme, sensível e rápida com 2 e 3/4 voltas de batente a batente. Simplesmente perfeita. 


Motor turbo 1,8-litro de injeção direta é bastante elástico

Fotos e vídeo: Arnaldo Keller



Depois de quatro anos, o câmbio robotizado da Fiat, denominado Dualogic, passa por notável evolução e agora se chama Dualogic Plus. Recentemente, em novembro, por ocasião do lançamento do novo Palio, já se havia notado melhor no funcionamento do câmbio, especialmente na operação automática. Agora ficou ainda melhor, mas por enquanto só o Bravo modelo 2013 recebeu a novidade. Claudio Demaria, o italiano engenheiro-chefe da Fiat brasileira, garante que o Dualogic Plus será estendido paulatinamente ao resto da linha.

A mudança mais notável é passar a haver o avanço lento, o chamado creeping, ao levantar o pé do freio, como acontece em todos os câmbios automáticos, como os epicíclicos, CVT e até o Hondamatic, e além dos robotizados de dupla embreagem. Ficou incomparavelmente mais fácil efetuar manobras como estacionar e muito mais cômodo andar lentamente no tráfego anda e  pára. Não é mais necessário controlar a aceleração nessas situações, ela é dada pelo próprio sistema.