google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Na foto acima está o Bendix Woods, um parque público localizado em New Carlisle, Indiana. Fica bem próximo a South Bend, cidade-sede da Studebaker, ex-fabricante de carruagens fundado em 1850 que obteve grande sucesso na transição da tração animal para a propulsão motorizada.

Construído em 1926, ostenta a primazia de ter sido o primeiro campo de provas construído e mantido por um fabricante de automoveis. Em uma original campanha de marketing, em 1937 a Studebaker plantou 5.000 mudas de pinheiro (!!!) de modo a formar a palavra "STUDEBAKER" quando vistas do céu. Prestem atenção no canto superior direito da pista.

O campo de provas permaneceu sob o comando da Studebaker até 1963, quando foi adquirido pela Bendix Corporation. Posteriormente o espaço foi doado ao condado de St. Joseph para a criação do parque, que hoje leva seu nome.

Para visualizar o enorme letreiro vegetal, basta procurar por  41 40'03.87N 86 29'26.31W no Google Earth. Ou visualizar pelo Wikimapia através deste link.

FB

Graças a uma iniciativa da imprensa, ABNT corrige norma que obrigava proprietários de veículos a uma despesa desnecessária na hora de substituir a correia dentada do comando de válvulas.

Há dois  meses, no dia 21 de setembro, publiquei o post "Bola da vez", que falava da troca indevida do tensionador da correia dentada, que gerou quase 300 comentários, contando os dos leitores e os meus em resposta, pela polêmica que gerou.

A foto foi enviada pelo meu amigo Thomas Phetteplace, de Orlando, Flórida. E é ele que conta a história:

"Esse é o Mini Cooper 1963 que meu pai James Phetteplace usava em competições. Na foto ele ainda era azul claro, mas terminou sua carreira pintado em azul escuro, como a picape (uma Dodge 1966) . Essa foto foi tirada em algum dia entre 1969 a 1972, não me lembro ao certo.


Texto de Arnaldo Keller

Fotos: Autor

Outro dia guiei bastante um Alfa Giulia GT Sprint Veloce ano 1967; guiei-o por mais de 150 km em estrada boa e sinuosa. Postei até um filminho de uma voltinha que nele demos, o Carlão e eu. Esse Giulia está muito bem acertado de chão. Está justinho.

O dono é piloto dos bons, é um alfista antigo e sabe quando um Alfa está mostrando seu potencial. Merece o carro que tem. Digo isso porque tem gente que tem carro esporte antigo e não sabe quando o carro está acertado ou não, já que não manja nada e comprou o carro só por boniteza.

Por sinal, abrindo um parênteses, há coisa de dois meses fui à loja da Aston Martin, que estão espetaculares. Fucei até que encontrei um com câmbio manual. Ufa! Seis marchas. Sentei e estava tudo no lugar certo. Uau!