google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: culturaaeronautica.blogspot.com
A capa do pitot com o aviso "Remova antes do voo")

"Manicacada" é jargão aeronáutico para fazer alguma besteira na pilotagem. Também, há um ditado que diz "Só há dois tipos de piloto, os que nunca pousaram com o trem em cima e os que já". O mesmo ditado pode ser aplicado para a capa do tubo pitot, trocando as palavras de acordo. Pois eu já fiz uma manicacada de decolar com o pitot estando com a capa, que serve para evitar a entrada de insetos, que poderia afetar a leitura do indicador de velocidade do ar (air speed indicator).

O tubo de pitot é um dispositivo que faz parte do sistema de informação de velocidade aerodinâmica de uma aeronave.Ele capta o ar que passa pelo avião e a pressão resultante é usada para, por meio de uma membrana, aciomar o ponteiro do instrumento na cabine.

Cedo se aprende a fazer a inspeção pré-voo como passo esssencial antes de decolar. Um dos itens é justamtente certificar-se de que o pitot está sem a capa.

Nos anos 1960 eu costumava voar no Aeroclube de Nova Iguaçu, uma vez que mais próximo, o Aeroclube do Brasil, em Manguinhos, próximo a refinaria de petróleo de mesmo nome, tudo na avenida Brasil, no Rio de Janeiro, havia sido fechado por ordem do presidente Jânio Quadros depois que o Vickers Viscount presidencial e um North American T-6 da Força Aérea Brasileira quase colidiram ali perto. Só que os T-6 não operavam no aeroclube, mas em alguma base aérea, do Galeão ou Afonsos. Mas o Aeroclube do Brasil foi fechado e ponto final, num dos mais absurdos atos do Executivo que se tem notícia.
Foto: Marinha do Brasil


O assunto do voo AF 447 está nas manchetes dos noticiários no mundo inteiro, especialmente depois que as caixas pretas (gravadores de voz da tripulação e de dados do voo) foram recuperadas com todos os dados armazenados intactos depois de quase dois anos.

Assim como à época da colisão do jato Legacy com o Boeing 737-800 da Gol, em 29 de setembro de 2006, eu disse em coluna no Best Cars Web Site que a culpa cabia aos controladores de voo e não aos pilotos do jato menor, pois havia sido para evitar colisões aéreas que o sistema de controle de tráfego aéreo havia sido criado pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial, confirmado pela condenação recente de um controlador, a culpa deste acidente com o Airbus 330 da Air France não cabe aos fabricantes dos tubos Pitot, onde gelo se formou causando interrupção no funcionamento dos indicadores de velocidade do ar - o velocímetro do avião – mas aos pilotos, que cometeram um erro primário.

O Google oferece já há algum tempo em sua ferramenta gratuita Mapas, a possibilidade de consultarmos como anda o trânsito nas principais vias da cidade. Tenho utilizado com frequência o recurso e me surpreendido com a precisão das informações.

Normalmente, ao sair de casa, a primeira coisa a fazer era sintonizar o rádio na estação que periodicamente fornecia informações do trânsito diretamente do repórter aéreo. Mas na maioria das vezes, o repórter está dando informações da zona sul e você está na zona oeste. E vice-versa.
Foto: autor

O problema de trânsito congestionado não é excesso de veículos, como os "especialistas" em trânsito gostam de falar e os jornalistas das emissoras dedicadas a trânsito repetem feito papagaio. O problema é outro, é o excesso de gente, resultado do inadmissável adensamento populacional das cidades por total irresponsabilidade da autoridade municipal, certamente esfregando as mãos ante a perspectiva de faturar  muito com Imposto Predial e Territorial Urbano, o conhecido IPTU, recebendo de braços abertos as construtoras de prédios de apartamentos.

Para ilustrar o que digo, veja a foto acima. Ela foi tirada ontem às 16h15 na estação Ana Rosa do metrô, em São Paulo. Eu voltava para casa após uma reunião com um cliente. Ao desembarcar nesta estação para  passar da linha verde para a linha azul e ao me dirigir à escada rolante, congestionamento...de gente! Fiquei impressionado e fiz a foto.