google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: colunistas.ig.com.br

Nesse início de tarde saiu a notícia-bomba: carros prontos e autopeças não terão mais licença de importação automática, ou seja, para importar a partir de hoje (12), só com licença prévia. Tudo indica tratar-se de retaliação à Argentina, que impôs medida semelhante recentemente, mas pelas regras do comércio internacional não é permitido impor restrições a um só país.

Exigida a licença prévia, o governo só autoriza importação se e quando quiser, o que se traduz numa barreira branca às importações.
Foto: autor
Não é o 427 ha história, mas é idêntico

Anteontem o Juvenal Jorge postou uma excelente matéria sobre a estreita relação dos Corvette com os astronautas, principalmente com os do Projeto Apollo, a empreitada que colocou o homem na Lua em 1969. Que epopéia! Que coragem a desses caras!

Alguns anos atrás vi uma entrevista com um brasileiro, engenheiro da Nasa, que mostrou um relógio de pulso, digital, vagabundo, desses que se compra em camelô, e ele afirmou que aquela porcaria tinha mais capacidade computacional que o enorme computador de bordo da Apollo 11. E que era muitíssimo mais confiável.

Mas o homem foi pra Lua. E foi e voltou.
Foto: oficinavw.blogspot.com

Há uma velha piada que conta um diálogo entre um médico e um mecânico.
— O trabalho de vocês é fácil, é o mesmo modelo sai ano entra ano — diz o mecânico — temos que aprender novidades todos os anos para poder desmontar e montar alguma parte quando dá defeito.
— É, mas eu queria ver você desmontar o motor com ele funcionando — respondeu o médico.

Piada a parte, essas duas classes de profissionais têm diante de si o maior de todos os desafios, o diagnóstico. Uma vez diagnosticado o problema, vem a sua correção. Mas primeiro é preciso saber o que fazer, seja abrir o abdômen do paciente, seja desmontar o motor.

Na minha vida profissional, seja como subchefe de oficina de concessionária Vemag ou sócio-gerente de uma, em que era responsável pela assistência técnica, vi-me diante de problemas difíceis de resolver e errei muitas vezes.


Antes de começarmos, gostaria de dizer que este é um post diferente, porque é participativo, onde você, caro leitor, vai poder acompanhar, experimentar, tomar decisões, observar resultados, e, acima de tudo, compartilhar o que percebeu e o que aprendeu com outros leitores para então ter uma posição mais definida sobre as decisões burocráticas que norteiam nosso trânsito.

A Prefeitura de São Paulo vem desde o ano passado promovendo uma padronização de velocidades dos principais corredores de trânsito da cidade. Ano passado foi a vez da Avenida 23 de Maio, que teve sua velocidade reduzida de 80 km/h para 70 km/h, e agora rebaixaram as velocidades das avenidas Santos-Dumont, Tiradentes e passagem sob o Vale do Anhangabaú de 70 para 60 km/h.