 |
Honda Vezel, utilitário esporte sobre o Fit |
Aqui, o EcoSport da Honda
Não é novidade aos leitores da Coluna,
nela anunciado em meados de 2012, Caminho e oportunidades óbvios, a demanda
nacional pelos utilitários esportivos de tamanho médio, e a ocasião de fazê-lo
junto à renovação da família Fit e City. Neste enlace de ocasiões há em
construção nova fábrica Honda para aumentar capacidade industrial, separando
produtos: Civic em Sumaré, perto de Campinas, SP, e família Fit/City/SUV em
Itirapina, próxima a Rio Claro, também interior paulista uns 100 km distante da atual
usina. Razão ótima, aproveitar os elevados lucros nacionais para ampliar
produção e presença no mercado do Mercosul. Segmento pouco explorado, nele
ainda há lugar para utilitário esportivo nas dimensões sagradas pelo mercado,
como ilustram Ford EcoSport, Renault Duster, e passeia o Chevrolet Tracker.
Outros assemelhados em decoração o bordejam: VW CrossFox, Hyundai HB20X,
Citroën AirCross e, até, o Toyota Etios Cross. Novo Honda será 4,30 m de comprimento. O EcoSport
tem 4,24 m.
Já tem nome, de sutil entendimento — se
tal ocorrer. Chamar-se-á Vezel, junção de Vehicle,
veículo, e Bezel, bisel, ferramenta para chanfrar vidros.
Raciocínio claro, baseia-se na
plataforma aumentada a basear os sucessores do cansado Fit e sua versão assedanzada, o Fit, a chegar às ruas em
2015.
Mais
Novidade maior será o motor, no atual
caminho de agregar tecnologia para aumentar rendimento reduzindo peso,
dimensões, consumo, emissões. Novo 1,5, quatro cilindros, 16V, em alumínio,
injeção direta, turbo, uns 130 cv.
A tecnologia permitirá à Honda fazer
apenas um motor para seus produtos no Mercosul, famílias Fit e Civic. Neste
substituirá o motor 1,8 de aspiração normal. Marcando o novo tempo, refrescará
o visual, iniciando novo ciclo da atual carroceria. No Salão de Tóquio, semana
passada, ao anúncio, diziam-no generoso, oferecendo 200 cv de potência ao
Civic.
-----------------------------------------------------------------------------------------------