Fotos: Nissan
Cativante, o Nissan Versa SL, o topo da linha, que o AE avaliou. O motor 1,6-litro flex da marca, de 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 m·kgf a 4.000 rpm, com um ou outro combustível, agradou bastante. É um 4-cilindros duplo-comando acionado por corrente, de 4 válvulas por cilindro com
variador de fase continuamente variável na admissão, de 78 x 83, 6 mm para uma cilindrada de 1.598 cm³. Disposição,
elasticidade e notável suavidade são seus traços marcantes. O corte de rotação é a 6.500 rpm, ideal.
Há motores 1,6-litro mais fortes no mercado, é fato, como o E.torQ
Fiat, de 117 cv, o Peugeot EC5, de 122 cv, e o excepcional dos Kia
Cerato e Soul, de 126 cv, e certamente o Versa poderia se beneficiar de taxa
de compressão mais alta, já que 9,8:1 é pouco para os dias de hoje.
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O bom e agradável motor 1,6 Nissan duplo-comando de 16 válvulas |
O motor é atrelado a câmbio manual de cinco marchas preciso e fácil de
usar e – bom para alguns, ruim para outros – com velocidade máxima de 189 km/h em quinta, a 150
rpm abaixo da rotação do pico de potência. A 120 km/h em quinta, 3.450
rpm, na média dos carros dessa cilindrada no mercado. Mas a suavidade do motor é
tal que mascara um pouco esse giro que poderia ser um pouco menos. Não há a
desnecessária e incômoda trava na alavanca contra engate involuntário da ré quando "debaixo" da
a quinta, existe trava interna.