Medidas de estímulo à economia são sempre bem-vindas. O governo, ao se ver às voltas com claros indicadores de que há desaceleração econômica em curso, quedas de atividade industrial e do agronegócio, reflexo da crise econômica que assola boa parte da Europa, tratou de repetir parte do pacote que lançara no final de 2008: baixou as alíquotas do IPI dos automóveis em 7 pontos percentuais, ou seja, um carro com motor de até 1 litro passou a não recolher de IPI (era 7%) e entre 1,1 e 2 litros a alíquota baixou de 13% para 6,5%, por um prazo de 90 dias.
A indústria automobilística nacional como um todo representa
5,6% de nosso Produto Interno Bruto e quase um quarto do PIB industrial (22,5%). A queda de emplacamentos no acumulado até maio deste ano beirava os
5%, em comparação com igual período do ano passado, mas a tendência era de
piora Veja no quadro abaixo:
11,5
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12,4
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12,9
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12,2
|
12,5
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17,0
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jan
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fev
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mar
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abr
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mai
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jun
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Licenciamento de
veículos leves em mil unidades/dia
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9,8%
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-0,1%
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-0,7%
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-3,2%
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-4,4%
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-1,2%
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jan
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fev
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mar
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abr
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mai
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jun
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Licenciamento
acumulado mês a mês, 2012 x 2011
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