google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
NOVO COLUNISTA NO AUTOENTUSIASTAS

É com imenso prazer que anunciamos a chegada de Wagner Gonzalez ao time do AUTOentusiastas para falar do que ele mais entende, corrida de automóvel (ele vai estrilar, que eu sei, acha que conhece mais vinho...), mas o fato é que seu currículo é invejável. Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 nas quase duas décadas em que viveu na Europa trabalhando para o BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sports Nippon, Telefe TV, Zero Hora e também atuando na Comissão de Imprensa da FIA. Aos 59 anos, Wagner é dono de uma experiência incomum no automobilismo internacional de ponta. Conheço-o há pelo menos 40 anos e trabalhamos juntos na Embraer, onde foi meu braço direito – e que braço! – no departamento de imprensa, no começo da década passada.

Wagner tem um encontro com o leitor toda terça-feira às 10h00 e lhe damos as boas vindas a mais uma casa de sua vida profissional.

Bob Sharp e os editores do AUTOentusiastas.
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COLUNA "CONVERSA DE PISTA", COM WAGNER GONZALEZ

Foi um fim de semana de altos e baixos no automobilismo internacional, este do último domingo, 30 de junho. Quando o Rei Sol surpreendentemente deu as caras no torrão do Reino Unido que é ocupado pelo autódromo de Silverstone, a temperatura subiu tanto que nem os pneus Pirelli agüentaram o calor. Trocando em nos frangalhos que sobraram de vários pneus traseiros esquerdos, a segunda vitória de Nico Rosberg nesta temporada tem muito a ver com o desempenho dos borrachudos italianos. A corrida na ilha mal havia terminado e a comunidade da F-1 bradava por mais segurança e menos política – nenhuma relação com os protestos que acontecem atualmente no Brasil –, quando todos se calaram. Não, não se calaram em Northamptonshire, o condado onde fica o mais famoso autódromo inglês, mas bem longe dali e no outro lado do Atlântico, no alto de Colorado Springs. Ali o ambiente propício para o eco reverberou a contundente vitória de Sébastien Loeb na 91ª edição da Pikes Peak International Hill Climb. Ele percorreu os 20 km do percurso em 8'13"878, 1'13" abaixo do recorde estabelecido em 2012 por Rhys Millen (9"46"164). 

O Peugeot 208 T16 Pikes Peak de Loeb, motor de 875 cv, vencedor e novo recordista da Subida de Montanha de Pikes Peak (divulgação Peugeot)

Foto: www.motosclassicas70.com.br 
 


Li, dia desses, a coluna do Cícero Lima no UOL, cujo título era "Motos velhinhas têm carisma, mas pilotá-las hoje é um risco" e que de cara me interessou porque tive exatamente as duas motos "velhinhas" citadas, uma Agrale Dakar 30.0 1987 (foto acima) e uma Honda XL 250 1983, e andei muito com elas sem nunca ter passado por susto maior.

Nunca fiz viagens de moto, logo não posso saber como seria o comportamento em estrada, mas diariamente andava no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, mantendo 100 km/h constantes e não achava que houvesse nada de grave na minha Agrale. De fato, era uma moto um pouco cansativa, pouca potência em baixa e comportas totalmente abertas a partir de umas 5 mil rpm, liberando os respeitáveis 30 cv do motorzinho de 200 cm³ refrigerado a água de uma só vez. O jeito era usar e abusar do pé esquerdo, que sofria um pouco com os engates duros.

Existiam duas relações de coroa e pinhão disponíveis para essa moto, não me lembro bem, mas era algo como 12x38 (3,16:1), a mais longa, igual à da minha moto, e 13x44 (3,38:1). Não satisfeito, misturei as peças e montei uma 13x38 (2,92:1) a fim de alongar a relação final e poder andar mais "solto" pela pista do Aterro, em tempos onde pardal era só um passarinho inofensivo.
Gráfico: gtplanet.net


Muito se fala de segurança ativa e segurança passiva. Mas há uma terceira, meio escondida, da qual não se comenta muito, a segurança preventiva.

A ativa, todo mundo sabe, é a que dá ao motorista condições de manobra que possam evitar um acidente, como bons freios (com ABS para quem faz questão ou precisa) e resposta de direção, os recentes controles de cruzeiro adaptativos, as direções que intervém sem que o motorista perceba, as direções de relação variável, faróis potentes e aqueles sistemas de visão noturna por raios infravermelhos que detectam obstáculos (ou pedestres) a distância que os faróis normalmente não iluminam.

A segurança passiva, muito propalada, é a que minimiza os efeitos dos acidentes, a mais conhecida delas o cinto de segurança, em especial o de três pontos como conhecemos hoje, criado em 1959 pelo engenheiro sueco Nils Bohlin (foto abaixo) quando trabalhava para a Volvo. Atualmente são vários os aspectos de segurança passiva, desde extremidades deformáveis que absorvem a energia dos impactos às células de segurança que se mantêm íntegras numa colisão. Sem falar das bolsas infláveis por todo o carro e, recentemente, até no lado de fora para proteger o pedestre num atropelamento, nesse caso segurança para terceiros.

Nils Bohlin (1920–2002) (foto Wikipedia)

Fotos:autor


O Gol Rallye apareceu há pouco aqui no post do Josias, mas eu quis andar com ele e ver como ficou o comportamento estando quase 30 mm mais alto em relação ao normal. Logo nas primeira curvas feitas no jeito, surpresa: faz curva e muito bem. Olhei a suspensão por baixo e nova surpresa: os braços transversais encontravam-se praticamente na horizontal. Estava explicado.


Uma rápida conversa com a engenharia, aproveitando a coletiva de imprensa do Fox BlueMotion 1-L 3-cilindros, nesta quarta-feira em Campinas, esclareceu. O subchassi e o conjunto motor-transeixo estão 20 mm mais baixos em relação ao monobloco, obtendo-se o efeito desejado.