google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Muito se fala sobre as diferenças entre tração dianteira e traseira, especialmente aqui no blog, onde o amigo AK mantém uma justíssima cruzada em prol da hoje rara tração traseira. A cruzada é justa porque realmente não há nada que satisfaça mais um entusiasta do que um carro de tração traseira bem feito.

Apesar disso, acredito hoje que mais importante não é qual roda traciona, e sim o carro como um todo. Em engenharia, não existe melhor ou pior, existe uma coleção de compromissos feitos em cada detalhe do carro, um balanço eterno entre os vários parâmetros que um veículo deve atender no uso. Economia contra desempenho, conforto de marcha contra aderência em curva são os mais conhecidos, mas tudo, da maçaneta da porta ao parafuso de roda, é balanceado como esses parâmetros mais importantes durante o projeto de um carro.



A recente avaliação do JAC feita pelo Bob teve uma audiência incrível, ultrapassando rapidamente o nosso até então eterno campeão de acessos, a avaliação do Agile. O interesse pelo carro é grande, auxiliado por uma campanha publicitária com o apresentador de tevê Faustão.

Tenho ouvido vários comentários de pessoas impressionadas com o carro, principalmente pelo fato de que é um carro completo, inclusive com ABS, airbag e seis anos de garantia pelo preço anunciado de apenas R$ 37.900,00. Realmente hoje em dia é um preço bem competitivo, e o carro merece a atenção que recebe. E espero que venda muito bem, e mude o mercado atual em termos de conteúdo. Nós, os consumidores, só temos a ganhar com isso.
Foto: Divulgação Porsche
O Semper Vivus posa no estande da Porsche no Salão de Genebra

A Porsche é uma das fabricantes mais respeitadas e competentes do mundo, não há quem  possa ter dúvida disso. A genialidade de Ferdinand Porsche é incontestável, basta ler sobre sua vida em obras como o livro da Alaúde Editorial em lançamento, "Porsche - o Homem, o Mito, o Carro", de Paulo César Sandler, 296 páginas (ver mais em www.alaude.com.br)..

Mas a Porsche não precisava ter alterado a sua história e, por que não, a história do automóvel.
Lembrei do texto acima logo após ler as impressões do Bob sobre o Corolla 2012. Com todo respeito que tenho ao amigo e à sua valorosa opinião, faço questão absoluta de discordar. Para mim, "Corolla" e "carro de corrida" são coisas divergentes, antagônicas, dois extremos opostos de retas paralelas especiais, que não se cruzam nem mesmo no infinito.