
Apenas mais um fora-de-série feito sobre o chassi do Fusca, como dezenas que tivemos aqui no Brasil. Mas me lembro bem de ter visto as primeiras fotos em revistas e de ter ficado curioso, pois omitiam (ou eu não prestei atenção) o uso da mecânica VW arrefecida a ar.
Usava alguns componentes do Chevette e isso dava um ar mais moderninho ao carro, fazendo supor algo bem diferente do que estávamos acostumados a ver. Fiquei com essa impressão ao ver as primeiras fotos.
O carro foi exposto no Salão do Automóvel de 1984, e me lembro que o estande dele estava bem movimentado, mas ao chegar perto, a decepção, aquele aspecto meio desconjuntado que a maioria dos carros feitos sobre o chassi do Fusca apresentam. Tinha mais jeitão de bugue quadradinho do que de um conversível moderno.
De tudo que foi feito em plástico reforçado com fibra de vidro usando essa mecânica, acho que nada foi tão feliz como o Puma. O Bianco também é legal, os primeiros Miuras até tinham um visual interessante. Lembram de mais algum digno de nota?
AC
Usava alguns componentes do Chevette e isso dava um ar mais moderninho ao carro, fazendo supor algo bem diferente do que estávamos acostumados a ver. Fiquei com essa impressão ao ver as primeiras fotos.
O carro foi exposto no Salão do Automóvel de 1984, e me lembro que o estande dele estava bem movimentado, mas ao chegar perto, a decepção, aquele aspecto meio desconjuntado que a maioria dos carros feitos sobre o chassi do Fusca apresentam. Tinha mais jeitão de bugue quadradinho do que de um conversível moderno.
![]() |
O Miura, de 1977, um dos mais belos modelos sobre a mecânica VW arrefecida a ar |
AC
fevereiro 25, 2011
Fotos: Divulgação
Os carros esportivos são a ponta de lança da tecnologia automobilística. Assim como os aviões de caça, é neles onde as novidades do seu setor primeiro são postas em prática.
Esportivos como Porsche, Ferrari, Mercedes – tradicionais frequentadores das pistas, e ali vencedores – mais avançados são, pois grande parte da tecnologia nasce na guerra das competições.
Esportivos como Porsche, Ferrari, Mercedes – tradicionais frequentadores das pistas, e ali vencedores – mais avançados são, pois grande parte da tecnologia nasce na guerra das competições.
fevereiro 25, 2011

Ao ler o post "PALAVRAS" do BS, imediatamente me lembrei de uma enorme distorção no vocabulário técnico que habitualmente usamos, e de tanto usarmos, virou jargão até entre técnicos e engenheiros, mas que está errado.
As distorções mais populares estão ligadas às unidades de medida.
Quando vamos ver um carro usado, a primeira pergunta que se faz é qual a "quilometragem" dele, como referência a quanto ele já foi utilizado. O termo "quilometragem" é bastante popular e já faz parte do nosso vocabulário, mas será que alguém pergunta qual a "litragem" do motor ou a "quilagem" de carga que ele pode carregar?
fevereiro 24, 2011