Durante os três meses de verão na Suécia, junho, julho e agosto, saem muitos carros antigos pelas estradas. Em vários lugares tem encontros ”fixos” onde tudo mundo na área sabe que, se não chover, vem bastante carros interessantes para ver, e gente para conversar.
Um lugar assim fica em Trollhättan (uma hora de carro de Gotemburgo) no Slussarna (eclusas, onde se levanta barcos de um nível de água até um outro). Então, toda quarta-feira, nas horas depois do trabalho, vêm bastante carros e motos.
Semana passada fui para lá com a minha Ducati 1981. Era uma tarde bonita com sol, e tinha bastante gente. A variedade de carros era boa.
Eu levei uma câmera pequena e simples para tirar algumas fotos turísticas. Vejam:
Indigo 3000, carro sueco feito em 1996-97. Só 40 e poucos foram construídos antes da empresa falir. Ainda um pouco do site deles está vivo:
http://www.jossecar.com/specifications.html
O carro tem bastante peças do Volvo 960 por dentro, incluido o motor 3-litros de 6 cilindros em linha. A carroceria é de compósito plástico reforçado com fibra de vidro.
O "morro inglês". Aqui entusiastas de Jaguar, MG, Morgan, Triumph, TVR etc. estacionam os carros deles.
Uno 001. Um único carro feito em 1989 por uma pessoa que se chama Uno. Tudo feito à mão com chapas de aço. O carro ficou bastante pesado mas o motor lá atras é um Saab 900 turbo 16V com bastante potência.
Rolls-Royce 1934. Em Trollhättan há uma empresa que faz restaurações de Bentley e Rolls, veja:
http://www.rohdins.se/ Esse carro tem dono norueguês e ele era para levar o carro embora no dia seguinte. Por que ele não quer ter o
Spirit of Ecstasy em cima do radiador, não sei.

Volvo ÖV4, 1927. O primeiro Volvo tem o apelido "Jakob" mas ninguém sabe por quê. O motor é de 4 cilindros em linha, 1944 cm³ e 28 cv a 2.000 rpm. Velocidade máxima 90 km/h, mas era recomendado dirigir a 60 km/h. Freios dianteiros não tinha, não. Ao lado do Volvo há um Saab 900 conversivel de primeira geracão (86 a 93).
No caso de ter muita neve (nunca vi no verão) e você fica parado, deve ter bom ter esquis…
Tinha vários Saab 92 neste dia. Interessante ver um com pintura original e gasta, ao lado de um restaurado e ”perfeito”.
Esse Saab Sonett é uma réplica dos primeiros 6 Sonettes que foram construídos em 1956. Muito parecido com o original por fora e por dentro. Na foto, é so a repetidora do pisca na lateral que diz que é uma réplica (a repetidora é algo que um carro “novo” tem que ter agora).
Amilcar 1927. De longe e com essa cor, a primeira vista parece um Bugatti de miniatura. Mais de perto dá para ver que ele é bem diferente. Também é carro francês. Motor de 4 cilindros em linha, válvulas laterais, 1.078 cm³ e 35 cv. Pesa 730 kg, três marchas e três bancos para sentar.

Carros americanos da época 50, 60 e 70 são bastante populares na Suécia e tem muitos em qualquer encontro. E modernos tambem tem… Viper de última geração, Corvette Z06 etc.



Um
hot rod mesmo, com duas suequinhas do lado… A lei na Suécia permite carro “feito em casa” mas tem que passar várias inspeções e seguir regras apropriadas sobre carros feitos assim.

Motos também tinha. Aqui uma “Chopper” muito bem feita.

E aqui a minha Ducati 900 MHR no lado de uma Norton.

HJ