google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Antes de começar, peço desculpas pelo longo post com tantas fotos. Sei que para alguns leitores a página demora muito para carregar quando há muitas fotos. Mas não consegui escolher quais poderiam ficar de fora.

Esse post foi pensado para não ter nenhuma palavra. Porém acredito que nem todos captariam minha proposta. Além dos detalhes que valorizam as formas e das cores que ajudam a compor imagens que falam por si sós, a ideia é que cada um complete a foto usando sua imaginação. Seja para apenas completar o carro, imaginar como deve ser o resto dele, que motor usa, ou até para pensar em uma situação ou cena com o carro da foto. Acho que para um feriadão é uma ideia legal.

Claro que acho o nome dos carros importante. Mas também deixo para vocês a brincadeira de lembrar dos nomes de cada um. Escolha as fotos/carros preferidos e use sua imaginação.Se você pensar numa história muito legal e quiser escrevê-la, pode enviar para nós.

PK

O Dr Alexandre Murad pode ser um eminente cardiologista paulistano, mas o que o move realmente são os carros antigos. Tradicional colecionador e com um trânsito fácil no meio, O Dr Alexandre vem promovendo, já há 9 anos, uma carreata anual de carros antigos pelas ruas do bairro de Moema, na capital paulista, com o objetivo de angariar agasalhos e mantimentos não perecíveis para ajudar os mais necessitados durante o duro inverno de nossa cidade.
Os AUTOentusiastas sempre estão presentes, visto que os dois filhos do Dr Murad (Alexandrinho e Guilherme) são grandes amigos nossos, fora o fato de que o evento é de causa nobre, e muito agradável de se participar. A qualidade e quantidade de carros que se junta a carreata é melhor a cada ano.

Este ano, a já famosa "Carreata da Solidariedade" de Moema ocorrerá no dia 30 de maio próximo. A concentração é na Al. Jauaperi, esquina com a Av. dos Eucaliptos, em frente à Igreja Nossa Senhora da Esperança, de onde os carros partem para duas carreatas distintas pelo bairro, uma seguindo pelo lado conhecido como "Pássaros", a outra, pelo lado conhecido como "Índios", tomando a Av. Ibirapuera como divisor.
Os carros e os voluntários seguem pelas ruas colhendo doações, sejam entregues pelas pessoas nas ruas, pelos porteiros de prédios que já separaram suas doações, ou até mesmo jogadas pelas janela.
Se você tem um carro antigo, ou simplesmente quer ajudar, encontre-nos lá na concentração, a partir das 9h da manhã do dia 30 de maio. Se quiser fazer sua doação de roupas ou de alimentos não perecíveis, vá à concentração, ou nos aguarde pelas ruas do bairro. As entidades ajudadas agradecem.
Participe! Ajude! Leve calor humano a quem precisa!

MAO
Com fotos de Paulo Keller e Juvenal Jorge


A marca FN (Fabrique Nationale de Herstal) é muito mais conhecida por suas armas. Afinal de contas, a indústria belga foi fundada em 1899 justamente para produzir armas e munição, e teve uma história gloriosa neste campo durante mais de 100 anos, que inclui o famoso fuzil FAL e a pistola Browning Hi-power, baseada no imortal Colt 1911 A1 de John Browning, mas com munição em calibres “europeus” como o 9 mm e o 7,63 Luger.
A indústria de armamentos, por sua intimidade e pioneirismo com a precisão e alto volume de produção, esteve sempre muito ligada ao início do automóvel e das motocicletas, como já contei aqui quando falei de Henry Leland. Assim, vemos a FN desde o seu começo produzindo bicicletas (tanto a corrente como a cardã), e seu logotipo reflete isso: um fuzil e um pedivela cruzados, dividindo as letras F e N.
As motocicletas não demoraram a aparecer. Mas em 1905, aparecia a maior contribuição da marca belga para a história da motocicleta: o primeiríssimo quatro cilindros em linha.

Desde que a Honda popularizou esta exótica configuração no fim dos anos 60, quatro cilindros em linha em uma moto parecem corriqueiros, mas ainda me lembro de uma época em que ver quatro tubos de escape saindo de um reluzente e aletado motor de motocicleta, feito um cacho de bananas cromado e brilhante, ainda nos fazia parar catatônicos, ao mesmo tempo que um arrepio percorria a espinha e o queixo perdia toda a sua sustentação... Era algo raro, exótico, tão irreal em seu exagero e óbvia potência, que simplesmente nos embasbacava. E o som! Ah, a melodia catártica que emanava daqueles quatro tubos juntados em um! Era algo que fazia o nosso dia, nosso mês e o nosso ano, apesar de durar alguns segundos apenas.
E parar catatônico foi o que fiz quando, percorrendo a deliciosa feirinha de Lindoia no fim de semana passado, encontrei a moto cujas fotos ilustram este post. Uma FN!


Provavelmente um modelo de antes de 1910, estava lá em toda sua glória uma moto que só tinha visto em fotos muito antigas e sem detalhes. O motor , com a admissão sobre o escape, é minúsculo e parece obra de um relojoeiro. O magneto Bosch é enorme, perto do delicado motor. Inicialmente com 365 cm³, a partir de 1906 já tinha 410 e, finalmente em 1910, 498 cm³. A transmissão final é por cardã, e a moto na verdade tecnicamente é um ciclomotor, pois tem uma corrente e pedais de bicicleta para partida e emergências. O garfo dianteiro é cantilever, e a traseira é rígida, sem suspensão.
Algo raro, historicamente significativo e inacreditavelmente belo para qualquer um com alguma afinidade mecânica. E imaginem o barulho que deve sair desses quatro escapamentozinhos...

MAO

E eu acordei de madrugada de novo para assistir um GP de Fórmula 1. Bem, isso não é novidade para ninguém aqui em casa.

Independentemente da corrida ter sido boa, devido as diversas alterações de posições, a sorte de Jenson Button ao permanecer na pista, o show de pilotagem de Lewis Hamilton, duas coisas ficaram remoendo na minha mente.

1º - O que realmente estará acontecendo com Michael Schumacher?
Não é repetir o que o Reginaldo Leme falou durante a transmissão, porque venho comentando isso com amigos durante toda a semana, mas tenho a impressão de que o "velho" Shummy está usando o carro errado. Sempre se soube que ele prefere um acerto de suspensão que torne o carro sobresterçante, diferentemente de todos os outros pilotos, que se sentem mais aptos a dirigir um carro que saia de frente. Quando ele saiu da Benetton e foi para Ferrari, nem Berger e nem Alesi conseguiam dirigir o carro regulado por Schumacher. Ao que tudo indica, o Mercedes-Benz não foi projetado para se dar bem com este tipo de regulagem. Isso mostra que não basta ser um excelente piloto para ganhar corridas e ser campeão. Que isso abra os olhos daqueles que adoram malhar o nosso Rubinho.

2º - Quanto tempo vai durar a paz entre Massa e Alonso?Independente de ser brasileiro, mas analisando como um amante de competições automobilísticas, o que o "Dom" Alonso fez ontem foi uma tremenda cachorrada, não sei se em castelhano podemos dizer uma "perrada".

Vi mais tarde declarações do Massa dizendo que foi uma contingência de corrida e se visitarmos os sites especializados há declarações da equipe dizendo que está tudo bem entre os dois. E eu vou acreditar nisso?
Se o Rubinho sempre foi o rei do fairplay, que ninguém espere o mesmo comportamento do Massa. Sinceramente, eu vou ficar de olho nas próximas corridas, porque se a Ferrari não tomar uma atitude mais severa com o "Princípe das Astúrias", nas próximas duas ou três corridas eu tenho quase certeza que vai ter volta e vamos ver Ferraris se batendo na pista, mesmo com os milhões de euros em jogo.

WCC