Fotos: Autor
Faz tempo que é comuim, nos lançamentos, fabricantes e importadores oferecerem aos jornalistas uma miniatura do carro-objeto do evento. Na apresentação do JAC J3/J3 Turin à imprensa semana passada, em Campinas, SP, foi igual. Apenas vi que dentro da sacola com o material de divulgação havia uma caixa grande, de papelão, que na hora nem me preocupei em saber o que era exatamente, muito menos o que tinha dentro. Só em casa examinei o brinde, a caixa da foto acima.
Ao abri-la vi no seu interior uma caixa de Isopor, que pouca gente sabe ser uma marca antes pertencente à BASF e que hoje é propriedade da Knauf Isopor Ltda.. É um material derivado do petróleo e se chama poliestireno expandido. Por ser leve e relativamente resistente, é bastante utilizado como embalagem. Por ser um excelente isolante térmico, presta-se muito bem para carregar gelo ou bebidas geladas.
Ao ver a bem-feita embalagem de Isopor, aumentou minha curiosidade. São duas metades e removi a parte de cima, que seria a tampa, e o que vi me deixou animado.
|
O J3 no seu "contêiner" |
Além de gostar de imediato da cor, branco, a minha favorita para automóvel, logo vi, e não poderia ser diferente, que era um modelo do J3. Senti emoção de ver aquele carro perfeitamente encaixado no "contêiner", a sua embalagem protetora, e puxei-o com todo cuidado. Quanto o peguei finalmente, fiquei maravilhado.
|
Parece um carro real, mas seu tamanho é 1:24 do original |
Foi difícil acreditar como um modelo em escala 1:24 seja tão bem feito. Todos os detalhes do carro "de verdade" estavam reproduzidos na carroceria de metal. Mas dentro da caixa de Isopor havia uma ferramenta.
|
A "ferramenta" que acompanha: espátula e ponta |
|
Uma espátula com uma ponta afiada na outra extremidade! Para que serviriam? Logo deduzi. A espátula, para poder abrir o capô e porta de carga, já que as folgas são mínimas; a ponta afiada, para a hora de precisar limpar algum canto.
|
Usando a espátula para poder abrir o capô |
Capô aberto e a visão exatamente de como é na realidade. Como tudo é caprichado, feito com arte!
|
A "usina" de 81 cv/l |
Antes tentei abrir o capô com a unha e era muito difícil. É melhor usar a espátula mesmo. E as portas? Bem, a minitura é perfeita e tem puxadores com a forma exata das maçanetas externas do carro real.
|
Abrindo a porta, com a unha, pela maçaneta |
Para abrir as portas, a unha do dedo puxa a maçaneta. Como no carro "de verdade". Incrível! O modelo é extremamente bem feito e procurei identificar a marca, imaginando tratar-se da Bburago, que hoje está na China. Olhei o carro por baixo, procurei em toda a caixa de papelão e tudo o que vi foi "JAC Motors", endereço de e-mail de JAC, e nada mais: é feita pela JAC! Autenticidade maior, impossível.
Resolvi, então, fotografar o modelo todo e mostrá-lo para os leitores do AE. Vejam o que a câmera registrou:
|
Dá para dizer que é uma miniatura? |
|
A precisão é impressionante. Há até os sensores de estacinamento |
|
|
|
Parece até um carro real sendo examinado... |
|
Como que olhando-o do alto do girau de uma concessionária! |
|
Até os filetes do desambaçador térmico aparecem |
|
|
Perfeição! Só desenhos de fábrica pode resultar em todos esses detalhes. Note as uniões flangeadas do escapamento de que falei. E as bandas de rodagem dos pneus, que incrível! |
|
A porta de carga, ao abrir, levanta a tampa intena |
No interior, cuidado não menos impressionate. A que ponto que chega a fidelidade deste modelo!
|
Até pedais tem! O volante esterça as rodas |
Sabem o que vou fazer? Pedir ao Paulo Keller para fotografar o modelo. Tenho certeza de que o resultado será espetacular. Por enquanto curtam essa precisão que veio da China.
BS
Essa é a miniatura mais perfeita que já vi! Será que Sr. Habib não poderia ceder uma para sorterio dos leitores, Bob? Abraço!
ResponderExcluirFiquei com uma baita inveja do carrinho... rsrs
ResponderExcluirAbraço a todos!
Augusto Filho
Muito bom. A marca começa a se diferenciar por esse "pequenos" detalhes.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirhá +/- 1 ano ganhei um brinde deste nível da fabricante de carros Lifan (também Chinesa), um carro do porte de um corolla 1:24 que hoje ocupa uma vaga na minha escrivaninha de estudos. Também possui um sistema de suspensão todo funcional, bancos macios etc... e veio também com uma pequena espátula para abrir capot e porta-malas.
Eu alerto: Cuidado com os chineses, eles vieram com tudo.
abraço
GiovanniF.
Nossa, adorei os detalhes!
ResponderExcluirSe o carro de verdade tem que ser melhor que essa miniatura!
Será que o carro real apresenta a mesma qualidade técnica construtiva?
ResponderExcluirAchei o design bonito, e provavelmente virá com preço interessante, mas não arriscaria a menos que consigam quebrar a barreira da imagem que levam.
Realmente uma miniatura que beira a perfeição.
ResponderExcluirEspero que os carros chineses vem com qualidade, tecnologia e preços mais acessíveis.
Quanto as barreiras a serem quebradas, os japoneses quando desembarcaram aqui no Brasil tiveram um alto indice de rejeição e nariz torto e atualmente são tidos como a cereja do bolo dos inquebráveis.
Vale esperar.
Abraços
Beachmans
Incrível! Eu lembrei imediatamente da Burago e dos seus detalhes e preciosismos.
ResponderExcluirMiniatura muito bem construída, poderiam até dar de brinde na venda de cada unidade do carro...fidelizando até o pequeno entusiasta, filho de quem compra esse racional modelo da fábrica chinesa.
Seria algo interessante para a marca, esses mimos...as vezes são mais frutíferos do que um jogo de tapetes ou a famigerada película de "fábrica".
Mister Fórmula Finesse
Linda miniatura!
ResponderExcluirE como o Mister F Finesse falou ficaria muito mais contente e satisfeito se ganhasse uma miniatura do carro que estou comprando (que ainda não comprei pois não achei).
Realmente muito bem feita pra um modelo 1:24. Detalhes que as vezes não são encontrados nos 1:18.
ResponderExcluirTempos atrás,li uma entrevista com o presidente da Toyota,na qual ele contava como a fábrica se esforçou pra chegar aonde chegou.Ele dizia que nos anos 60 seus carros eram horríveis,a 100 Km/h você não conseguia mais controlar o volante.Eles evoluíram e é perfeitamente possível que ocorra o mesmo com os chineses.Já disseram que os carros sul-coreanos evoluíram na metade do tempo dos japoneses,e com os chineses será mais rápido ainda. O problema é que eles não colocam seus carros nos salões mais badalados,investindo nos países em desenvolvimento.Tomara que não nos façam de cobaias para desenvolverem seus carros,fora isso acredito que os chineses,com a clássica paciência oriental,acabem chegando lá.
ResponderExcluirEu iria colocar um post dizendo que, se a qualidade do carro real for a mesma da miniatura, a indústria nacional automobilistica está no sal, e com força. Mas aí pensei: pô, tô sendo antipatriota.
ResponderExcluirMas `peraí`: olhem o que é oferecido aqui e nos países vizinhos. Chocados? Então vamos ver os preços... A Argentina, que o brasileiro adora falar que tá falida, acaba de receber o Spark, compacto realmente moderno, e vai vende-lo com airbag, abs, tudo, por menos do que custa aqui um reles celta com ar. Brutal é pouco para definir a diferença entre os carros.
Que venham os importados, do lugar que seja.
Abraço
Lucas crf
Sera que eles tomam esse cuidado com os próprios carro, se sim ai esta um argumento FORTISSIMO favor da maquina, como disia meu professor de matematica senhor Riccieri do ITA.
ResponderExcluirPerfeição é uma mensagem poderosa.
Deph,
ResponderExcluirtive uma vez uma aula especial com o Riccieri, uma prévia do curso " Matemática Aplicada à Vida ".
É o mesmo Riccieri ? Cara genial.
Bob,
ResponderExcluirque coisa maravilhosa !
Como invejo os jornalistas, que muitas vezes ganham miniaturas que nem são vendidas para nós, mortais.
É muito melhor que um Burago dos tempos de início de importações, muito mais detalhado e com dimensões mais controladas.
O detalhe das maçanetas funcionais é inacreditável.
Que beleza de carrinho.
Anes de terminar a ler, já estava pensando em pedir ao PK para fotografar, mas você já o fez. Ótimo.
Obrigado por esse texto e pelas fotos.
Prezados
ResponderExcluirAproveitando o comentário do Lucas, acima, e o início da entrada regular no Brasil de automóveis chineses, sugiro um tópico (se é que já não existiu) no Autoentusiastas sobre os preços dos carros (e motos) aqui vendidos.
Regra geral, todo mundo com quem converso sobre isto afirma categoricamente que a culpa dos altos valores dos veículos é dos tributos.
Mas discordo disto, pois muito embora tenhamos incidência de tributos direitos e indiretos realmente alta, a conta não fecha quando comparamos os valores dos veículos nos EUA (por exemplo) e no Brasil.
O valor dos tributos interfere? Sim, com certeza. Mas esta é a explicação para o valor de venda aqui no Brasil? Não acredito.
Falta de competição talvez?
Lucros exagerados das montadoras?
Bem, só para firmar posição, sou capitalista de carteirinha, mas piso e repiso no fato de que o capitalismo, o livre mercado, não se coaduna com lucros excessivos, os quais em geral são oriundos da falta de competição.
O assunto é interminável e rico, por isto a sugestão de um post específico.
Abs
Parreira
Marketing dos bons, mas, falando de coisas desagradáveis... - E no crash-test, como se sai o Jac de verdade?
ResponderExcluirA JAC vai dar o que falar por aqui. Percebe-se, nesse tipo de cuidado, que eles apostam muito alto no Brasil.
ResponderExcluirCaramba!! Muito bacana!
ResponderExcluirCaramba que perfeição essa miniatura!
ResponderExcluirInfelizmente é muito dificil encontrar algo desse nivel hoje em dia, pois acho que perderam muita qualidade.
E as mais fiéis custam preços absurdos.
Quando vi a foto já logo imaginei ser escala 1:18, pois me impressionou demais os detalhes!
Sr. Bob,
ResponderExcluirO regalo realmente é muito precioso, é uma excelente promoção do produto, mas tenho comigo que no seu caso, por se tratar do especialista que é, sinal de coragem e confiança no produto seria se tivessem lhe mandado um real! Sim, um belissimo Jac 3, branquinho para a sua garagem. Deixassem os briquedos para os meninos...
Que presentão, Bob!
ResponderExcluirSe eles oferecessem um para quem comprasse as 100 primeiras unidades...
Sim! A JAC é tão boa que até a miniatura é melhor que um carro nacional de verdade!
ResponderExcluirEu sonho desde criança como uma empresa como a JAC! Que legal! Finalmente o Brasil tem um carro de verdade! Melhor que os europeus e americanos! Finalmente somos melhores que eles!
E nesse carro fica bem fácil estacionar!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Bob Sharp:
ResponderExcluirMuito interessante, ainda mais se imaginarmos que eles devem ter distribuido miniaturas de várias cores ao acaso e vc pegou justo a branca que é sua cor preferida!
Excelente miniatura, realmente os detalhes superam algumas 1:18 por aí.
Mas acho mais provável que a JAC não tenha os fabricado, mas sim tenha encomendado esses carrinhos (com exigências altas de qualidade) a alguma fábrica chinesa de miniaturas, cujo nome não foi divulgado na caixa (talvez esteja escrito naquelas letras chinesas debaixo do carro).
Sds
Lucas
ResponderExcluirÉ chocante dizer, mas não temos carros nacionais a não ser o Troller, mas que agora é marca da Ford, o Stark, de Joinville, e o Marruá, da Agrale. de Caxias do Sul. O resto é carro estrangeiro fabricado aqui, com alguns casos de projetos locais como o Gol/Voyage, Fox, novo Uno e picapes derivadas de automóveis.
Impressionante a miniatura! Deveriam mesmo dar de brinde aos compradores.
ResponderExcluirPelo preço de um JAC J3 no mercado compra-se um Gol "power", que mesmo na escala 1:1 não conseguimos ver nem os sensores de estacionamento, nem as rodas de liga, nem sequer um décimo do cuidado com acabamento...
Quanto à sabedoria oriental, só espero que eles demorem um pouco para perceber que os consumidores daqui estão acostumados a pagar mais caro por coisas bem piores que essas...
E o pedal de freio que entorta de série?
ResponderExcluirÉ realmente uma pena, Bob. Carros nacionais se restringem a nichos, e ainda pequenos.
ResponderExcluirNa Car and Driver deste mês tem uma reportagem bem grande sobre os chineses. Mas sobre a miniatura, esqueci de dizer em cima, bem legal!
Abraço
Lucas crf
Lucas e Bob:
ResponderExcluirSe tivéssemos tido uma grande fábrica nacional de automóveis, será que a essa altura ela já não teria sido absorvida pelos grandes conglomerados multinacionais (como tantas marcas ao redor do mundo que foram adquiridas pela GM, VW, etc)?
Pois com isso, acho que estariamos mais ou menos na mesma situação que estamos hoje em dia.
Que interessante essa miniatura! Seu detalhamento é impressionante, não faz feio para um modelo da Exoto em escala 1:18!
ResponderExcluirFiquei curioso para saber o fabricante.
Belo presente, heim Bob? Como o Alexandre já falou, justo branco... hehehehe... Impressionante! Será que foi proposital?
ResponderExcluirA suspensão assim como a miniatura do Giovanni também é funcional, não?
Sei que estou repetindo comentários, mas também torço para que o mercado baixe os preços e não o Habib aumente os seus... Ãrrrrrrhhh... Que óbvio!
Mas é algo difícil, não? É mais certo que com a calorosa e ignorante demanda brasileira os chineses logo estejam mais caros. Afinal os modelos mais procurados das já presentes no mercado não se encontram a pronta entrega. Ainda confere esta informação?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBob e Entusiastas;
ResponderExcluirInteressante a "mensagem" enviada pelo fabricante JAC aos consumidores e formadores de opinião no sentido de tentar mostrar que quem pensa que chinês não faz produtos com acabamento e precisões acuradas está errado pois, até a miniatura do fabricante é bem feita e precisa!
Parabéns! Muito inteligente o recado do fabricante!
Calorosa demanda? Não sei não...
ResponderExcluirSe por um lado muitos brasileiros só ligam para preço e não têm nenhuma fidelidade a marcas, por outro lado muitos também são extremamente "conservadores", haja visto o mar de carros preto e prata com 4 portas e motor 1.0 que vemos nas ruas, resultados de uma preocupação excessiva com a revenda.
Espero que a história não se repita, mas quando vejo muita euforia pelos chineses não posso deixar de lembrar dos Daewoo, Hyundai e Lada nos anos 90. A propósito, em que pé estão os Effa e Ssangyong?
A (excelente) idéia é clara: se somos cuidadosos assim com a miniatura, é porque somos cuidadosos também com os carros. E certamente funciona!
ResponderExcluirA JAC cada vez impressiona mais. Sinceramente, o volante do carro é muito bonito, dá banho em quase todos os populares. Mas este conta-giro podia sair de dentro do velocímetro hein... rs
Quanto aos "nacionais", CHamonix, Lobini e futuramente o VOrax seriam o que? Não chegam a ser fabricantes, mas tbm não fazem réplicas... Não sei como enquadrá-los. Aliás ouvi dizer que a Chamonix estava fechando.
Quanto à Troller, abandonei o sonho quando vendeu à Ford. E a Agrale vende o Marruá por valor absurdo, praticamente R$100.000,00 por um jipe com capota de lona. Realmente, devem vender bem poucos do Engesa, ops, Marruá! rs
Por isso, digo: que venda bem quem respeitar o consumidor e oferecer bom custo x beneficio.
Me dá!
ResponderExcluirMe dá!
Me dá!
Quando se pressiona o pedal de freio com força ele entorta como o JAC da Autoesporte? Se não, a miniatura não é tão fiel assim.... E se os chineses vieram pra ficar eu não sei, só sei que na minha garagem nunca vai ter um.
ResponderExcluirTrês comentários breves:
ResponderExcluir1) A miniatura realmente é de alto nível.
2) Li em algum lugar uma matéria (teria sido aqui mesmo?) sobre o JAC e o Habib. Qunado li que havia um controle de qualidade "extra" para escolher os carros a serem mandados para o Brasil, fiquei de pé atrás. Melhor esperar que ser cobaia, tanto mais em uma marca que está ainda na primeira geração de automóveis (faziam exclusivamente caminhões)!
3) Estou usando um Siena EL 2011, alugado. Inacreditavelmente ruim a qualidade dos plásticos usados no acabamento interno - pior que nossos Chevrolets! Os puxadores de porta são medonhos em termos de aspecto visual, sensação ao tato, folgas e rebarbas. De todo modo, parabéns aos designers da Fiat que conseguiram deixar palatável o desenho de uma autêntica velharia com 15 anos de mercado. Mas enfim, muito me admiro em saber que o Brasil consiga exportar veículos com - sejamos sinceros - acabamento porco e impreciso; nem os chineses fariamj pior!
Obrigado Bob por compartilhar essas experiências com nós leitores.
ResponderExcluirÉ realmente fantástico o detalhamento desta miniatura.
A miniatura é muito boa mesmo! De alto nível. Nem se compara às maisto e burago, que na escala 1/18não há sequer espelhos retrovisores em muitas delas.
ResponderExcluirmas contagiro dentro do velocimetro e f........
ResponderExcluirEspero que esse tipo de mimo com os jornalistas não os façam puxar sardinha para os mesmos.
ResponderExcluirNossa imprensa especializada tem se prostituído facilmente, vendendo matérias pagas, elogiando até mesmo aquilo que na grande maioria não presta, vide o programa Vrum do sbt.
Em algumas matérias, os mesmos chegam até mesmo elogiar e defender o uso de rodas 17 polegadas, que em nosso país, não passa de uma grande dor de cabeça.
O JAC tem algumas coisas difíceis de entender... puxar o pino para destravar as portas, não ter luz no painel que indique os farois acessos...os bancos parecem muito bonitos, mas não vi de perto.
ResponderExcluirOs caras não estão para brincadeiras. Quem continuar falando que carro chinês é tudo ching-ling e nunca irá emplacar por aqui corre o sério risco de ter que engolir as suas palavras, e rapidinho.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVê-se que a indústria automobilística chegou a uma "maturidade" tal que, qualquer fabricante pode produzir carros medianos, mas decentes, bastando para isso contratar terceiros especialistas, em design, motores, sistemas, etc., e claro, dispor de recursos financeiros para bancar o empreendimento, coisa que o governo chinês tem muito. Mas as inovações ainda vêm somente do trio EUA, Japão e Europa.
ResponderExcluirPaulo Levi, concordo com você... nós utilizamos o tempo inteiro alguma coisa feita na China - eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, brinquedos, etc - pq não utilizaríamos também carros chineses? Creio que todos adoraríamos ver uma montadora genuinamente nacional da qual pudéssemos nos orgulhar, mas sendo todas as que temos hoje por aqui "importadas" mesmo, pouco me importa se vem dos EUA, Europa, México, Coreia, Japao, ou China - sendo de qualidade comprovada e com preço em conta, que mal há...
ResponderExcluirPela perfeição eu iria "chutar" ser uma miniatura da AutoArt ou Franklin Mint, se bem que esta ultima só faz miniaturas de carros clássicos.
ResponderExcluirEspero que a qualidade empregada nesta miniatura seja igual aos carros de verdade, e que não se tornem um "Hyundai", "Mazda" ou outro carro importado da década de 90, onde se importava o carro mas nem davam imporancia ao pós-venda.
No mais, é uma bela e bem feita miniatura :D
Abraços
Ass
Kiko Molinari - http://carrosrarosbr.blogspot.com
JLessa,
ResponderExcluir"...eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, brinquedos, etc." não nos expõem ao risco que um automóvel expõe... Mesmo assim eu não daria um brinquedo sem certificado do Inmetro para uma criança de, sei lá, até 4 anos, por exemplo.
Sds
Uns anos atrás foi divulgado em um veículo do meio que se vc importasse um Civic Si pagando todos os impostos e taxas ele sairia mais barato que o vendido aqui pela Honda e fabricado em Sumaré. Acho que, de fato, os impostos são altos no Brasil, mas as fábricas têm margens muito mais altas aqui do que em outros mercados e isso tb inflaciona os preços.
ResponderExcluirO nosso problema é termos pouca concorrência entre as marcas. É quase uma cartelização baseada na Anfavea.
Com a chegada de novos players o mercado só vai se beneficiar. As pessoas aos poucos vão conhecendo outras marcas e abrindo mão de comprar uma das 4 grandes e 5 médias/pequenas pra experimentar produtos tão bem acabados quanto e por preços mais baixos. Ou alguém acredita que os carros fabricados em vendidos aqui no Brasil da mesma faixa de preço que os chineses que estão chegando são bem acabados e bem montados? Se acredita precisa começar a ter mais olho clínico e perceber as falhas gritantes de alinhamento de carrocerias e painéis e as folgas e rebarbas totalmente indecentes de alguns "nacionais premium"...
Eu gostaria muitíssimo de ver um proprietário satisfeito com um carro chines na casa dos 60.000 km....porque proprietário satisfeito de carro chines com 1.000 km tá cheio por aí, mas com 60.000 é que eu quero ver...
ResponderExcluirInteressante essa do Civic Si! Se eu tivesse grana para isso, ia trazer lá do México um Golf VI para mim... já que a VW não o traz...
ResponderExcluirImpressionante a qualidade dessa miniatura!
ResponderExcluirConfesso que ainda tenho "muitas pulgas atrás da orelha" quanto a carros chineses, mas depois dessa miniatura, vale acompanhar de perto os carros da JAC. Capacidade para fazer um bom produto eles têm.
Para quem viu o J3 pessoalmente:
ResponderExcluirEu tenho visto as fotos nos jornais, e achei os pára-lamas meio esquisitos, principalmente os da frente: eles parecem muito "fechados" nas pontas de baixo, dá a impressão que o carro foi desenhado para ser mais baixo ou ter o conjunto roda+pneu com diâmetro menor. Pessoalmente também dá essa impressão?
http://www.youtube.com/watch?v=G4Ko2qN8m0A
ResponderExcluirAvaliacao interessante do carrinho.
É Bob, tem um carinha chamado Joaquim que irá adorar esta miniatura....(ou o que sobrar dela!)
ResponderExcluirMH
Muito bom, presente maravilhoso!
ResponderExcluirMas um detalhe curioso é que as rodas da miniatura são diferentes - e mais bonitas também - das originais.
Eu tenho uma miniatura dessa mesma marca, do Peugeot 207 (mesmo que roda no brasil que também é o mesmo que roda na China)na cor vermelho Luc . Tambem veio com isopor, a "ferramenta para abrir as portas" e uma caixa de papelão personalizada com imagens do carro. O nivel da miniatura é impressionante, tem todos os detalhes, os espelhos se dobram, tem interior com carpete, suspensão nas quatro rodas, parece de verdade. A marca da mini é Paudi Model. O site é www.paudimodel.com
ResponderExcluirBob, no meu Blog eu coloquei algumas miniaturas que tenho na coleção, a maioria da marca CheckMate, que deve ser a mesma desse JAC seu, os meus são na escala 1/18, e são magnificos! Mas uma correção, a espátula é para abrir as portas e a ponta é para abrir capo e porta-malas, mas isso é o de menos, na escala 1/18 os carros só faltam funcionar de verdade, de uma olhada no meu Blog, tem algumas ótimas miniaturas dos nossos nacionais, e entre importados e nacionais tentarei publicar toda a coleção dos meus mais de 700 veículos na escala 1/18.
ResponderExcluirSERÁ QUE CONSIGO COMPRAR UMA MINIATURA DESSA?
ResponderExcluirCOMPREI UM JAC J3 E GOSTARIA DE UMA MINIATURA TAMBÉM :d
ABRAÇOS
Toda essa precisão das miniaturas chinesas pode ser um bom jeito de copiarem os carros dos concorrentes usando a desculpa de estarem fazendo apenas brinquedos
ResponderExcluir