google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Não é possível como a cada dia que passa, a falta de capacidade e bom senso parecem ser cada vez menores por parte das pessoas que deveriam justamente solucionar os problemas da cidade, ou pelo menos não agravá-los.
Todo dia passo pela Rodovia Raposo Tavares, que desde o começo do ano está em obras próximo à saída que eu utilizo. As obras estão levantando o muro central da pista, praticamente dobrando sua altura.


A justificativa para tal serviço é que em pontos específicos, mais exatamente perto das passarelas, os muros estão sendo erguidos para coibir a travessia de pedestres pela rodovia. Até aí, nada de mais, até uma ação válida em termos de tentar reduzir os atropelamentos, uma vez que as pessoas ignoram as passarelas por preguiça de andar até elas.
Só não pensaram em um pequeno detalhe. Ergueram o muro no meio da curva. No começo da rodovia, próximo a São Paulo (não conheço do km 50 para frente), o muro central é da altura do retrovisor de um carro comum, ou seja, é possível olhar por sobre ele e ver o que acontece do outro lado, e numa curva, é possível ver bem mais adiante no seu sentido. A foto abaixo mostra isso. (desculpem a qualidade péssima das fotos, foram tiradas com o celular).

Podemos ver por cima do muro (ignorem o poste...) bem o outro lado. Em diversas curvas, é essa a altura do muro, coerente com a necessidade do lugar.

A primeira tentativa de impedir a travessia de pedestres foi colocar uma grade tipo alambrado, mas o efeito é o mesmo do muro alto. A única diferença da grade é que em uma curta distância é possível ver o outro lado, como dá pra ver na foto acima pela Montana passando no outro sentido, e sem visibilidade atrás dela.


A foto acima mostra exatamente o problema: não dá para ver nada a alguns metros à sua frente, em um local onde é muito comum o trânsito parar repentinamente em todas as faixas. A velocidade máxima local é de 90 km/h (regularmente o trânsito flui a 100 km/h, rápido o suficiente para não permitir uma manobra rápida e frenagem segura em caso de emergência para a maioria dos motoristas comuns.
Resumo da ópera: talvez vão salvar a vida de alguns desmiolados que atravessam a rodovia a pé, mas vão causar diversos acidentes em um trecho que já não é dos mais seguros, provavelmente com mais vítimas fatais que nos atropelamentos.
Gostaria de saber quem é o imbecil que pensa nessas coisas... deve ser alguém que nunca passou pela estrada e não faz a menor ideia do que Situação de Risco e Área de Visibilidade significam. Só podia estar atrás de uma mesa assinando papel... E viva o Brasil.
Duas garagens para apreciar e sonhar.
Sem mais estragar com palavras, aqui estão duas garagens que eu gostaria de ter. Estou falando da arquitetura, claro.















Dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca. No ano passado participei do encontro realizado em São Bernardo do Campo e achei muito bacana. No encontro pude ver Fuscas de vários modelos e anos, versões especiais, muitos acessórios de época e outros carros Volkswagen também interessantes.




Nesse ano o encontro acontecerá no dia 24 de janeiro no Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo e no Palácio Iguaçu em Curitiba.
Para quem estiver sem compromissos eu recomendo, pois será diversão na certa.




Como eu vi a lista aqui no blog de 10 carros novos que se pode comprar (baratos) aí no Brasil, pensei que há tantos carros bacanas pelo mesmo preço aqui na Suécia, que resolvi procurar nos anúncios o que se pode encontrar, usado.
A maioria dos carros que eu encontrei eram muito caros, como novos. Mas quando os anos passam ficam baratos mesmo. Claro que tem motivos por isso, manutenção e o preço de peças.Um escape original para um Porsche 928 é carissimo, e se o motor de Ferrari dentro de um Lancia quebra, é nada baratinho.
Na lista abaixo escolhi uma variedade de carros que eu acho bacana mas mesmo assim baratos, e carros que parecem prontos para usar, sem defeito sério.Tem carros mais baratos ainda nos classificados aqui, mas são carros que têm defeitos também. Então, como sou autoentusiasta, a minha lista sobre carros bacanas que posso comprar é essa:
1. Maserati Biturbo, 1992, 89 000 km, 245 cv.
O Biturbo é meio anônimo por fora mas um 92 é bem mais bonito de que um 85. Se não me engano o V-6 Biturbo ficou com melhor qualidade em 1989. E o interior de qualquer Maserati é uma maravilha. Um carro que eu sempre gostaria de ter.
25 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


2. Lotus Elise, 2000, 120 000 km, RHD (right hand drive) com direção do lado direito
“Nunca usado na pista”. Na Suécia? (Esse carro é importado de Inglaterra). Eu sempre gostei de Lotus, quase qualquer modelo deles, normalmente muito leves e ágeis. Muitos “smiles per hour”.
E agora tem um Elise, quase novo, por 30 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


3. BMW 850i, 1991, 185 000 km, 300 cv, V12. Escape aberto.
Alguma vez alguém falou que: “a Gentleman only drives a car with 12 cylinders.” Algum dia acho que eu preciso comprar um.
19 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


4. Lancia Thema 8.32, 1989, 95 000 km.
Mesmo motor do Ferrari 328. Quase. O Lancia tem alguns cv menos mas como eles cantam!!! Melhor de que um Ferrari 328, bem melhor. Eu dirigi um Thema 8.32 em 1988, ai que maravilha! Levantei 4 ou 5 horas da manhã só para ter estradas vazias. Mais de 7.000 rpm. Primeira marcha, segunda, terceira, quarta, quinta. 230 km/h. Fique no Céu aquela manhã.
15 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


5. Saab 96. 1966,. 170 000 km, 2-tempos.
Sempre quis ter um Saab antigo 2-tempos. Meu pai teve um 64 com nariz curto. Eu dirigi ele nas ruas de terra e é uma diversão muito boa. Mas meu pai vendeu. Triste.
O carro na foto abaixo se vende por 4 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


6. Audi Quattro, 1983, 169 000 km.
O modelo que ganhou muitos ralis e foi o começo para Audi se levantar da lama e ser uma marca premium. O carro me faz lembrar as vitórias que ele teve aqui na neve. E com um escape aberto os 5 cilindros fazem um barulho muito diferente mas ainda legal. Com pregos nos pneus e 20 centimetros de gelo no lago…
29 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…



7. Jaguar XJR, 1998, 193 000 km, V-8, 365 cv, 2 donos.
Estilo elegante com bastante madeira de carvalho. “Space, grace and pace”. Não se precisa dizer mais.
24 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


8. Ford T, 1924.
Sempre pensei em ter um carro muito antigo. Sei que não é muito bom para andar, mas só os 10 km até a cidade mais próxima de casa algumas vezes em todos os verões seria legal. Não precisa ser um Ford, mas quando se fala de preço baixo, é isso o que se encontra.
20 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


9. Porsche 928 S4, 1991, 172 000 km.
Tem gente que fala que um 928 é barato porque está com "defeito de água" (water damaged). Brincadeira de gente com 911 resfriado com ar… Um 928 é um GT que eu sempre achei interessante. Acho que pelas viagens na Alemanha.
30 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


10. Rolls-Royce Silver Shadow, 1970, 113 000 km.
Com muitas peças novas. Nova pintura em 1990. Novo escape. Novos freios. Novas peças hidráulicas. Novos pneus. Nova bomba d água. Nunca dirigi um Rolls e não sei se é legal ou não, mas é um Rolls. Espero que seja vendido com tanque cheio.
39 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…


HJ