RENAULT SANDERO GT Line

fotos: Arnaldo Keller e divulgação Renault


O Renault e uma Tom Parrish

Fora o empolgante motor de quatro cilindros, 1,6-litro, de 16 válvulas, não há nada que o diferencie esportivamente no quesito dinâmico do Sandero normal, 1,6-litro de 8 válvulas. A suspensão é exatamente a mesma – molas, amortecedores, altura, etc.

Vale lembrar também que esse motor 16V já equipou o Sandero normal pouco tempo atrás.

Em termos práticos, hoje, se você quiser um Sandero com esse bom motor de 4 válvulas por cilindro, elástico e que sobe de giro com animação, então você tem que comprar o GT Line. Preço sugerido: R$ 42.590,00.

Não que o 8V seja ruim. Suficiente ele é no dia a dia da cidade, mas quando pegamos estrada a diferença é realmente grande; pois o 16V é um capetinha macho dos bons, enquanto que o 8V continua só suficiente, lhe faltando aquela estilingada gostosa e bem vinda do 16V.

O modelo GT Line tem faixas laterais esportivas, bancos de cor preta e vermelha esportivas, fundo dos mostradores de cor esportiva, rodas de liga leve, aro 15, de cor preta esportiva e um aerofólio preto que certamente acima de 250 km/h vai ajudar a assentar a traseira ao chão.



Já deu pra ver que não sou muito fã de carros que se dizem esportivos e não o são. Os primeiros Corvette da década de 50 eram bem isso: maior pinta de valentão, mas a qualquer momento estava sujeito a tomar um ralo de um sedã familiar de tiozão.

É um risco que quem os compram correm.

Se eu fosse consultado pela fábrica, eu diria: “Por favor! Acho o Sandero meio alto pra virar um GT, que entendo por grã-turismo. Em carro altinho a gente se sente meio esquisito em curvas, já que a gente oscila mais lá em cima. Coloquem esse motor no Clio, que é 200 kg mais leve, e não precisa de mais nada. O Clio é bom pacas de chão e aguenta esse motor na boa, please. Podem até pintar umas faixas legais aí, dessas que os designers dizem que inspiram movimento até com o carro parado e tal, que tudo bem”.

Quando o Clio teve esse motor, anos atrás, ele ainda não desenvolvia a potência de hoje, que é 112 cv a 5.750 rpm (álcool). Hoje, um Clio com essa potência toda atingiria fácil seus 190 a 200 km/h e faria o 0 a 100 km/h em 9,0 segundos cravados. Isso sim seria um esportivo.

Mas a fábrica me diria: “É o Sandero que vai virar um GT e está decidido! Se vira nos 30!”, então eu pediria volante com regulagem de altura e distância, porque com este fixo a posição que acabo conseguindo está mais para Kombi do que para Karmann-Ghia.

Pediria também um banco mais justinho nas costas, um que me firmasse nos rins, já que esportivo sugere curvas fortes e este bancoo largão do GT Line folgado gera insegurança.

Pediria um escape que fizesse o motor soar mais grossinho, um pouco mais rosnador.

Pediria a suspensão um pouco mais baixa, porque acho que ela poderia baixar um pouquinho sem perder suas qualidades de conforto e ganhando ainda mais estabilidade. Suponho até que em seu projeto original o Sandero seja mais baixo e que tenha sido erguido para enfrentar as inevitáveis lombadas e buraqueiras brasileiras. Não posso afirmar; por enquanto só suponho.

Não pediria muito, não é? Mas quem sou eu? Só mais um autoentusiasta.

Viajei com ele para o Litoral Norte. Na ida, carregado de gente e malas, e na volta, praticamente vazio, quando peguei uma chuvarada de botar medo em Noé. E o GT Line se portou muito bem em ambas as condições, o que reativou minha simpatia pelo modelo Sandero.

Então resolvi esquecer as roupagens presunçosas do carro e analisá-lo como um hatch normal.


Suspensão muito boa, pois combina conforto e estabilidade. No ponto para as condições brasileiras.

Freios ótimos. Progressivos, eficientes. Neste havia ABS.

Câmbio bem escalonado. As marchas não são curtas, como costumam fazer para dar respostas mais rápidas aos esportivos que não são esportivos. Em 5a e última marcha, a 120 km/h de velocímetro, o giro está ao redor de 3.500 rpm e o motor vai silencioso e suave. Viagem rápida e tranquila.

Bom espaço interno, tanto para passageiros e malas, levando-se em conta os modelos hatch com que compete.

Estabilidade: comportamento sem vícios, confiável.

Pneus Goodyear GPS 3, excelentes, tanto no seco quanto sob chuva torrencial. Ótima escolha.

Faróis: muito bons.

Visibilidade: ótima. Grandes retrovisores, o que ajuda muito no trânsito.

Vedação: eu diria excepcional, já que tomei a maior onda d’água que já tomei dentro de um carro, proporcionada por uma Land Rover que me ultrapassou como se fosse o Kadafi fugindo da Líbia. Não entrou uma gota d’água, nem pra lavar minha boca de tanta porcaria de palavrões que dela saíram.

Nota: para quem vai do litoral à serra, a estrada Piaçaguera sempre forma uma lagoa logo após a ponte nova construída sobre o antigo cruzamento da linha férrea. Quando chove forte ali é um perigo. Mas quem vai ligar pra isso? Quem deixou uma linha de trem cruzar a rodovia por mais de 30 anos é que não. Então, cuide-se, porque o governo não está nem aí com a nossa segurança. Radares tem, e bastante.

Ar-condicionado, faróis de neblina, computador de bordo, rádio com CD e entrada auxiliar, direção hidráulica, etc, vários opcionais, a maioria do que a linha Sandero oferece, são de série. Só o ABS é opcional.

Então, concluindo, esquecendo essa história de GT, que não cola muito, o Sandero GT Line é um bom e confortável hatch. Bom de cidade e bonzinho de estrada. Não chegou a empolgar, porém viajou com segurança, mesmo diante de condições muito adversas como muita chuva à noite.

Segue a ficha técnica (clique para ampliar):


As "rodas semi-independentes" na suspensão traseira quer dizer eixo de torção.



AK
 

51 comentários :

  1. Andei em Logan e Sandero 8v e percebi o câmbio meio barulhento em aclives, algo como ouvir o diferencial do Chevette em reduzidas.

    Acho um bom carro. Bastante espaçoso, cumpre bem o seu papel, realmente.

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  2. Estou com um Sandero 8v e realmente é um carro que cumpre o que promete.
    Nada de mais, mas confortável e bom de andar.
    Quase comprei este GT, mas era R$ 5.000,00 mais caro que o Privilege que comprei e como meu uso é praticamente cidade e 8v da conta.
    Fiz uma viagem boa com ele, rodei uns 3.000 Km BR-101/BR-116, e interior de São Paulo, falta motor pra brincar nas estradinhas entre Serra Negra e Amparo, mas no restante vai bem. Firme e economico andando a 120Km/h nas Bandeirantes da vida.

    O que realmente é ruim é o isolamento acustico, durante uma chuvarada parace que estava dentro de um galpão com telhado de zinco, mas a vedação é impecável.

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  3. Se fosse comprar um Sandero seria o Stepway. Pelo menos os adereços não são adesivos.... e a suspensão é elevada, perfeita para nossas ruas.

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  4. Essa do Kadafi fugindo de Land Rover foi de dar boas risadas mesmo!

    Mas têm neguinho que brinca para entrar em uma aquaplanagem não?

    Gostei do carrinho, se fosse ter um, teria essa versão pseudoesportiva mesmo, na cor branca evidentemente.

    Se o cogumelo do risoto for de procedência meio estranha, dá até para imaginar um painel central de Ferrari 430 Scuderia ao ver a foto do interior, principalmente nos dutos de ventilação. Costurinha vermelha no pomo da alavanca, superfície que parecem imitar fibra de carbono ao redor do rádio...

    Dá pra encarar numa boa, o motorzinho, sei que é legal! É uma opção melhor que o antigo "extreme fox" que militava em uma faixa de preço um pouco mais alta.

    Existe a Strada Sporting que vira o mesmo tempo de um Vectra GT-X em Interlagos por esse preço, mas é uma picape apenas!

    É o que temos, nos USA, você teria um balaio de opções com mais de trezentos hp's, mas querer imaginar isso é o mesmo que gostar de sadomasoquismo...

    Mas eu teria um desses pela grana curta, mesmo que seja uma imagem tão falsa quanto dos carros "aventureiros".

    Mister Fórmula Finesse

    AK: os últimos clios não batiam nos 115 cavalos alcoolizados?

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  5. Marketeiro02/03/11 17:16

    Arnaldo, qualquer dia a Quatro Rodas ou similar fará um comparativo dos esportivos e aventureiros:

    Sandero GT Line
    Gol Rallye
    Weekend Adventure
    CrossFox
    Polo GT
    Fiesta ST e Trail
    Ka ST e Trail
    Meriva SS
    Agile SS
    Golf GT
    ...

    As provas serão as seguintes:

    1 Tempo de desembarque das crianças no colégio em fila dupla.
    2 Tempo de colocação das compras do mercado no porta malas e quantidade.
    3 Avaliação da combinação de cores por um estilista de moda.
    4 Quantidade de porta-copos e qualidade dos mesmos.
    5 Valor de revenda.
    6 Qual cabe uma roda maior.
    7 Comparativo de compartimento porta-luvas.
    8 Disputa de volume do reprodutor de som do carro.

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  6. Marketeiro: esqueceu das redinhas atrás dos bancos...mas ficou perfeito. Eles já estão treinando a redação há tempos para esse tipo de "teste"!

    MFFinesse

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  7. Arnaldo, suas análises de carros além de serem muito boas como todos do AE ainda proporcionam uma brincadeira legal.

    Todo post dá pra fazer um "Onde está Wally" com seus cachorros.

    O autoentusiastas Dedão e Honey são muito bons na análise dos carros. Esse é seu também?

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  8. SergioCJr.02/03/11 18:00

    Pô Arnaldo, Piaçaguera? Ali tem um único trecho bom, que é a saída do túnel na volta e a descida da "serrinha" na ida.

    Só falta ter subido pela Imigrantes...

    Vc já não é mais o mesmo... hahahaha (brincadeira!)

    Abração

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  9. Uma rixa que tenho com o Sandero é que ele sempre me pareceu ter um ronco dos mais feios.
    Se pelo menos no GT tivessem botado um escapamentozinho mais interessante...

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  10. Marketeiro. Eles vão fechar o teste com as opiniões dos motoristas destes carros. Do tipo: "é muito bonito", "acho que anda muito bem" e "faz curvas legal". Opiniões altamente qualificadas.

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  11. Vc já andou num Clio Si?

    Meu Deus...um foguetinho dos + atrevidos q já vi.

    Uma lástima não ter sido lançado c/ 2 portas...

    Agora bom msm foi um preparador colega meu q colocou o 2.0 16V da Scenic num Clio 1.0 pelado c/ 2 portas...

    Meu amigo...donos de Audi A3 180 passavam vergonha de 0 a 140...rss.

    PS: E cabe certinho no cofre!

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  12. Francisco V.G.02/03/11 18:35

    AK
    O carro eu passo. A prancha, eu fico. Aprendi e fiquei por anos com uma Dick Brewer. Nada de surf radical, o negócio era dropar a onda, deslizando pra cima e pra baixo enquanto houvesse "parede". Ai, ai, bons tempos... Litoral norte já não frequento há cinco anos, desde que meus pais resolveram vender tudo por lá na Barra-do-Una, mas a estrada eu imagino o lixo que deve estar, aliás, como sempre foi, só que agora, com vários caça-níqueis.

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  13. Podia ter trocado o volante, estraga todo o interior.
    De resto, sinceramente, tem um bom custo x benefício. Aliás, como quase toda a linha da "Renault" atualmente.
    Quanto aos esportivos x esportivados, acho que eles acabam se tornando opçoes reais para quem não tem dinheiro para um modelo mais sofisticado.
    Possuo um Polo GT, por exemplo. Para mim, que não sou metido a piloto de autoestrada e ando no limite, me serve muito bem por um custo real. Me traz satisfação, e não sinto falta de potência o tempo todo... rs
    Claro que preferia um porsche ou um audi TT, mas desisti por causa do banco. É, o banco não deixou! rs
    Mas acho que o público deste tipo de carro é esse, é a galera que quer algum diferencial, tanto estético quanto pequena alteração mecânica (aqui, 16v, no polo o 2.0) para dar uma pitada a mais mas não tem como pagar uma fortuna. O Uno Sporting, se viesse com o 1.6 ou 1.8 e-torq seria mais uma opção bem-vinda.

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  14. Bras Arouca02/03/11 19:54

    Eu acho que vc está sendo um pouco injusto. Para uma Kombi, é bem esportivo sim. Há, há, há . . .

    Sabe qual é o problema ?

    O problema é que os presidentes e diretores dessas empresas não são entusiastas.

    São uns merdas de uns administradores que só sabem enxergar índices de rentabilidade.

    Se o presidente não fosse um bundão, certamente mandaria colocar faróis de milha, rebaixaria uns 3 cm, colocaria aro 16, perfil 50 e largura 205, com uma caixa de 6 marchas com relações mais reduzidas. E um banco Recaro decente. Preço da bagaça ? Te garanto que com uns R$ 4 mil a mais que o modelo normal é possível fazer isso. O problema é que isso é de fato cobrado, mas sem nenhuma modificação real.

    Talvez o GT signifique apenas GRANDE TRAPAÇA !!!

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  15. Bras Arouca02/03/11 19:54

    Eu acho que vc está sendo um pouco injusto. Para uma Kombi, é bem esportivo sim. Há, há, há . . .

    Sabe qual é o problema ?

    O problema é que os presidentes e diretores dessas empresas não são entusiastas.

    São uns merdas de uns administradores que só sabem enxergar índices de rentabilidade.

    Se o presidente não fosse um bundão, certamente mandaria colocar faróis de milha, rebaixaria uns 3 cm, colocaria aro 16, perfil 50 e largura 205, com uma caixa de 6 marchas com relações mais reduzidas. E um banco Recaro decente. Preço da bagaça ? Te garanto que com uns R$ 4 mil a mais que o modelo normal é possível fazer isso. O problema é que isso é de fato cobrado, mas sem nenhuma modificação real.

    Talvez o GT signifique apenas GRANDE TRAPAÇA !!!

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  16. Bras Arouca02/03/11 19:55

    Eu acho que vc está sendo um pouco injusto. Para uma Kombi, é bem esportivo sim. Há, há, há . . .

    Sabe qual é o problema ?

    O problema é que os presidentes e diretores dessas empresas não são entusiastas.

    São uns merdas de uns administradores que só sabem enxergar índices de rentabilidade.

    Se o presidente não fosse um bundão, certamente mandaria colocar faróis de milha, rebaixaria uns 3 cm, colocaria aro 16, perfil 50 e largura 205, com uma caixa de 6 marchas com relações mais reduzidas. E um banco Recaro decente. Preço da bagaça ? Te garanto que com uns R$ 4 mil a mais que o modelo normal é possível fazer isso. O problema é que isso é de fato cobrado, mas sem nenhuma modificação real.

    Talvez o GT signifique apenas GRANDE TRAPAÇA !!!

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  17. Arnaldo,

    passei alguns dias com um Sandero GT idêntico ao que você usou e compartilho das mesmas opiniões.

    a única coisa que me incomodou foi o câmbio, que apesar de bem escalonado mesmo, me pareceu terrivelmente impreciso no engate de 1a, 3a e 5a marcha, onde tentei arrancar de 3a mais de uma vez e a mesma 3a entrou quando eu procurava a 5a.

    no mais, realmente é um carrinho bem legal e agradável de usar no dia a dia.

    abraço!

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  18. O Sandero é um carro honesto, menos nessa versão que se finge de GT. Mas para quem não liga para beleza, por 42 mil me parece uma boa opção.

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  19. Arnaldo, só uma correção.
    O clio 1.6 16v possuía 115 cv com álcool. Sou proprietário de um 2006 e como anda esse carro! Dá aperto em muito carro 1.8 e 2.0 em aceleração.

    Segue a ficha (fonte quatro rodas):
    Potência: 110 cv (G)/ 115 cv (A) a 5750 rpm
    Torque: 15,2 mkgf (G)/ 16,0 mkgf (A) a 3750 rpm

    Um abraço!

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  20. Ainda prefiro meu uno 1.6R viu,esse marketing nas fabricas de carros ta me matando de rir.

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  21. De todas as fabricas nacionais, a linha da Renault hoje é a mais honesta. Estão correndo atrás do tempo perdido e estão arrumando o mix de produtos.
    Faltava mesmo um esportivo, de verdade. Para ser o carro de sonho acessível da marca. Algo como um Sandero com o 2 litros. Seria algo marcante como o GTI nos anos 90 e mudaria bastante a imagem da Renault no Brasil.
    Competência e tecnologia ela tem, vejam a sua participação na F1. só falta firmar isso no mercado, e isso foi feito na europa com todos os seus carros.
    Espero ver isso logo.

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  22. Marcelo Augusto02/03/11 21:53

    Viver no terceiro mundo é mesmo ser tratado como lixo.

    Nenhum carro da Renault vêm com filtro de cabine de fábrica. A linha Clio/Sandero/Logan é ainda pior, o local do filtro vêm lacrado! Quem já viu como fica um condensador dos carros dos anos 80 sem filtro faz uma idéia do perigo!

    Ahhh se fosse na europa...

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  23. Uma porcaria...
    Mas é a velha história, tem quem compra.

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  24. A Renault não está fazendo isto a toa, é uma receita que deu certo com a Fiat e com a VW e ela está utilizando em modelo para se ter imagem ou referência, mesmo que seja num futuro distante.

    Outro dado importante, esportivo de verdade tem mecânica mais robusta, requer mão de obra especializada e, provavelmente, seu mecânico não saberá trabalhar com o carro. Em outras palavras, mais dor de cabeça e dinheiro sendo gasto, sem contar que a revenda é complicada na maioria dos casos.

    É difícil definir a receita que daria certo no Brasil, por exemplo o Marea Turbo era um sedan discreto e atual para sua época mas tinha um motor problemático por aqui e virou mico, como consequência a Fiat tenta até hoje mostrar que o Linea é um carro robusto além de moderno. Será que valeu a pena a Fiat ter um esportivo deste porte?

    Por outro lado, nos sites e fóruns europeus não consigo uma pessoa com os mesmos problemas em seu Coupé Turbo Plus, Marea e aparentemente os esportivos italianos para o proletariado são bem vistos, não tanto quanto como os alemães, é claro.

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  25. Esse motor é uma joinha, pena estar sendo utilizado em carros tão meia-boca.. saudades do velho clio. (e olha que eu não gostava tanto assim do clio.)

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  26. O que os motores Renault tem de bom, os carros tem de feio. Infelizmente. Só o tal fluence e a linha Megane Grand Tour que salva em design. Onde eles estão com a cabeça pra fazerem carros assim, tão estranhos?

    Mas o motor é muito, muito bom mesmo. Sério.

    Sobre essa coisa de esportivo... deixa pra lá, isso virou piada quando a GM criou a Meriva SuperSport. MERIVA, leia, MERIVA, e super sport obviamente nada tem a ver.

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  27. Eita !!! Até quando nosso povinho vai ser tapeado pelas fábricas ?

    Resposta : Enquanto existirem IDIOTAS que compram ou compraram os "ESPORTIVOS DE MENTIRINHA:

    Chevette GP

    Opala/Caravan SS-4

    Corcel I e II - GT

    Fiat 147 - Rallye

    Maverick GT-4

    Meriva/Astra - SS

    Stilo Sporting

    TL Sport ( Sim , existiu !!)

    Se você tem um "GT" desses parabéns, pois vocé é um G.rande T.rouxa que vai tomar sapeco de um mesmo modelo normal porque ele não anda mais por causa das faixas, das rodinhas nem da pintura ..OK


    Fora esse Sandero que é feio pra burro e alto como uma MINIVAN..e nego quer vender como GT.




    EITA POVO BOBO !!!

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  28. E como falta educação para respeitar as opções dos outros....

    Não tenho nenhum destes, mas respeito é bom e todos gostam.

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  29. AK
    Tbm passo o carro ..
    Belissima prancha ! Gostei !
    Mas fico com o cachorro ... Me fez lembrar a cadela Baleia do livro de Graciliano Ramos...

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  30. Arnaldo Keller03/03/11 09:56

    Sergio Ourives,

    A metralhada de chuva na capota não é privilégio do Sandero. O Civic é bem pior. Outros também.

    Felipe,

    Já fiquei uma semana com o Stepway e recomendo o Sandero normal ou o GT. O Stepway teve a suspensão erguida demais. Perdeu muito em estabilidade e ficou mais duro. Pra buraqueira de São Paulo basta o normal. Faça test-drives com eles e compare-os com cuidado. na estrada , então, o normal é muuuito melhor.

    Marketeiro,

    você é de lascar! Foi na veia. hahaha!

    Daniel,

    esse da foto é o Tigrão. O Dedão mora na fazenda e s vem a SP entra em depressão e fica largado, triste.

    SergioCJr

    Quando está cheio subo pela Anchieta e vou nela até SP, mais sossegado. Odeio amontoeira de carros, a maioria dirigidos por gente atrapalhada. tenho medo de amontoarem numa mega porrada na minha frente.

    Pisca,

    não andei, mas imagino. E esse aí com 2-litros? Isso sim é pra nóis!

    Francisco V.G.

    tenho uma Dick Brewer também, uma
    7'6" gunzeira.
    Na Rio-Santos não tem pedágio, por enquanto.

    Igor,

    o trabulador do meu estava perfeito. Já andei em vários Sandero e nenhum com problema. Não posso concordar, pois não senti isso.

    Aluísio,

    Me desculpe, então. Na agência me informaram errado. Disseram que era bem menos potente. Note que nem coloquei o quanto tinha de potência. Eu deveria ter checado melhor. Bobeira minha.

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  31. Marcelo Augusto;

    Informe-se melhor, a linha renault possui fitro de cabine.
    E pra sua informação, o Uno, corolla antigo, L200, e muitos outros carros também não possuem filtro de cabine.
    E se isso fosse tão importante, 90% dos donos de uno com AC já teriam baixado no nosocômio com infecções respiratórias e o Ministério da Saúde teria proibido a sua venda no país, pois seria um caso de saúde pública.

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  32. Não entendo o motivo do povo reclamar tanto do estilo dos renault.
    Tem coisa mais feia que os Land Rover? Parecem uma caixa de sapato cheia de furos redondos!
    E ninguem desmerece um Land por causa disso.
    Um Fusca é bonito?
    Pouca gente acha, mas concorda que o carrinho é muito bom.
    A velha história de julgar o livro pela capa.

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  33. Francisco V.G.03/03/11 10:37

    AK
    Me referi aos radares, não aos pedágios, se bem que... Deixa pra lá, né. Melhor não dar idéia pros caras.

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  34. Parabéns Arnaldo, belo texto.
    Gostei da divisão em duas partes:
    "Avaliação de um 'esportivo'", e "Avaliação do carro".

    Tenho a mesma opinião. Como carro, o Sandero GT tem bons atributos: Um motor competente, boa lista de equipamentos, bom espaço, e tudo isso atrelado a um bom preço.

    Como "pseudo esportivo", esses pneus de perfil alto, com essas rodas pretas e pequentas, já descartam qualquer pretensão esportiva.
    Meter o 2.0 16v do extinto Megane e botar ABS de série faria desse carro um verdadeiro capetinha (câmbio de 6 marchas junto com o pacote seria um sonho), infelizmente ia vender quase nada... E como botar adesivo e mudar tecido de banco é mais fácil...

    Assim que a Renault acertar a mão e voltar a fazer carros mais bonitos eu olharei com mais carinho pra ela, apesar de que já tem minha simpatia pelos preços honestos em seus carros.

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  35. Arnaldo Keller03/03/11 11:11

    Thales,

    Muitos esportivos não são feitos para se ganhar dinheiro diretamente com eles, mas indiretamente, como propaganda da marca.
    Se ele vira um ícone, traz simpatizantes para o fabricante e ele vende um outro modelo.

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  36. Um anônimo se lembrou do bisavô desse GT, o VW 1600 TL Sport, modelo precursor dos esportivos fake, deve ter sido lançado pela Volks há uns 40 anos, motor de Fuscão 1600, faixas pretas na lataria, máscara negra nos faróis, rádio Bosch AM...me lembro de um TL desses verde-limão, guiado por uma titia, já falecida. Esses pseudo-esportivos caem no esquecimento com facilidade, não paguem a mais por nenhum deles.

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  37. Arnaldo Keller03/03/11 12:11

    Anônimo das 12:07

    Procurei analisar esse carro como um hatch, então, acho que precisa ver se compensa o preço extra para ter todos os opcionais que ele oferece, inclusive o bom motor 16V. É assim que vejo esse carro.
    Quanto a ser um esportivo, desencana. Creio que o texto deixa claro o enfoque.

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  38. Faltou a Renult fazer 2 coisa nesse Gt line, que são muito simples e baratas:
    1º) A central de injeção do Megane 1.6 e dos últimos Clio 1.6 16v, para o motor gerar 116cv.
    2º) As rodas de 16 pol do Sandeiro Stepway, que são muito mais bonitas e condizentes com a versão do que as 15 pol do Logan pintas de preto como o são.

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  39. Marcelo Augusto03/03/11 17:38

    Anônimo 03/03/11 10:22

    "Informe-se melhor, a linha renault possui fitro de cabine"

    Você como advogado da Renault, funcionário, acionista, puxa-saco sem remuneração, ou seja lá o que for, é quem deveria ter vergonha de passar informação errada.

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  40. Anônimo das 9:20,

    Não acho que alguém que compra um carros desses que vc. citou seja um IDIOTA ou Grande Trouxa.

    Achei somente seu comentário parcial, superficial e tendencioso, e isso sim poderia ser considerado como uma regra geral daquilo que eu chamaria de povinho.

    Alguns desses esportivados, embora lamentavelmente não andem mais do que os equivalentes normais nas retas, muitas vezes tem relações de marchas mais curtas, pneus de perfil mais baixo e suspenão endurecida, o que alegra aqueles que definivamente dirigem esportivamente.

    V. provavelmente, é um dsqueles que só acelera na reta, que nem a minha avó, então é tudo a mesma coisa mesmo.

    E, por sua ótica tendenciosa e parcial, eu estaria por cima da carne seca, porque tenho um Opala SS 6, que tem "excelente" comportamento, com relações de marchas bem escalonada, suspensão esportiva, excelente comportamento em retas, etc. Só o SS 4 que é ruim, o SS 6 é mágico, um puta esportivo, não é mesmo?

    Enfim, acho um carro de comportamento bastante ruim e que não é nada esportivo, na essência da palavra, mas adoro ele e só de ver aquelas faixas pretas sob o capô branco.... acho um carro mágico.

    Sabe, eu ia comprar uma Ferrari Fiorano mas ela não tinha as faixas pretas no capô... então preferi um SS.

    Sabe, não sou otário não, foi minha escolha um SS ao invés de um Gran Luxo e não me arrependo.

    Luís Carlos

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  41. O pessoal leva tudo pro lado pessoal.

    O Sanderinho ficou bacana, vi um hoje na rua e tá mais pra "adventure" do que pra "GT", mas o motor é excelente, o acabamento agrada e o preço é bom, e é isso o que importa.

    []s

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  42. Um "parêntese"...
    Tive que alugar um carro em goiania, pela Localiza.
    Das opçoes havia um Sandero 1.6 8v, que escolhi. Sempre ouvi boas recomendaçoes, inclusive aqui no AE, e quis experimentar.
    Na estrada, no entanto, tive uma decepção: percebi um carro bobo, com a traseira "solta" e a frente meio desobediente, causando péssima impressao.
    Ok, carro de locadora nao é referencia, mas este tinha somente 4.000km...
    Dia seguinte, "encucado" c aquilo, resolvi conferir a calibragem: inacreditáveis dianteiros com 46 e 45psi, traseiros 44 e 45 psi!
    Baixei pressao para modestos 30 nos 4.
    Outro carro! aí sim conferiu com os comentários do AE...
    Difícil foi tentar entender os critérios da locadora.
    Inaceitável.

    abs

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  43. Luís Carlos, don´t feed the troll... ehehehe
    Aquele anônimo só quer polemizar falando bobagem.
    Só vai responder amanhã, porque hoje os pais já mandaram ele dormir! kkkkkkkkkkkkkkkkk

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  44. Estilingada gostosa e bem vinda do 16V? O responsável é o volante do motor de baixa inercia...
    Sim ele é um dos mais leves e com menor diâmetro dos autos nacionais.

    Quando sera que a GM vai descobrir isso...

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  45. Arnaldo Keller04/03/11 09:14

    AnÔnimo dos pneus descalibrados,

    Olha, a primeira coisa que faço quando pego carro ´pra testar, seja ele qual for, antigo ou de fábrica, é regular pneus. Quase que invariavelmente estão fora das especificações.
    O do GT Line é 28 na frente e 32 atrás, seja carregado ou vazio, então botei isso. Nos de fábrica coloco o que o manual manda, pois será isso o que o usuário fará. Mas depois, se eu achar que seria melhor mudar as pressões, experimento. Normalmente o manual está certo, principalmente nos últimos anos tenho concordado quase sempre com o manual, mas anos atrás tinha umas besteiras de doer.
    Tem "repórter" que não confere pneus, e não são poucos, e depois dão impressões erradas sobre o carro. Vc fez bem.

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  46. Ao anônimo que falou mal sobre os antigos esportivos SS4, GP, Rallye, etc.

    Saiba que você está terrívelmente enganado, e isso mostra o quão mal informado você é.

    Se você não é entusiasta, ao menos feche o bico para não falar asneiras. Os pseudo esportivos começaram a existir há pouco tempo.

    Arnaldo, como sempre um belo texto, recheado de informação e emoção nas palavras. Esses pneus 185/65R15 me parecem medidas de Scenic.

    GiovanniF.

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  47. Ao anônimo que falou mal sobre os antigos esportivos SS4, GP, Rallye, etc.

    Saiba que você está terrívelmente enganado, e isso mostra o quão mal informado você é.

    Se você não é entusiasta, ao menos feche o bico para não falar asneiras. Os pseudo esportivos começaram a existir há pouco tempo.

    Arnaldo, como sempre um belo texto, recheado de informação e emoção nas palavras. Esses pneus 185/65R15 me parecem medidas de Scenic.

    GiovanniF.

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  48. Ao anônimo que falou mal sobre os antigos esportivos SS4, GP, Rallye, etc.

    Saiba que você está terrívelmente enganado, e isso mostra o quão mal informado você é.

    Se você não é entusiasta, ao menos feche o bico para não falar asneiras. Os pseudo esportivos começaram a existir há pouco tempo.

    Arnaldo, como sempre um belo texto, recheado de informação e emoção nas palavras. Esses pneus 185/65R15 me parecem medidas de Scenic.

    GiovanniF.

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  49. Mto bom o post!

    E levanta-se novamente a questão dos pseudo-esportivos.

    o maior problema é q eles vão matando os esportivos de verdade. Por exemplo, parece que o Civic Si será descontinuado.

    E íncrível como as fabricantes não vêm que podem fazer um produto interessante utilizado o que têm. Basta colocar os motores grandes nos carros pequenos.

    Talvez na hora de fazer um "esportivo", o objetivo seja tirar X reais do indivíduo. Como ninguém paga mais de 100mil em um Clio, ficamos sem opções interessantíssimas!

    Odeio esse mercado que só possui "produtos de imagem"!!

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  50. Estou avaliando um por uma semana, tirando alguns defeitinhos, o carro é bom para o dia-a-dia.

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  51. Vi este carro na concessionária e fiquei interessado nele. É pena que a Renault tenha tirado esta opção de motor do Logan e do Sandero convencionais, eu particularmente gosto bastante do design do Logan. Com relação ao desempenho do carro, como fica ele em comparação com o Symbol que tem o mesmo motor?

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