SAAB 900: MAIS FOTOS


No recente post sobre o Saab 900, muitos leitores pediram mais fotos do carro. O AE não costuma deixar seus leitores a ver navios, então, com ajuda do dono do carro, aqui estão mais algumas. Todas bem interessantes, que mostram mais alguns detalhes que ficaram de fora daquele post. Seguem aqui, comentadas.


Acima, detalhe do chaveiro em couro, a chave em si e o cilindro de ignição, no console central, no assoalho. Na foto abaixo, vemos o console inteiro, com a longa alavanca de mudanças.



Algumas fotos do painel de intrumentos inteiro, abaixo. Apesar de meio datado, todos os comandos secundários estão próximos do motorista, como em um BMW. O volante já tinha bolsa inflável, e tem uma pega e diâmetro muito bons. Definitivamente, um carro feito para o motorista.


Abaixo, um detalhe interessante do painel. A parte inferior é toda em espuma de PU (espuma de poliuretano), e claramente preparada para diminuir lesões nos joelhos em impacto frontal. Bastante sofisticado para 1991.


A foto abaixo parece uma paisagem europeia, ainda mais com este carro. Mas é em São Paulo mesmo! Acho este Saab um carro realmente belíssimo, ainda que alguns leitores não concordem...É oportuno dizer que todos os apêndices aerodinâmicos são absolutamente funcionais, e não decorativos. Até as rodas.



Abaixo, um raio-x do carro, onde se pode ver todo o layout único do motor, o bem localizado eixo rígido traseiro, o grande porta-malas e a suspensão dianteira de duplo braço sobreposto. Notem também o desenho peculiar do para-brisa.


Abaixo, uma vista em corte do trem de força. Aqui podemos ver o motor invertido, com a embreagem na frente do carro, e a corrente que transmite a potência para a caixa abaixo do motor.



Abaixo um detalhe interessante: os piscas quando acionados, ligam esta luz que ilumina a lateral, melhorando a visibilidade. Esta luz também é ligada, dos dois lados, quando se dá a marcha à ré, para ajudar em manobras.




Abaixo, mostrando a boa conservação do carro, nos bancos dianteiros ainda existe uma etiqueta do fabricante do couro, uma empresa escocesa.


Abaixo, uma foto do teto solar e do painel de acabamento lateral, com descança-braço:



E por último, detalhes da trava de basculamento do vidro lateral traseiro, em dois estágios.



MAO

8 comentários :

  1. A personalidade contida neste modelo é inquestionável, colega MAO.
    Aliás, fora o desenho peculiar e sua configuração mecânica criativa, que são um show à parte por si mesmas, achei curioso o "porta objetos" central localizado sob o painel.
    Eu sei, eu sei.... não é algo que deixará os entusiastas à beira de um orgasmo, mas o fato de ele "olhar" para o condutor evidencía o caráter da máquina e o cuidado dos projetistas.
    Muito legal.
    Parabéns ao colega MAO, e vida longa para o amigo Valter( e toda a sua família, é claro) e seu lindo Saab 900.

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  2. basta citar o grande JLV , que ao avaliar esse veiculo publicou a frase "se vocês pudessem velo pelos meus olhos"

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  3. Caio Cavalcante11/03/11 19:31

    Muito interessante, quantos detalhes!
    Três me chamaram a atenção, para começar:
    - a chave "canivete" que fica guardada dentro do estojinho de couro,
    - o distribuidor acionado diretamente pelo comando,
    - As luzes auxiliares com ré e/ou seta acionadas. Hoje em alguns carros, como o Jetta, o farol de neblina faz essa função. Seria o Saab o pioneiro?

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  4. Uma época onde o automóvel apresentava características do seu povo. Hoje é tudo muito global.

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  5. Agora sim, MAO!!!

    Belas fotos! Eu fui um dos que pedi mais fotos no post anterior, principalmente do interior desse saab maneiríssimo!!!

    Realmente são detalhes bem peculiares. Deve ser um barato guiar essa barca!!!

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  6. Eurico Jr.12/03/11 12:51

    Que felicidade esse carro ter caído nas mãos de um autoentusiasta na acepção da apalavra, apaixonado pela marca!

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  7. Três palavras para descrever esse carro: lindo, lindo, lindo!!!
    Ainda bem que ele caiu nas mãos de quem sabe seu valor e o conserva...
    Parabéns!

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  8. Como havia dito na postagem anterior sobre o assunto, painel de estilo mais chapado como esse do 900 ou dos Opalas de 1981 em diante pode ter um futuro nos carros de hoje, uma vez que os painéis projetados para a direção do motorista e dos passageiros perderam muito de seu sentido de existir com o advento dos airbags de passageiro e a subsequente impossibilidade de se apoiar objetos nas prateleiras que os mais antigos formavam (vide painel dos VW BX versão GL para cima ou os painéis adotados nos Milles).
    A grande vantagem do painel de instrumentos à Saab 900 é justamente não avançar muito em direção a Motorista e passageiro, de maneira a liberar espaço importante à frente e assim aproveitar mais o habitáculo.

    Quantos centímetros de esticamento nas dimensões externas dos veículos conseguiríamos evitar com dispositivos de habitáculo que não se projetassem tanto para dentro?

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