Esse é o Super Fusca alemão 1302 (1200) ou 1302 S (1600). Adoraria tê-lo tido, por algums razões importantes. Para começar, a carroceria já é a quem tem vidros bem maiores. É facilmente identicada de relance pelo quebra-ventos com a moldura traseira inclinada. O para-brisa tem ligeira curvatura. Essa carroceria começou na Alemanha em 1965 e ninca a tivemos aqui.
Nos detalhes técnicos, a suspensão dianteira é McPhersonn com molas helicoidais e a traseira, braço semi-arrastado com a mesma barra de torção. Com um pouco de esforço e abrindo o desenho veem-se as semiárvores de tração com juntas homocinéticas. Coisa de Porsche 911. Notem o estepe colocado deitado na dianteira. E entre-eixos aumentou 20 mm, para 2.420 mm.
Foi produzido de 1971 a 1973, quando evoluiu para modelo 1303 e foi até 1975. Mas o conversível teve uma sobrevida e resistiu até 1980.
Pena que nunca tenha sido feito aqui. Nós merecíamos.
BS