google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
O senso comum, especialmente nas áreas de engenharia, diz que o melhor nem sempre é o mais bonito. Particularmente eu concordo. Um carro de corrida, por exemplo, tem que ser rápido e ponto final, por isso os F-1 e demais carros das categorias de ponta como a Le Mans Series, os carros são cada vez "menos carros" e mais máquinas de uso exclusivo para velocidade.

No passado, os carros eram muito mais vistosos e bonitos, é inegável, assim como eram duvidosas suas concepções aerodinâmicas. Em 1975, um francês que pilotava um BMW em provas de endurance achou que podia colocar, literalmente, um pouco mais de cor nas pistas. Hervé Poulain teve seu 3.0 CLS pintado pelo artista e amigo Alexander Calder e correu com o carro nas 24 Horas de Le Mans daquele mesmo ano, mas não terminou a prova. É a foto do carro que abre este post.

Andei dando uma olhada nos CDs lançados há anos atrás com todos os testes da revista 4 rodas digitalizados, da primeira edição em 1960 até o final de 2003, e achei um teste interessante, com a linha de motos CB da Honda, em setembro de 1969, portanto anterior a este que vos escreve vir ao mundo.

Ao contrário dos carros, que ao longo dos anos viram a potência específica aumentar bastante, as motos testadas já desenvolviam potência similar (e até maior) do que as motos de hoje em dia. A diferença é que toda a linha CB usava motores bicilíndricos, mesmo a 125, e hoje predominam os monocilíndricos.

Foto: goodyear.com.mx

Faz um bom tempo que tento convencer os fabricantes de pneus a relançar o pneu radial medida 155SR15 ou, como se especifica hoje, 155/80R15. Que carros usavam-no? Todos os Volkswagen sedã de aro 15 e todos os DKW-Vemag. Mas eles não saíam assim de fábrica, vinham com pneus diagonais 5,60-15 que muitos compradores mandavam trocar pela medida acima, só que de marca Pirelli modelo CF67, antes de sair com o carro zero-quilômetro da concessionária.

Isso a partir de 1962/1963, quando os pneus radiais começaram a aparecer mais no mercado de reposição. Até então só o FNM 2000 JK, o Alfa Romeo 2000 berlina (sedã em italiano) brasileiro, tinha pneus radiais de fábrica.


Andei tentando agendar uma data para a vistoria anual obrigatória no Detran-RJ, sem sucesso. Na verdade um posto tinha vaga, o de Magé, mas me recuso a ter que viajar a outro município para me submeter a tal vistoria. E as datas disponíveis já eram para o mês de abril, donde concluo que como só tenho até 30 de abril para vistoriar meu carro (placa final 0) segundo o calendário divulgado, provavelmente não conseguirei cumprir a exigência, mesmo tentando o agendamento com dois meses de antecedência.

Outro dia, por conta de algum apagão, o sistema do Detran-RJ ficou fora do ar e as pessoas que tiveram seus carros vistoriados nesse dia não conseguiram levar o documento (CRLV) de 2011 para casa. Em nota, o Detran-RJ comunicava que as pessoas que lá estavam não precisariam fazer novo agendamento (seria o fim da picada!), bastando retornar aos postos nos 5 dias seguintes. Ora, qualquer morador do Rio sabe o caos que são os postos de vistoria em dias normais, imaginem nesses dias com movimento extra. E o pobre do cidadão que já perdeu o dia de trabalho para cumprir com essa obrigatoriedade, corre o risco de perder mais um dia dentro de um contêiner entupido de gente, rezando para uma boa alma gritar o seu nome e entregar o documento verdinho que lhe permitirá rodar o resto do ano.