google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Google Images

Foi mesmo um ano incrível, 1948. E bissexto.

A Ford Motor Company anuncia seu primeiro projeto do período de paz, o Ford 1949, um grande sucesso (foto acima).

A Ford France apresenta o Vedette no Salão de Paris, com motor V-8 de 2.158 cm³ e 60 cv. Foi o primeiro carro do mundo com suspensão McPherson e evoluiria para o Simca Chambord depois que a Simca comprou a Ford France em 1954.

Ford Vedette (forum.321auto.com)

Começam as provas de Stock Car nos Estados Unidos, na praia de Daytona, sob a égide da Nascar, tudo criado por Bill France, depois continuado por seu filho, Bill France Jr.

Stock cars em Daytona Beach, EUA (auto.howstuffworks.com)

Quatro dias atrás tomei o slogan dos Biscoitos Tostines como base para mostrar um aspecto do trânsito brasileiro e disse que o Brasil está fabricando idiotas com seu arcaico sistema de trânsito. Eis que anteontem abro o jornal  O Estado de S. Paulo e leio que a PM vai dobrar o efetivo no período de férias em razão do elevado número de mortes nas estradas. Desculpe, PM, em que pese sua boa intenção, não é por aí vocês vão conseguir o nobre objetivo..

Não é possível que as polícias rodoviárias brasileiras não entendam que trânsito se fiscaliza monitorando-o e não fazendo bloqueios que pouco resolvem. Hoje a tecnologia de imagem permite que câmeras façam grande parte desse trabalho, mas elas não substituem uma coisa chamada carro policial em movimento, patrulhando, observando o tráfego, analisando o comportamento dos motoristas e abordando-os caso cometam alguma infração ou denotem não estar de pleno domínio do carro qualquer que seja o motivo. Podem até estar sóbrios, mas isso não os impede de dirigir fora do padrão.
Fig. 1 Esquema de um rupor mostrando a variação do dwell com a folga nos contatos. Em vermelho, menos folga, dwell menor

Schliesswinkel = Ângulo de permanência
Öffnungswinkel = Ângulo de abertura
Amboss (verstellbar) =  Martelete (ajustável)
Ablenkehöhe =  Folga
Unterbrechenocken =  Ressalto de interrupção 


Dando continuidade à história da ignição, vamos aprofundar a visão em cima de um fator muito pouco compreendido, até mesmo pelos mecânicos mais velhos e experientes. Também vamos ver como a evolução tecnológica ofereceu diferentes soluções técnicas para um fator tão importante para a ignição quanto o ponto de centelhamento.

Vimos no artigo anterior que o engenheiro Charles Franklin Kettering patenteou o sistema Delco de ignição, usando uma bobina de ignição operando como bobina de Rhumkorff. Este é o nosso ponto de partida.

No sistema Delco, o platinado é um interruptor elétrico simples, que abre e fecha sincronizado com a rotação do motor. Ele fecha o contato, a corrente elétrica flui pelo enrolamento primário da bobina e pelo platinado, e esta corrente cria um campo magnético no núcleo de aço da bobina.

Após um determinado tempo, o platinado se abre e corta a corrente elétrica. Sem a corrente elétrica, o campo magnético não pode ser mantido, e, ao colapsar, induz uma alta tensão no enrolamento secundário da bobina, e cria uma corrente elétrica de alta tensão que produz a centelha na vela de ignição.
Fig.2  Sistema Delco convencional

Isso é o que todo entusiasta mais aplicado sabe sobre esses sistemas. Porém, vamos refazer este processo em ordem inversa, acompanhando o caminho da energia.

Antes de entrar no assunto, considero esse logotipo das Peças Originais Fiat o melhor da indústria de todos os tempos. Pena que não exista mais devido à mudança de logotipo da marca ocorrida em 2005, se não engano, depois que terminou a associação com a General Motors. Se o leitor notar bem, os "A" representam uma parte qualquer do automóvel. Um deles, o de fundo claro, é a peça cansada, enquando o de fundo vermelho é a peça de reposição, nova, que aparece entrando no lugar da velha. Perfeito! Mas vamos ao quero dizer neste post.

Como muitos leitores já sabem, fui concessionário Vemag e depois Volkswagen, num total de 11 anos. Baseado primeiro na intuição quando adolescente, depois na lógica e finalmente na experiência pessoal, um dos pontos de honra na concessionária era aplicar nos carros dos clientes exclusivamente peças originais fornecidas pelo fabricante do veículo, primeiro Vemag e depois Volkswagen.