google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: autor
Pedais do Honda Civic

Acho que a primeira instrução de voo que recebi do instrutor Salo Roth, no curso de pilotagem do Aeroclube do Brasil, já dentro do avião Neiva P-56 (lembro do prefixo, PP-GRS), foi como usar o acelerador, no caso um manete no lado esquerdo. "Só acelere o necessário e nunca com movimentos bruscos, o mesmo para fechar o acelerador".

Na primeira decolagem, sob comando dele para mostrar o básico, chamou minha atenção para a maneira de acelerar para dar potência de decolagem: iniciar a abertura mais devagar e depois fazê-la mais rapidamente. até o máximo (potência total para decolagem). Nunca mais me esqueci disso. Usava o jeito "Salo Roth" até nas largadas de corriida.
Fotos: VW

Excelência de comportamento é o que define o Passat e a perua Variant, que parecem não parar de melhorar. Tudo nesta sétima geração denota capricho e atenção para quem está a bordo, principalmente o que está ao volante. Não há o menor jeito de ser um tração-dianteira, pela maneira com faz curvas, sem nenhum resquício da esperada saída de frente, com obediência total ao que se quer fazer, com uma assistência elétrica de direção irrepreensível.

O rodar está no ponto que chamo de certo, firme sem ser desconfortável, não passando as imperfeições de piso com muita intensidade. A configuração de suspensão McPherson dianteira e multibraço, traseira, ambas com subchassi, contribuem para a qualidade de rodagem. Os pneus são 235/45R17.

Não houve mudança de estilo importante, exceto na extremidade frontal, e as dimensões permanecem as mesmas, exceto por meros 8 milímetros a mais na altura. A última evolução do Passat havia sido em março de 2005 (Genebra) e da Variant, em setembro (Frankfurt).


O sedã mede 4.769/1.820/1.480/2.712 milímetros (comprimento, largura, altura e entre-eixos), a Variant
4.771 milimetros de comprimento e 1.488 milímetros de altura, demais medidas iguais. Capacidade de bagagem, 485 litros no sedã e 513 litros na Variant.

Também tenho percebido pessoas andando pelo meio da rua sem motivo aparente, não sei se acham a rua mais espaçosa, esquecendo que ali é lugar para veículos automotores e que a prática representa um grande risco de acidentes graves.

Mas existe o outro lado, ruas que foram alargadas sem que houvesse o recuo total dos imóveis às margens, o que ocasionou calçadas estreitíssimas, que obrigam o pedestre a ir para o meio da rua. A rua da foto é a Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro, trecho entre a avenida Maracanã e rua Uruguai. Ali, a calçada tem trechos que mal passa uma pessoa, em vários pontos com um poste de luz espetado.
Foto: oglobo.globo.com


Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros atendia vítmas de um acidente na zona norte de São Paulo ontem, sábado, de madrugada, quando um idiota, um irresponsável ao volante entra com tudo na cena da ocorrência,.atropela três bombeiros e bate na ambulância, arremessando-a 8 metros.

Três prestimosos profssionais de socorro são feridos com fraturas e lesões graves nos membros inferiores, um deles gravemente ao ter uma perna decepada. Mais um caso da bestialidade motorizada que assola nossas vidas atualmente.