google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Desenho: vnc.thewpp.ca


Todo sistema hidráulico dos freios dos carros atuais é duplo. No Brasil é mandatório pelo Contran desde 1977 e nos EUA, a partir de 1968. Na Europa, certamente antes, pois é creditado à Saab o primeiro duplo circuito em diagonal.

Antes o circuito era único e um vazamento grande em qualquer ponto ou falha do cilindro-mestre significava perda total e imediata de freios, um dos eventos mais perigosos que existe num veiculo. Veja na ilustração abaixo, a partir do cilindro-mestre é um circuito único para os freios das quatro rodas.

Freios com circuito único (desenho kfz-tech.de)

Essa semana estive no Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), um grande centro de pesquisa dedicado ao estudo da reparação automobilística, e que, como o proprio nome diz, dedica atenção especial à segurança viária.

Falávamos sobre a importância da educação no trânsito, principalmente depois que o governo passou uma "canetada" decretando que os fabricantes de automóveis devem fornecer ao mercado veículos equipados com equipamentos de segurança ativa e passiva, como freios ABS e airbag. O governo tratou a questão de uma maneira simplista, como se fossem os carros os principais responsáveis pelas vítimas do trânsito.



Antes da crise econômica de 2008, o petróleo chegou a ser cotado próximo a US$ 150,00/barril, mas depois dela a economia mundial arrefeceu, o consumo diminuiu e os preços caíram. Com a retomada do crescimento, agora impulsionado pelos chamados “países emergentes”, liderados por China, Índia. Rússia e Brasil, lentamente os preços do petróleo voltam a subir, puxados principalmente pelo aumento da demanda e pela queda na oferta.

Os analistas concordam que não há um patamar confiável de teto para o preço futuro do petróleo. Sequer um valor tão alto quanto US$ 250,00/barril é uma aposta segura, segundo suas palavras.

Foto: drivinglessonscork.com

A notícia ontem explodiu feito bomba. A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Município de São Paulo anunciou plano de reduzir a velocidade máxima de avenidas importantes. Segundo o divulgado nos principais jornais, a Prefeitura quer padronização para reduzir acidentes. Mas sabemos que o objetivo é bem outro, é ampliar a fábrica...de multas.

O secretário de Transportes proferiu o besteirol "O foco principal é que as pessoas saibam de forma mais intuitiva quais são as velocidades permitidas na cidade. E, portanto, respeitem os limites de forma mais intuitiva e não apenas dependendo da sinalização do local". A "intuição" vai fazer um grande bem para o caixa da Prefeitura, já que é justamente a intuição que norteia os motoristas dos países ditos avançados a adotarem determinada velocidade. O incompetente secretário parece desconhecer que toda via tem sua velocidade natural.