google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Como curiosidade, a tabela acima mostra dados e resultados de um câmbio falado no post Over...o quê? de hoje à tarde, o do Corvette C4 com caixa manual de quatro marchas e overdrive. As características referem-se a um veículo ano-modelo 1985. A última coluna da direita é a queda de rotação nas trocas de marcha a 4.000 rpm, a rotação de potência máxima do motor. Clique na imagem para ampliar.

BS
Foto: Wikipedia

O título deste post é paródia de antigo anúncio da Vemag, fabricante do DKW de 1956 a 1967, quando lançou o dosificador de óleo Lubrimat em 1964, "Lubri...o que da Vemag?" O "over"de quero falar é o overdrive, pois tenho notado que seu significado não é compreendido o suficiente. A foto acima é de um conjunto overdrive Laycock de Normanville, inglês, um dos mais conhecidos.

"Drive" [drái-v] em inglês, quando se trata de construção de caixas de mudanças, quer dizer acionamento, tomada de movimento. Nas caixas típicas de três marchas, a terceira não é constituída por um par de engrenagens como a primeira e a segunda, mas por um arranjo em que o movimento do motor passa pela caixa sem qualquer alteração e se conecta dirtamente à árvore de transmissão, o nosso conhecido cardã. (esta palavra parece originar-se de Geronimo Cardano, matemático italiano do século 16, que teria criado esse tipo de peça para os mecanismos das máquinas).


Em setembro de 2010 a Só Veículos, de São Paulo, nos enviou uma lista de carros que poderíamos avaliar. Como somos democráticos fizemos uma enquete para escolher qual avaliar primeiro e a picape Ford F-150  SVT Raptor obteve a maioria dos votos. Mas não conseguimos avaliá-la naquela época porque a unidade disponível fora vendida. Isso não foi ruim, pois o Arnaldo Keller avaliou o segundo mais votado, o Porsche 911 Turbo.

Desde então todas as unidades que chegavam na Só Veículos foram vendidas de imediato. Até que na semana passada conseguimos andar em uma delas antes que fosse vendida. Infelizmente, como se trata de um carro zero-quilômetro não conseguimos rodar em estradas de terra como as de Baja no México, de acordo com a proposta da Raptor. Mas mesmo assim ao autoentusiastas Bob Sharp, Felipe Bitu e Juvenal Jorge conseguiram ter uma boa ideia de como ela anda.



Estive almoçando hoje com o amigo Renato, aquele do Ferrari 308 GTB da subida de serra, e conversávamos sobre o problema que o Focus Ghia dele, com aproximadamente 50 mil km rodados e pouco menos de dois anos, apresentou recentemente e o atendimento dado pelo concessionário, já que o carro ainda goza de garantia de fábrica.

O carro começou a apresentar um forte barulho na parte da frente, que ele acreditava ser algum componente da suspensão, talvez uma bieleta. Assim que pôde, levou o carro ao serviço autorizado e o deixou para que fosse examinado. Dias depois, o diagnóstico deles: amortecedor estragado.