Esses dias houve uma discussão entre nós aqui do
AUTOentusiastas sobre um carro que desde seu lançamento, vem gerando uma certa
polêmica: o BMW X6. Há argumentos favoráveis bem como os desfavoráveis para o X6.
Ao seu favor, questões de
design como a "nova" linha de
carroceria para um utilitário
esportivo e bons números de venda se considerarmos o valor de mercado do carro, que não é pequeno. Não vamos entrar em considerações como o novo X6M, a versão mais potente do X6, que este já é um pouco diferente a abordagem. Não vejo uma boa
justificativa para se comprar um X6. Gosto muito de
BMWs no geral, mas esse ai não colabora para gostar dele. É um carro basicamente
esnobe, pois é menos prático e mais caro que os rivais.
A
ideia de se ter um
SUV era para
possibilitar o uso urbano e também em terrenos fora de estrada, condição verdadeira para quem mora em regiões de interior, próximo ao campo, caso de utilização quase inexistente no nosso mercado. Neste ponto, o X6 já deixa a desejar sua capacidade de enfrentar uma
terrinha e um barranco, pois os pneus
esportivos são lisos demais para o piso e não há opção de marcha reduzida. Ponto para o Range
Rover Sport, que é reconhecido como um dos melhores neste
quesito off-road. E no modelo 2010, há a versão V-8 de 5 litros com compressor, que faz o
RR Sport comparável em desempenho ao X6, mas com a vantagem de ser mais espaçoso e poder andar fora-de-estrada.
Ainda há pessoas que escolhem o carro pois ele é "mais alto" e "a posição elevada de dirigir ajuda no trânsito". A posição elevada do X6 ajuda só se for para aparecer mais no meio dos outros carros e mostrar que pode gastar mais num carro maior que o seu. Desta forma, outras pessoas vão olhar o dono do X6 no trânsito e vão pensar de cara "olha lá, mais um metido a besta com esse tanque de guerra", e já vão criar um sentimento imediato de desgosto.
Seu irmão menos estranho, o X5, oferece mais espaço interno para pessoas e bagagem, e ocupa menos lugar na garagem, sem falar na economia de dinheiro equivalente ao valor de um
hatch médio como um
Fiat Punto. E claro, o X5 é mais
econômico também, logo, o X5 parece ser um melhor negócio se a procura é de um carro familiar maior. Mesmo assim, em 2009, o X6 vendeu 15% a mais que o X5.
Já falamos antes da boa qualidade dinâmica do X6, que mesmo pesando um pouco menos que um elefante e com centro de gravidade tão alto quanto, consegue fazer curvas bem. O sistema de
tração xDrive é excelente, dirigi um X5 equipado com este sistema em superfícies (asfalto e concreto, não na terra nem na grama) de péssima aderência, e o sistema ofereceu o controle necessário para
tracionar exatamente o necessário, nem a mais, nem a menos. Digno de elogios. Em estradas boas, lisas, o X6 vai bem. Mas ainda é como ter um búfalo adestrado. Ele sabe dançar, mas o trabalho que deu para aprender vale a pena o investimento?
Mas se o propósito é fazer curva bem, por que não comprar um 550i
Touring? Não é carro de importação regular da BMW no Brasil, mas seria uma opção. O porta-malas é ligeiramente menor, mas é do tamanho de um carro civilizado, bem resolvido, mais
econômico e muito mais barato. E anda tão bem em aceleração ou mais que o X6. Então por que não pensar no M5
Touring? Anda muito mais que o X6 e oferece o mesmo espaço interno, por um tamanho externo menor. É
consideravelmente mais cara que o X6 normal, mas se ai for comparar com o X6M de desempenho semelhante, é mais barata. Como já havia comentado
anteriormente sobre esse tipo de carro, os
station wagons de alto desempenho hoje em dia me parecem a melhor opção, pois são tão rápidos e
dinamicamente acertados quanto os
sedãs similares, com mais espaço interno e
praticidade, e ainda podem ser usados todos os dias, tanto se o dia for no autódromo como no
supermercado.
Sendo assim, ainda me
pergunto. Para que comprar um X6?
MB
