google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Quais são as características da moderna minivan? Tração dianteira? Motor transversal? Rodas dianteiras localizadas bem adiante da cabine? Um desenho monovolume com capô curto e bem inclinado? Um assoalho plano em toda a extensão e arranjo flexível de bancos e espaço para carga? E quem foi a primeira? Renault Espace, Dodge Caravan/Plymouth Voyager ou Nissan Prairie, as três em 1982? E a DKW Schnellaster (transportador rápido)? Ela tinha tudo isso em 1949. É mais do que hora de lhe prestar esse reconhecimento.



Foto: supercarioca.fotopages.com


Quando li o post do Alexandre Cruvinel, Categoria D, me lembrei de um fato parecido. Uma coisa puxa a outra, como se diz.

Em 1996 eu estava na revista Autoesporte, editor de testes e técnico. Tínhamos recebido o então novíssimo BMW Z3 para teste e saí com o fotógrafo Ricardo Novelli para a sessão de fotos.

Pouco antes eu havia estado na inauguração do Cesvi Brasil S.A, Centro de Experimentação e Segurança Viária, com raízes na Espanha, uma organização voltada para os profissionais do setor de reparação e dos mercados segurador e automobilístico em geral.

O Cesvi é localizado no condomínio industrial City Empresarial Jaraguá, nos limites do município de São Paulo. Logo identifiquei ali o local perfeito para fotos de testes, pois além de não ser via pública tem um traçado variado. Por isso fomos fazer as fotos do Z3 lá.


O carro acima é, na opinião deste colunista, o mais emocionante lançamento automobilístico deste ano. Sim, a veneranda empresa familiar de Malvern Link, Worcestershire, Inglaterra, a Morgan Motor Co, volta a fazer um tipo de carro que a deixou famosa: o carro esporte de três rodas.

Os carros de corrida clássicos são marcantes pela sua história apaixonante, desde sua criação e desenvolvimento, participação nas corridas até seu atual estado, seja em um museu, participando de eventos ou mesmo friamente abandonados e esquecidos.