google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Divulgação VW

Mais uma edição do Gol com ares aventureiros, o Gol Rallye. A primeira foi em 2004 e a segunda, em 2007, executada na gerações anteriores. O nome da versão é grafada em francês devido à grafia inglesa ser registrada pela Fiat brasileira. Mas rali (em português) e aventura nada têm em comum. Um é competição automobilística, outro é o sair por aí rumo a locais inóspitos, aventura no sentido exato.

A versão Rally do Fiat 147 não tinha nenhuma conotação aventureira, e sim competição. Tinha desempenho e comportamento próprio para se andar rápido.

Fotos: Divulgação

Depois de tanto ver produtos de fora meramente transpostos para o Brasil, é alentador ver uma subsidiária projetar algo aqui. É o caso do Citroën Aircross, criação da engenharia da PSA Peugeot Citroën na sua unidade de manufatura em Porto Real, próximo a Resende, no Estado do Rio de Janeiro.

Como a Ford, que engenhosamente criou um utilitário esporte a partir do Fiesta, o Ecosport, a Citroën desenvolveu o Aircross tendo o C3 como base, embora a mudança tenha sido menos radical no caso do franco-brasileiro. O entre-eixos aumentou, de 2.460 para 2.540 mm, para lhe conferir um visual maior. Deu ao novo modelo o ar aventureiro tão em moda hoje, que particularmente não aprecio, mas que tem um universo amplo de seguidores. E como aventura parece ser sinônimo de estepe fixado externamente, o Aircross não foge à regra, tendo-o na traseira e deslocado para a esquerda.


Poucos sabem, mas não sou fotógrafo de formação, e sim de coração. Sempre gostei de fotografia mas foi apenas em 2003, quando comprei minha primeira câmera digital, que descobri o prazer que essa atividade pode proporcionar. Naquela época eu viajava muito, e sempre que podia saía a pé para fotografar os lugares onde eu estava e assim dividir minha experiência com a família e amigos, principalmente com os autoentusiastas. Dessa maneira aprendi a observar mais o mundo ao meu redor, dar valor a pequenas coisas, acalmar a minha alma, além de dar um propósito à minha existência nos momentos em que não tenho nada de prático para fazer ou resolver. Com o tempo acabei juntando essas duas paixões, carros e fotografia.


Na foto acima está o Bendix Woods, um parque público localizado em New Carlisle, Indiana. Fica bem próximo a South Bend, cidade-sede da Studebaker, ex-fabricante de carruagens fundado em 1850 que obteve grande sucesso na transição da tração animal para a propulsão motorizada.

Construído em 1926, ostenta a primazia de ter sido o primeiro campo de provas construído e mantido por um fabricante de automoveis. Em uma original campanha de marketing, em 1937 a Studebaker plantou 5.000 mudas de pinheiro (!!!) de modo a formar a palavra "STUDEBAKER" quando vistas do céu. Prestem atenção no canto superior direito da pista.

O campo de provas permaneceu sob o comando da Studebaker até 1963, quando foi adquirido pela Bendix Corporation. Posteriormente o espaço foi doado ao condado de St. Joseph para a criação do parque, que hoje leva seu nome.

Para visualizar o enorme letreiro vegetal, basta procurar por  41 40'03.87N 86 29'26.31W no Google Earth. Ou visualizar pelo Wikimapia através deste link.

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