google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Uma das grandes experiências do final de minha adolescência e início da fase adulta foi ter uma Vespa. A história desse veículo merece ser lida por quem tem um mínimo de interesse em assuntos de mobilidade.

Mas antes de falar dessa motoneta – sua definição oficial segundo o Código de Trânsito Brasileiro, veículo de duas rodas em que o condutor dirige sentado – ou patinete a motor, a estranha tradução de powered scooter, quero compartilhar com o leitor um fato dos mais incríveis.

Estava procurando uma imagem de Vespa para ilustrar este post quando recebo um e-mail de um grande amigo, o Júlio Carone, com fotos de auto-rádios antigos, da década de 1960. Como eu não estava encontrando a Vespa que queria, pensei em perguntar  ao amigo se ele tinha alguma coisa nesse sentido. O Júlio é o próprio "Homem do Túnel do Tempo", ele acha as coisas mais incríveis na fabulosa rede mundial de computadores.

Um detalhe útil e de simples execução em praticamente qualquer carro atual.
A luz do porta malas do Focus, modelo antigo, é visível de dentro do habitáculo.
Isso ajuda quando se sabe que ao destravar o porta-malas, mesmo com a tampa ainda fechada, a luz se acende. Evita que se esqueça a tampa destravada, deixando-se o carro acessível para amigos do alheio, além de eliminar a possibilidade de se perder a carga da bateria.
A luz passa pela fresta do cinto de segurança traseiro, do lado esquerdo, e é facilmente visível em qualquer condição exceto sob sol forte. Ao se virar para sair do carro, o motorista percebe a luz vindo de trás, e pode verificar que a tampa está destravada.
Cinto de segurança no banco traseiro, lado esquerdo.
A luz passa pela abertura onde corre o cinto de segurança. Visto da posição do motorista, ao se girar o corpo para sair.
Mais um detalhe genial de um carro genial.
Para ver mais textos sobre o Focus no AUTOentusiastas, entre pelos links abaixo.
JJ
...para terminar a série de posts sobre os Duesenberg J e SJ. Visitando hoje a garagem virtual de Jay Leno, topei com a foto abaixo, de Jay e um cabeçote de um de seus Dueseberg J:
A foto dá a exata noção do tamanho do motor e, por consequência, o resto do carro. Uma imagem realmente vale mais que mil palavras...
MAO
Finalmente, termino aqui o catálogo do Duesenberg J que andei postando por aqui. As partes iniciais dele podem ser acessadas clicando nas letrinhas de cor diferente aqui e aqui. Divirtam-se!
Chassi:

O chassi é construído com liga de aço de espessura 5,5 mm (7/32 pol), tem uma profundidade de 216 mm (8,5 pol) e as flanges tem largura de 70 mm (2,75 pol). Seis travessas tubulares ligam as longarinas, a maior tendo seção quadrada de 101,6 mm (4 pol), e a menor 63,5 mm (2,5 pol) em diâmetro. Contando a partir da frente, a primeira travessa é um tubo de seção circular, a segunda outro tubo, mas de seção quadrada de 63,5 mm (2,5 pol) de lado, curvado para baixo para dar espaço ao radiador. Não apenas é bem fixado nas longarinas por meio de rebites, mas conta também com suportes diagonais fundidos dos dois lados, suportes estes que distribuem melhor a carga na longarina, e tem 50,8 mm (2 pol) de diâmetro e 610 mm (24 pol) de comprimento. Essa travessa em A resultante tem a resistência de uma travessa de 610 mm de diâmetro, e é uma característica que contribui fortemente para o bom comportamento do veículo mantendo a frente do chassi rígida. A frente do motor é suportada no centro destes suportes fundidos. A terceira travessa é o suporte traseiro do motor, e é especialmente efetiva. A quarta travessa também é especialmente reforçada, e consiste em um tubo quadrado de 101,6 mm (4 pol), rebitado e soldado à longarina em abas especialmente largas. As travessas subsequentes (quinta, sexta e sétima) são tubos de seção circular, os dois últimos localizados antes e depois do tanque de combustível. Na frente e atrás, rebaixos nas longarinas permitem um chassi baixo, e grande flexibilidade para os construtores de carroceria no que tange posicionamento e altura dos bancos traseiros.
Jumelo: