Fotos: Divulgação Chrysler/Pedro Bicudo
Só para o leitor entender, Jeep começou como modelo da Willys-Overland
americana imediatamente depois da Segunda Guerra Mundial, depois de o veículo
ter exercido um papel primordial na vitória dos Aliados (Inglaterra, França,
União Soviética e Estados Unidos) contra os países do chamado Eixo – Alemanha,
Itália e Japão. Era o Jeep civil, daí terem sido denominados CJ (Civilian Jeep).
Foram fabricados mais de 645 mil desse pequeno veículo que
inaugurou o mundo 4x4/off-road e que reputo um dos cinco carros mais
importantes do século 20, ao lado do Ford modelo T, do Volkswagen besouro, do
Mini e do Citroën DS 19.
![]() |
O começo de tudo no mundo off-road (willys-mb.co.uk) |
Houve outro veículo de uso semelhante no conflito mundial de
1939 a
1945, o VW tipo 82 Kübelwagen, mas apenas 52.000 unidades foram produzidas,
quase 12 Willys por 1 VW: soldados alemães tinham impressão que cada par
americano tinha um Jeep.
A Willys-Overland foi absorvida pela Kaiser Company em 1953,
formando-se a Kaiser Jeep Corporation, que acabaria passando para as mãos da
American Motors Corporation (AMC) em fevereiro de 1970, por sua vez vendida à
Chrysler em agosto de 1987.