google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Não é novidade alguma que as autoridades de trânsito cada vez mais tomam ações sem raciocinar direito. Por algum motivo que não consigo entender, mudaram o sentido e os acessos de algumas ruas por onde circulo todos os dias.


Acredito que todos os leitores conheçam muito bem as defensas metálicas, popularmente conhecidas pelo termo anglicano guard rail. Trata-se de um equipamento de proteção passiva que já salvou milhares, talvez milhões de vidas mundo afora, evitando a invasão de veículos no sentido contrário em autoestradas e quedas fatais de abismos e penhascos.



Em setembro de 2004 fui cobrir a Autoclásica - é assim mesmo que se escreve - para a revista Quatro Rodas Clássicos. Meses antes eu estivera em Buenos Aires e os amigos de lá, também autoentusiastas, insistiram que o evento era imperdível.

Meus amigos me "garantiram que fariam" o tempo ser bom, então fui, e constatei que a exposição é imperdível mesmo.



A pequena maravilha que vocês podem ver acima é o Amilcar C6 de 1927. O nome Amilcar é um anagrama dos nomes dos dois sócios, Akar e Lamy, e era uma empresa francesa que se especializou em carros esporte minúsculos, alcançando grande fama e prestígio antes da Segunda Guerra Mundial. Suas carrocerias eram pequenos "torpedos" de dois lugares apenas, tão estreitas que o passageiro ficava um pouco atrás do motorista, para que pudesse caber. Os carros eram extremamente equilibrados, levíssimos e bons de andar à moda, apesar dos pequenos motores.