google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Divulgação VW

O Jetta, um sedã, é a “costela de Adão” do Golf,  um hatchback, e foi lançado em 1979, cinco anos depois do modelo do qual derivou. Sua última atualização havia ocorrido em 2004 e agora chega do México, em versões Comfortline e Highline, com desenho totalmente novo executado na Alemanha, onde também é produzido. Ficou maior e se divorciou por completo das linhas do Golf. Nesse processo, saem de cena o Jetta produzido até então e o  Bora.

Para comparação, o Jetta anterior media 4.555 x 1.780 x 1.460 mm (comprimento x lagura x altura),  com 2.580 mm entre eixos e 1.535/1.510 mm de bitolas. Essas medidas agora são 4.644 x.1.778, x 1.473 mm  com entre-eixos de 2.651 mm e 1.535/1.532 mm de bitolas. O peso da versão superior manteve-se igual, 1.375 kg, mas o porta-malas perdeu 15 litros, passando a 510 litros.

 Desenho:fordification.com


Uma das dimensões mais importantes do automóvel é a bitola. Entretanto, muitas vezes ela nem informada é nas fichas técnicas. A bitola tem grande influência no comportamento do carro na questão de transferência de peso da roda interna para a externa numa curva. Há poucos dias falei da barra estabilizadora e como ela influencia essa transferência.

Exemplos de fator de estabilidade estática (desenho buzzmotors.com)



Não é novidade que a moda automobilística agora são os carros "ecologicamente corretos". Digo este termo entre aspas mesmo, pois há dúvidas ainda obscuras se realmente, ao se avaliar o contexto todo, desde a geração de energia até o consumo final, se o ambiente é realmente menos agredido. E não é de interesse de muitos que estas sejam esclarecidas por enquanto, mas enfim, isto é outro assunto.

Já estão disponíveis no mercado nacional carros com tecnologia hídrida, como o Mercedes-Benz S400 Hybrid e o Ford Fusion Hybrid, vendidos respectivamente por R$ 440.060,00 e R$ 133.600,00. O S400 fica em uma faixa de valor abaixo dos demais modelos da linha S, enquanto que o Fusion é consideravelmente mais caro que o V-6.

Foto: Minnesota Public Radio


O pé de cana absorve CO2, ninguém discute isso. Todo CO2 expelido pelo automóvel que queima álcool proveio do ar que o pé de cana antes absorveu.

Quando dizem que, por essa razão, o álcool é mais "verde" que a gasolina, só dá pra rir, pois o "vendedor de álcool" está supondo que na área em que a cana foi plantada não haveria nenhuma outra planta para exercer essa função de absorver o CO2. Teria, sim. Teria mato, capim, soja, milho, beldroega, maconha etc – todos eles também são absorvedores de CO2. Portanto, papo furado, corta essa, pra cima de mim não.

Um pé de cana é formado basicamente por carbono e minerais. Descontando-se a água, ele tem em torno de 95% de seu peso seco em carbono e 5% em minerais. O carbono veio do ar e os minerais vieram do solo, incluindo aí os adubos químicos usados no plantio.