google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Paulo Fessel


É mesmo coisa de quem não tem o que fazer, o Dia Mundial Sem Carro. Ou de gente que odeia automóvel, o que por si mostra desequilíbrio. Por isso o AUTOentusiastas, pelo terceiro ano, repudia com veemência esta iniciativa nojenta e conclama todos, mesmo quem não usa o carro para ir trabalhar, a tirar o carro da garagem e mostrar a essa gente de pensamento torto que isso tudo não passa de uma grande palhaçada.

Querem provar o quê com isso, que automóvel é inimigo? Se nem cigarro é  - há também o Dia Mundial Sem Tabaco, idiotice igual - como é possível pensar em tirar o automóvel das nossas vidas, um dia que seja?

Por Rex Parker, direto de Huntington Beach, Califórnia, EUA
Fotos: autor


De vez em quando fico pensando: se eu morasse no Brasil, que carro compraria para uso diário? Um importado? Nem pensar!  Talvez um sedã como o Linea? Já dirigi vários exemplares do Linea em São Paulo e BH e ele é cômodo, confortável e ótimo na estrada. Mas, acho que não, pois ele é um pouco comprido para uso urbano, e especialmente para estacionar. 

Bons bancos e muito conforto
Sou barbeiro. Preciso de um carro bem curto e com excelente visibilidade. Afinal, para mim acho que seria um Idea da Fiat. OK, entendo que muitos consideram-no mais como carro de praça do que carro de entusiasta, mas para mim o tamanho é ideal, e ele tem bancos ideais também, oferecendo grande conforto e visibilidade ótima.  Muito versátil também, em termos de carregar passageiros ou volumes, ou ambos.

Com isso, decidi pedir emprestado um Idea da Fiat em Betim (agradeço ao João Veloso e à Carolina Alves, do departamento de imprensa, por sua ajuda nesse aspecto) na última vez que estive no Brasil, mês passado. Essa viagem foi de férias com as nossas três filhas. Ou seja, éramos quatro adultos com quatro malonas e quatro mochilas bem grandes. A viagem começou em Belo Horizonte, a nossa terra materna (minha mãe é mineira). De lá fomos com o Idea a Ouro Preto e Mariana para fazer um turismo de um dia.  E com isso fizemos um espécie de road test do carro.

Por Rex Parker, de Huntington Beach, Califórnia, EUA
Fotos: autor/arquivo pessoal


Alguns meses atrás, no canto de um escuro galpão no leste de Los Angeles, descobri um carro raro e interessante. Um carro com nome tão comprido - “Crown Imperial Ghia Landau Limousine” - quanto ele próprio. Preto por fora, com a cabine do motorista estofada em couro preto, e a dos passageiros num tecido aveludado cinza, com aparência, toque e cheiro de puro luxo. No espaço traseiro, frisos cromados com apliques de uma madeira bem exótica. Uma sensação de qualidade, suntuosidade e exclusividade por fora e por dentro.

Encontrado num galpão em Los Angeles

Na foto de cima, a cabine do motorista; para os ilustres passageiros, o melhor em conforto
Mas será que a Chrysler – a nossa querida Chrysler – poderia ter fabricado um carro tão requintado, tão luxuoso e tão caro assim?  Bem, sim e não. A Chrysler fabricou a carroceria básica e todos os aspectos mecânicos em Detroit, mas precisou da ajuda da Ghia na Itália para montar a carroceria, instalar o interior e efetivamente fornecer o carro completo. 


A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reuniu a imprensa ontem (19) para falar da recente medida que eleva o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados. Para tanto, o presidente Cledorvino Belini, que também é o executivo-chefe da Fiat, falou aos jornalistas coadjuvado por membros da diretoria da entidade mais ligados ao assunto, Rogélio Golfarb (Ford) e Luiz Moan Yabiku Júnior (GM), juntamente com o diretor técnico Aurélio Santana.

Obviamente, a Anfavea defende as medidas visando próprios interesses das associadas, como dito no meu posts de 7/9 e 17/9, mas fala em “interesse nacional” que, numa primeira análise, vendo-se o lado dela, tem fundamento.

A indústria automobilística aqui instalada tem 55 anos, de 1980 a 2010 foram investidos US$ 70 bilhões, ela representa hoje 22,5% do Produto Industrial do País e 5,2% do Produto Interno Bruto. Já produziu 63 milhões de veículos, tem hoje capacidade instalada para fabricar 4,5 milhões de veículos por ano.