Foto: Gazeta do Povo
Foi um leitor que nos chamou a atenção. O título é a mensagem publicitária presente nos táxis de Curitiba (foto acima). Mas o que ela gerou bem mostra como as coisas estão mesmo ficando cinzas quase pretas (há que tomar cuidado com o politicamente correto...), no mundo hoje, mas aqui no Brasil parece que o pessoal surtou de vez.
O importante jornal Gazeta do Povo, na seção Blogs de sábado passado, publicou matéria intitulada "URBS sabota sistema de ônibus curitibano", criticando a Volkswagen e a Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) por autotizar anúncio nos vidros traseiros dos táxis da capital paranaense.
Veja parte do texto:
"A situação é simbólica e beira a
piada pronta. Na prática, ela é tão bizarra quanto seria ver um outdoor da
Unimed no postinho de saúde do Boa Vista ou a propaganda do grupo Bom Jesus nas
creches do Bairro Novo. A questão não é a propaganda em si.
É legítimo que montadoras (N.d.E.: montadoras, o grande vício nacional...) queiram vender carros e que usem a publicidade como
ferramenta para estimular o consumo. Mas que o façam nos meios privados. O que é incompreensível é essa
lógica obtusa em que o próprio poder público, ao invés de estimular o uso do
transporte coletivo, acaba incentivando o uso do veículo individual motorizado. Mais carros nas ruas significa
menos passageiros para o sistema público. Perdem os taxistas, perde a própria
Urbs e perde toda Curitiba, que fica cada vez mais congestionada. A decisão também não faz o menor
sentido do ponto de vista econômico. Dificilmente a receita financeira com a
venda do espaço publicitário cobrirá o prejuízo no longo prazo da perda dos
usuários que trocarem o ônibus ou mesmo os táxis por um Gol zero quilômetro."
É mole? Leia a íntegra da matéria. Tem mais besteira lá. Mas uma delas tem caráter discriminatório:: publicidade da Unimed não pode exisitr em determinadas regiões?