google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Por Arnaldo Keller


Semana passada fizemos uma enquete entre os leitores autoentusiastas. Foi dada uma lista de sete carros que a loja Só Veículos colocou à nossa disposição e dentre eles o leitor daria seu voto, escolhendo qual carro desejaria que experimentássemos. Ganhou a picape Ford F150 V-8 Raptor SVT. Em segundo veio o Porsche Turbo.

Como a picape, recém-importada, está ainda acertando a documentação, tratamos logo de andar no Porsche enquanto esperamos a liberação da Raptor, que em breve estará nas mãos dos autoentusiastas.

Foto: Autor

CET é a sigla de Companhia de Engenharia de Tráfego, a organização para cuidar do trânsito da capital paulista criada em 1976. A sigla é essa mesmo? Eu e muitos temos dúvidas. Já ouvi Companhia de Engarrafamento de Tráfego, variando o "E" de Engenharia a Erros, Entupimento, Estupidez, Encrenqueiros e por aí vai. O fato é que tenho impressão de que a CET é tudo menos engenharia de tráfego. Vou dizer por quê.
Foto: clubelexus.com

Voltava agora à noite de um município da Grande São Paulo quando um imbecil - não há adjetivo mas apropriado - me seguiu por um tempo com os faróis de neblina ligados (não é o da foto, que é só exemplo). Como se não bastasse, levantados (como os da foto) para iluminar bem adiante, pois com a regulagem padrão o alcance é mínimo, em favor de grande campo à frente que ilumina as margens da via quando há neblina. É para isso que esses faróis servem.

Eu só queria entender qual é a graça ou a lógica de ligar os farois de neblina sem que seja necessário para a visibilidade. Será que o motorista acha mesmo que o carro fica lindão? Será pobre de espírito assim? Ou será que acha que enxerga melhor? - uma enorme besteira, pois acima de 40 km/h o carro corre mais que a iluminação desses faróis auxiliaires.

Esse é um assunto que merece ser regulamentado pelo Contran. Só assim acaba essa péssima mania. Todos, especialmente os brasileiros, só aprendem pelo bolso.

BS
Foto: mecanicaonline.com.br

Muito vem se falando de motores elétricos nos automóveis, praticamente todos os fabricantes estão às voltas com o desenvolvimento de pelo menos um modelo com esse tipo de propulsão ou já o oferecem no mercado, caso do roadster Tesla. Mas fato é que motores elétricos estão por toda parte no carro nosso de cada dia e muitas vezes nem nos damos conta disso.