google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)



Significado é algo complicado de definir. Certamente esta lista não é de carros ruins, todos os abaixo estão bem acima da média. Certamente não diz respeito ao sucesso ou fracasso comercial, todos os citados são casos de sucesso.

Esta lista é sobre admiração, ou falta dela.

Todo mundo respeita um Corolla, alguns até gostam muito dos seus. Mas não tem como se escrever uma ode a ele, é algo banal e sem graça, um meio de transporte eficiente mas efadonho.

E diz respeito também à futilidade. Algo fútil é algo não duradouro, passageiro, irrelevante para os que admiram o automóvel como a expressão máxima de seus criadores. Tudo que é feito de coração, por mais humilde que seja, é nobre.

Os carros abaixo não entram nesta categoria.

1) Alfa 8C "enganazionne":
"La vettura carcamana de Modena e Milano", manjada ópera italiana longa e efadonha, em que uma linda menina é filha bastarda de um casamento inglório entre duas famílias inimigas.


Ae



A Porsche está prestes a lançar o novíssimo Panamera, o primeiro esportivo 4-portas de quatro lugares da marca. O quarto modelo (911, Boxster/Cayman, Cayenne, Panamera) que está sendo apresentado sob o tema "uncompromised". Ou seja, foi desenvolvido sem comprometer a esportividade em nome do conforto e da carroceria quatro-portas.

Curiosidade: origem do nome Panamera

A "Carretera Panamericana" é um sistema de rodovias expressas que ligam o Alasca à Terra do Fogo, na Patagônia, com aproximadamente 48.000 km de extensão. Na porção que liga o extremo sul ao extremo norte do México era realizada a Carrera Panamericana (carrera é corrida em espanhol), similar à Mille Miglia, na Itália e à Targa Florio, na Sicília. Em 1954, o Porsche 550 RS Spyder chegou em primeiro e segundo lugares na classe até 1.500 cm³. Com o sucesso na corrida, a Porsche passou a utilizar o nome Carrera para designar alguns modelos e agora está usando o nome Panamera também em referência à prova.

Se você estiver com tempo, vale a pena navegar, ou viajar, no rico e muito requintado "hotsite" especial para o Panamera. Logo na abertura tem um vídeo maravilhoso com belas imagens e uma trilha empolgante. Lá dentro tem mais vídeos, matérias e downloads que são uma calma distração para os olhos e para a cabeça. Acabei de passar quase uma hora olhando tudo. O cadastro para acesso é rápido.


PK
Deixei para postar este artigo sobre a Toyota hoje em respeito ao centenário da GM, celebrado na semana. A General Motors é e seguirá sendo um dos maiores contendores automobilísticos globais e sairá da crise fortalecida, como em outras vezes em que enfrentou problemas em sua história.

Na revista HSM, do bimestre setembro-outubro, há uma análise na sessão "Dossiê - Culturas Poderosas" sobre a Toyota e sua eficiência como marca.

Mais uma revisita às práticas, cultura, filosofias e processos que colaboraram para seu enorme sucesso empresarial, além de ser a mais lucrativa dos fabricantes de veículos de massa. No ano fiscal de 2008, encerrado em março deste ano, faturou US$ 230 bilhões e lucrou US$ 15 bilhões.