A comparação entre o Saab 9000 Aero e o BMW M5 deu bastante interesse, pelo que parece. Eu comentei sobre o Porsche 911 (nos
posts do
MAO /
JJ).
Só para mostrar que não foi brincadeira que o 9000 que usei na Alemanha conseguia andar junto com o 911, vou começar com alguns dados.
Um 911 da época, o 964, tem 250 cv e 31,6 mkgf, pesa 1.400 kg. Um Saab 9000 Aero tem 225 cv e 34,7 mkgf e pesa quase 1.500 kg. Normalmente a potência de um motor varia mais ou menos 5%. As potências exatas dos carros da estória claro que não sei.
Outros dados dizem que a velocidade máxima do 911 é quase 260 km/h. Um 9000 Aero normalmente faz 240 e pouco. Acho que o motivo principal para a diferença é o valor do Cx x A (coeficente de arrasto multiplicado pela área frontal ).
Então, lembro que era 1995, no outono. Fui à Alemanha num fim de semana com minha noiva. Se não me engano, passamos a sexta e sábado para ver coisas históricas no Vale do Mosel. Lá perto tem o circuito de Nürburgring, que eu já havia visitado várias vezes antes. Quando o circuito abriu no domingo eu já estava lá.
Não lembro, mas pode ser que eu já tivesse feito umas 2 ou 3 voltas. Mas no começo da última volta eu vi um 911 no espelho. Pensei: ser melhor deixar ele passar, e fiz isso. Mas depois pensei: será que dá para seguir ele?
Os freios do 9000 estavam bastante gastos pelo tempo na pista, mas entrando nas curvas eu tentei dirigir com um pouco de cuidado durante a primeira parte da volta, até a ponte lá embaixo.
Com muita surpresa o 911 ainda estava à vista.
Depois da ponte começa a subida longa, e lá o torque do turbo ajuda bem e não se precisa frear tanto. Com muita surpresa o 911 ainda estava por perto. Achei muito engraçado.
Sei que isso não diz tanto sobre "quem é mais rápido", e não sei nada do motorista daquele 911. Só sei que o 9000 é bem fácil de dirigir e balançar no limite, é bem bacana para um FWD (tração dianteira).
Um 911 da época não era tão fácil de dirigir no limite e com motorista normal não é moleza fazer tempos respeitáveis no "Ring". Com outros motoristas claro que poderia ter outro resultado. Mas tanto faz, foi uma experiência inesquecível.
Mais tarde naquele dia, ainda cedo, estava voltando para a Suécia. Ahhh!, pouca gente na
Autobahn, momentos raros e gostosos.
Não lembro quem chegou na traseira de quem, mas estava lá eu e outro 911, de novo. A
Autobahn nunca é totalmente vazia e às vezes tem-se que frear e baixar velocidade bastante para deixar um carro à frente ultrapassar outro carro ainda mais devagar.
Nas acelerações, o 9000 "puxou" o 911. Entre 130 e 230 km/h, o 911 estava "chorando". Só quando a gente chegou a uns 250 km/h (no velocímetro), o 911 conseguiu fazer um pouco de distância do 9000. Um pouco. E dali a pouco se precisava frear de novo. E depois, essa aceleração gostosa do 9000 Aero outra vez...
HJ
P.S.: Por que minha noiva não gritou e chorou no banco da direita? Naquela época ela não tinha carteira de motorista e não entendia nada dos perigos em velocidades altas. Na primeira volta no "Ring" ela disse sorrindo: " - Como os pneus gritam bem ..."
